Header Ads

South Park - review básico (parte 1)


.
Titulo: South Park
Objetivo: Falar das origens do programa, suas peculiaridades e polemicas
Tópico:
Gravação: 11/05/2010
Data: 20/05/2010
Fontes: http://pt.wikiquote.org/wiki/South_Park
http://mundoestranho.abril.com.br/cinematv/pergunta_286684.shtml
http://south-park-downloads.blogspot.com/2009/01/guia-de-episdios.html
Participantes: Zaider, Gnu, Artur, Yatta (convidados)

O que é South Park?

Um desenho animado cuja essência é a crítica à sociedade norte-americana. O desenho foi criado por Matt Stone e Trey Parker e desde seu início, em 1997, é exibido pelo canal de televisão estadunidense Comedy Central.

A série se passa na pequena e gelada cidade fictícia de South Park, Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões a todo momento. São eles: Eric Cartman, Stan Marsh, Kenny McCormick e Kyle Broflovski.

Desde o dia em que foi estreado, em 13 de agosto de 1997, o desenho exibiu 181 episódios, em 12 temporadas. A décima terceira temporada começou a ser exibida em 11 de março de 2009. O desenho está contratado para produzir novos episódios até a décima quinta temporada, em 2011.
Sobre a qualidade de animação: É um tipo de animação tosca, no qual os personagens nem mexem as pernas para andar. Isso é devido a origem da série, pois o primeiro episódio, o piloto, foi feito com recortes de papel e câmera. Apartir do segundo episódio da série, foi usado o Maya e PowerAnimator. Já, para criar os personagens, é usado o CorelDRAW.

Como surgiu:
Ainda na faculdade: South Park tem sua origem no ano de 1992, quando Matt Stone e Trey Parker, na época estudantes de cinema na Universidade de Colorado, criaram um curta animação chamado Jesus contra Frosty. O filme, realizado com técnicas rudimentares, apresenta os protótipos das crianças de South Park, incluindo um personagem semelhante a Cartman, porém chamado "Kenny", que traz à vida um homem de neve assassino usando um sombreiro mágico. Este, por sua vez, é vencido por Jesus, que o decapitou com sua auréola.

A TV descobriu que eles existiam:
Os executivos da Fox viram e aprovaram a animação. Em 1995 o executivo Brian Graden contratou a dupla para criar um segundo curta a ser enviado para alguns amigos como uma mensagem natalina. Com o título The Spirit of Christmas, parecia muito mais com o estilo empregado mais tarde na série e trazia um duelo de artes marciais (que acabou em trégua) entre Jesus e Papai Noel, que teve início com uma discussão sobre o verdadeiro significado do Natal. O vídeo se espalhou rapidamente, tanto em cópias de vídeo quanto pela Internet. A produção desse curta levou ao planejamento da série, primeiro com a Fox e depois
com a Comedy Central. A série estreou em 13 de agosto de 1997.

Estreia na TV:
Em fevereiro de 1998 foi apresentado o episódio número 13, o último da
Primeira Temporada, no qual Cartman está a procura de seu pai. Tal
episódio termina anunciando que o mistério será solucionado em 4
semanas. Quatro semanas depois foi exibido um episódio todo dedicado a
Terrance e Phillip (dois comediantes fictícios), causando um grande
escândalo entre os fãs.

No cinema:
No ano seguinte, o tão aclamado longa-metragem animado, South Park: Maior, melhor e sem cortes estreou. O filme conseguiu satirizar tanto a si mesmo como as reações dos moralistas mais conservadores.

Impacto:
Nunca uma série animada tinha ido tão longe no humor negro. Além de mortes e violência, eles criticavam religião, celebridades e sociedade sem o menor pudor, como no episódio que o Mel Gibson pelado jogando fezes nas pessoas.
A reação dos pais foi imediata, já que eles pensavam que South Park era um desenho visado para crianças ou são burros mesmo de não saberem que só porque é uma animação, não quer dizer que é para o publico infantil. O seriado fez questão de mostrar a reação estupida dos pais no filme South Park: Maior, Melhor e Sem cortes.
O seriado não faz questão de defender uma religião ou até mesmo a "não crença", eles tiram sarro de tudo.

Personagens:

Eric Cartman
Eric Cartman: É o escroto do grupo. Racista, comilão e mimado, ele protagonisa as maiores brigas entre o grupo. Ninguém sabe exatamente porque os outros são amigos dele, pois ele sempre zoa do Kenny por ser pobre e o Kyle por ser Judeu. Ele não se preocupa com ninguém além de si mesmo. Entre seus diversos preconceitos, ele odeia mais os Hippies, porém não gosta de negros, Judeus, Ruivos, Latinos, Árabes, enfim, qualquer pessoa que não é da raça dele. Ele não sabe exatamente quem é o pai dele.

Frases celebres:
"Você parece um pouco irritado, Kyle. Você tem um pouco de areia na
sua vagina?"
"As drogas são más porque se tem drogas você é um hippie e os hippies não
prestam."
"Que tal nós cantarmos 'A mãe do Kyle é uma puta idiota' em Ré menor."

Stan Marsh
Stan Marsh: O mais sensato do grupo. Geralmente ele é o unico que consegue enchergar o quanto é bizarro o mundo de South Park. O pai dele é um dos personagens mais sem noção da série. Tem uma namorada chamada Wendy e todas as vezes que ele tenta conversar com ela nas primeiras temporadas, ele vomita na cara dela.

Frases celebres:
"Oh meu deus. Eles mataram o Kenny! - Frequentemente dito quando Kenny
morre."
"Tweek: Mas e se quando eu estiver tentando botar o nariz, o homem de
neve acordar e tenta me matar?
Stan: Tweek, quando é que isso aconteceu exceto aquela unica vez?"
"Stan: eu não quero atirar no coelho.
Tio Jimbo: Nenhum sobrinho meu será um abraçador de árvores.
Cartman: É, Hippie. Volte para o Woodstock se você não quer atirar em
nada."

Kenny McCormick
Kenny McCormick: Nas 4 primeiras temporadas este personagem morre em todo episódio (menos o de natal da primeira temporada) e por ninguém além dos personagens entenderem o que ele fala. As mortes dele tornaram-se tão frequentes que os criadores da série não tinham mais boas ideias de como encaixar esse fato nos roteiros e resolveram mata-lo de uma vez por todas (já que toda vez que ele morria, ele voltava no outro episódio sem explicação). Tentaram substituí-lo pelo Butters, mas o publico sentiu falta e no final da quinta temporada ele voltou, mas agora ele não morre em todo episódio, apenas em alguns episódios esporadicos. Suas principais caracteristicas é a pobreza e o fato de ser o mais maduro sexualmente do grupo, entendendo muitas das piadas sexuais que os outros membros do grupo não sabem ainda. Também é o único do grupo que já dispertou interesse sexual por mulheres.

Kyle Broflovski
Kyle Broflovski: O judeu do grupo, um motivo de ser sempre alvo das piadas de Eric Cartman. Ele é um pouco menos sensato que Stan, seu melhor amigo. Sente falta do natal, já que os judeus não o comemoram.
Dialogo celebre:
"Cartman: "o que você esta fazendo em South Park, Jesus?"
Jesus: "eu vim seguindo.. retribuição"
Stan: "ele veio te matar pois você é judeu, kyle!"
Kyle: "oh merda! Sinto muito Jesus, não me mate!"

Butters Stotch
Butters Stotch: Ele sempre está na sala de aula nos primeiros episódios, mas só foi ter destaque a partir da quinta temporada. Ele é um garoto sensivel, ingênuo e obediente aos pais. Se nega a falar palavrões e sempre e castigado injustamente pelos seus pais por qualquer coisa. Seu alter ego é o vilão Professor Chaos, mas por ele ser ingenuo e bondoso, sempre faz coisas ridiculas pensando ser maldade.

Chef
Chef: O cozinheiro da escola. Ele sempre pergunta para as crianças se elas estão bem e elas dizem "não", tem que responder as perguntas sexuais dos moleques. O personagem mais pegador do seriado, comeu quase todas as mulheres da cidade. Morreu no primeiro episódio a 10º temporada, pois o dublador saiu da série por não curtido a zuação com a cientologia, a religião do dublador.

Frases celebres:
Cantando em voz baixa. " eu vou fazer amor com uma mulher!"
"Vamos lá crianças. Vamos achar nós mesmos uma boa mulher branca para
fazer amor."
"Olá crianças!"

Mr./Mrs. Garrison/Mr Hat: É o personagem mais indeciso sexual da série. Professor do primário, ele dá aula de modo controverso, muitas vezes esquecendo da matéria e ensinando coisas futeis como a vida dos artistas. Quando as crianças mudaram para a quarta série, ele deixou de ser professor deles, resolveu assumir o lado gay e conseguiu um namorado, Mr. Slave. Quando a professora da quarta série morreu, ele voltou a ser professor dos personagens principais. Nesta fase, ele muitas vezes enfiava objeto no boga do Mr. Slave e vice versa em plena a aula.

Na nona temporada ele resolveu virar mulher, fazendo uma cirurgia de mudança de sexo e foi abandonado pelo Mr. Slave. Mais tarde virou lesbica e resolveu voltar a ser homem (ou ser homem pela primeira vez).

Celebres frases:
"[Sobre a mulher e o ciclo menstrual] Eu simplesmente não confio em nada
que sangra por 5 dias e não morre."
"Não, isso tá errado, Cartman. Mas não se preocupe. Não existem respostas
estúpidas, apenas pessoas estúpidas."
"Okay. Agora vamos tentar obter uma resposta de alguem que não é um
completo retardado.. Alguem?"
"Vocês homens são todos iguais! Vão em frente e encontrem alguem que não
tem uma vagina, sua bicha!!"

MrMackey
Mr. Mackey: Ele é o conselheiro do colégio. Sempre fala para as crianças não usarem drogas, mas nunca aponta um motivo para isso, pois nem ele mesmo sabe porque as drogas são ruins, tanto que em um episódio quando ele é demitido, começa a usar todo tipo de drogas sem o menor pudor. praticamente tudo que ele fala, tem a palavra "mmokay" no fim da frase.

Celebres frases:
"Seja cuidadoso agora, mmokay?"
"Drogas são ruins, mmkay."

Mr. Hankey/soletinho: É a figura natalina de South Park, que trás o natal para todos, ate os judeus. Ele é um cagalhão, um troço de bosta que suja a todos e ninguém se importa.

Celebres frases:
"E se você não gosta disso, bem, Eu acho que você pode chupar minhas
pequeninhas bolas."
"Simon não é tão esperto, ele nasceu com um amendoim em sua cabeça."

Jesus
Jesus: Nas primeiras temporadas ele tinha um talk show. Já lutou contra o diabo em uma luta de boxe, é lider de duas ligas que são a liga dos personagens imaginários e a liga dos Deuses.

Celebres frases:
"Me deixe em paz. Quando alguém numa linha atrás de Jesus em um jogo de
Futebol reza para seu time vencer."

Diabo: Já foi amante gay de Satan Russein. Impiedoso, porém delicado.

Episódios marcantes:

Curiosidades:

Não é mera coincidência

Famílias dos autores da série serviram de base para várias
criações hilárias
Kyle Broflovski
O garoto que atura as gozações dos colegas por ser judeu é inspirado em Matt Stone, um dos criadores da série. Gerald e Sheila, pais de Kyle, têm os mesmos nomes dos pais de Matt, que também possui ascendência judaica
Stan Marsh
O outro criador da série, Trey Parker, é filho de Randy e Sharon. E tem uma irmã chamada Shelley. Exatamente como Stan Marsh em South Park. Mas as coincidências, segundo Trey, param por aí. Afinal, o personagem tem um cachorro gay e vomita na cara da namorada, Wendy, sempre que a encontra.
Shelly e Wendy
Trey já afirmou em entrevistas que sua irmã Shelley o maltratava muito durante sua infância. Não por acaso, esse é o nome da irmã de Stan na série (ao lado, em cima). A menina com aparelho nos dentes não esconde que odeia o irmão mais novo. Já Wendy teria sido inspirada em uma ex-noiva de Trey
Eric Cartman & Kenny McCormick
Os autores Matt e Trey garantem que Eric e Kenny, os outros dois personagens centrais da série, não foram inspirados em nenhuma pessoa específica. Mas Trey explica: "Toda turma de crianças tem sempre um gordinho (Eric) que é ridicularizado pelos outros e um pobre coitado (Kenny) de quem todos têm pena"
Sr. Garrison e a prefeita
O professor Sr. Garrisson, que finge ser um veterano do Vietnã, foi baseado em um professor de literatura inglesa de Trey Parker. Já a prefeita de South Park teria sido inspirada numa prefeita de Fairplay, cidadezinha próxima a Littleton, no estado do Colorado, onde os autores Matt e Trey cresceram
Sr. Hankey
Outra lembrança de Trey inspirou o Sr. Hankey, um personagem, digamos, escatológico, conhecido como "Cocô de Natal". "Quando eu tinha 3 ou 4 anos, meu pai dizia que um tal de Sr. Hankey iria me assombrar se eu não acionasse a descarga após usar o vaso sanitário", diz o autor

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.