Header Ads

Dario Argento - Profondo Rosso! - download

Acho que nunca deixei de demonstrar que curtia este filme, por mais estrnaho que fosse para algumas pessoas, heheh... Então, resolvi disponibilizzá-lo hoje, afinal, numa bela manhã de sábado frio, nada melhor que ter um friozinho a mais na espinha, não é mesmo? heheh

Título Original: Profondo Rosso
Gênero: Giallo
Origem: Itália
Ano de Lançamento: 1975
Duração: 126 min
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0073582/
Estúdio: Rizzoli Film
Distribuição: Works Editora (2006-Brasil-DVD)
Direção: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento e Bernardino Zapponi
Produção: Claudio Argento e Salvatore Argento
Música: Giorgio Gaslini, Goblin, Walter Martino, Fabio Pignatelli e Claudio Simonetti
Fotografia: Luigi Kuveiller
Edição: Franco Fraticelli
Desenho de Produção: Giuseppe Bassan
Figurino: Elena Mannini
Maquiagem: Giuliano Laurenti, Giovanni Morosi e Nicla Palombi
Efeitos Especiais: Germano Natali e Carlo Rambaldi

SINOPSE
Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975)
O pianista inglês Marcus Daly (David Hemmings, de Blow Up: Depois Daquele Beijo) testemunha o brutal assassinato de uma famosa médium, mas não consegue identificar o criminoso. Ele se une à repórter Gianna Brezzi (Daria Nicolodi) e decide investigar o caso, mergulhando num submundo perigoso, onde cada passo pode ser fatal, sempre observado pelo homicida desconhecido. A trilha sonora prog rock da banda italiana Goblin, liderada pelo paulistano Claudio Simonetti, embala esta espetacular história de mistério e assassinatos inesperados. Prelúdio para Matar é a primeira grande obra-prima de Dario Argento no estilo giallo, como são conhecidos os filmes de suspense italianos, sempre com homicidas com luvas pretas e muito sadismo nas cenas de morte. Argento, antes, fez seu aprendizado no gênero com a 'Trilogia dos Bichos': O Pássaro das Plumas de Cristal (1970), O Gato de Nove Caudas (1971) e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971), e, aqui, orquestra cenas belíssimas com a câmera voyeurística.

A psychic who can read minds picks up the thoughts of a murderer in the audience and soon becomes a victim. An English pianist gets involved in solving the murders, but finds many of his avenues of inquiry cut off by new murders, and he begins to wonder how the murderer can track his movements so closely.

ELENCO
David Hemmings ... Marcus Daly
Daria Nicolodi ... Gianna Brezzi
Gabriele Lavia ... Carlo
Macha Méril ... Helga Ulmann
Eros Pagni ... Supt. Calcabrini
Giuliana Calandra ... Amanda Righetti
Piero Mazzinghi ... Bardi
Glauco Mauri ... Prof. Giordani
Clara Calamai ... Marta
Aldo Bonamano ... Carlo's father
Liana Del Balzo ... Elvira
Vittorio Fanfoni ... Cop taking notes
Dante Fioretti ... Police photographer
Geraldine Hooper ... Massimo Ricci
Jacopo Mariani ... Young Carlo (as Iacopo Mariani)

Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975)

CURIOSIDADES

- sempre que vemos as mãos enluvadas do assassino em cena, são as mãos do próprio Dario Argento!

- "Marcus Daly" não é só o nome do personagem de David Hemmings, mas também de um personagem real, um milionário americano do século 19, envolvido no comércio de cobre.

- Argento inspirou-se em uma ex-colega de trabalho para criar a personagem da jornalista Gianna Brezzi. Para quem não sabe, Argento foi, durante anos, crítico de cinema nas páginas do jornal "Paese Sera".

- foi a insatisfação de Argento com o final de BLOW-UP - DEPOIS DAQUELE BEIJO, de Michelangelo Antonioni, que em boa parte inspirou PRELÚDIO PARA MATAR!

- antes de começar a escrever PRELÚDIO PARA MATAR, Argento fez um roteiro, a quatro mãos com seu chapa Luigi Cozzi, que era uma modernização do livro "Frankenstein", de Mary Shelley. A trama se passava em plena Alemanha Nazista e envolvia o ditador Adolf Hitler, mas o projeto foi cancelado depois que Universal e Hammer não demonstraram interesse por ele.

- a lagartixa empalada com uma estaca na casa do corretor de imóveis era verdadeira. Isso fez com que a cena fosse removida na versão lançada na Inglaterra, assim como um rápido take onde dois cachorros brigam a mordidas (os ingleses não suportam cenas de violência contra animais).

- a menina torturadora de animais é interpretada por Nicoletta Elmi, sinistra atriz mirim que apareceu em muitos outros filmes de horror do período (como BANHO DE SANGUE, de Mario Bava). Já crescida, apareceu em DEMONS.

- o casarão assombrado onde se passa boa parte da trama é uma velha mansão chamada Villa Scott, nas colinas de Turim. O mais irônico é que o lugar era sede de uma instituição religiosa dirigida por freiras! Como Argento quis filmar os interiores na própria casa, ao invés de recriá-los em estúdio, foi obrigado a pagar férias para as freiras e para as alunas em Rimini, pois as religiosas estavam a ponto de vetar as filmagens devido ao "teor" da produção!

- o filme foi rebatizado SUSPIRIA 2 no Japão? Acontece que SUSPIRIA era a obra mais famosa de Argento no Oriente!!!

- as feições do boneco autômato que ataca Giordani em seu escritório foram reaproveitadas por Argento dez anos depois, em seu filme PHENOMENA! A idéia de que as pessoas podem se comunicar com os insetos através de telepatia, debatida pelos parapsicológos logo no início de PRELÚDIO PARA MATAR, também foi utilizada em PHENOMENA.

- a foto de uma ex-namorada de Marcus, que Gianna joga no lixo, na verdade mostra Marilu Tolo, que era uma ex de Argento.

- o ator Gabriele Lavia, que interpreta Carlo, apareceu posteriormente em MANSÃO DO INFERNO, também de Dario Argento, interpretando um personagem chamado... Carlo!!

- os três filmes da "Trilogia dos Animais" de Argento, lançados anteriormente, também tinham personagens chamados "Carlo".

- Argento pediu que David Hemmings emagrecesse 10 quilos para participar do filme! "Eu queria que PRELÚDIO PARA MATAR fosse maior do que tudo que eu já tivesse feito, mas não o meu ator principal!", brincou o diretor.

- a possibilidade de um remake americano de PROFONDO ROSSO enfureceu Dario Argento em 2003! "Por que eles não criam as suas próprias idéias ao invés de exumar as minhas? Eu irei impedir este massacre até o meu último fôlego!", bradou o cineasta. Na mesma época, a Miramax adquiriu os direitos para a refilmagem de SUSPIRIA, que ainda não saiu do papel (felizmente!).

- o diretor da segunda unidade, Stefano Rolla, que também trabalhou em O ÚLTIMO MUNDO CANIBAL (de Ruggero Deodato), morreu em 2003, num atentado terrorista no Iraque.

- o cartaz original dos cinemas trazia a frase: "Qual foi a última vez em que você ficou REALMENTE assustado? PSICOSE? O EXORCISTA? TUBARÃO? Pois agora veja PRELÚDIO PARA MATAR!"!

RESENHA

Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975)
(Algumas pessoas devem se lembrar que eu já postei algumas vezes esta "poesia" acima, somente escrita, heheh)
Uma imagem - uma apenas - interromperá os créditos de Prelúdio Para Matar: um plano de uma sala, com a câmera baixa enquadrando uma mesa, duas cadeiras, um abajur, a vitrola de onde sai uma melodia infantil e uma árvore de natal. Surgem duas sombras na parede, uma esfaqueando a outra. Escuta-se um berro. A sombra esfaqueada cai no chão, fora do plano. Dois pés calçados com pequenos sapatinhos - aparentemente uma criança - invadem o extremo direito do quadro. Uma faca suja de sangue é jogada à frente dos sapatinhos, e o plano se encerra nesta composição. Uma imagem. Voltamos aos créditos, novamente com a trilha dos Goblin.

Na cena seguinte estamos num conservatório musical. O CinemaScope voa por pilares e colunas, com todas as suas nuances utilizadas para chamar a atenção do espectador nestes primeiros planos para a cenografia, rústica e de moldes clássicos. Após uma pequena movimentação de grua na qual a câmera desce da direita para a esquerda, o grupo que está tocando a música a qual escutamos é reenquadrado. O inglês Marcus Daly (David Hemmings), professor de jazz, está no meio de sua aula. O jazz que está sendo tocado, por sua vez, parece remontar o trabalho de Ennio Morricone para outro filme de Argento, O Gato de Nove Caudas, no aspecto bastante tradicional de sua execução. Marcus interrompe seus alunos, não está satisfeito, diz que existe algo de errado, que seus alunos estão tocando muito bem, de maneira muito cuidadosa, formal, mas que esta música precisa ser "suja"; em outras palavras, que a beleza do tipo de música que estavam tocando reside justamente no que possui de grosseiro, inacabado, por conta em boa parte de ter nascido em bordéis e do apelo popular que possui. Esta é a primeira cena em que Argento estabelece regras pelas quais Prelúdio Para Matar se desenvolverá: o horror, o que existe de belo nele, é justamente aquilo que há de violento, de rude, do susto mais vagabundo ao assassinato mais sangrento, e é assim que devem ser os filmes do gênero segundo professor Dario. ... para mais clique aqui .

LINKS PARA BAIXAR
Photobucket

TORRENT
|Filme | Legendas |
não testada
Photobucket
| Parte1 | Parte2 | Parte3 | Parte4 | Parte5 |
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Formato: rmvb
Tamanho: 415 MB
Servidor: Rapidshare


infelizmente é apenas em RMVB, mas, tá até que razoavelmente uma boa qualdiade para uma porcaria de RMVB, hein! ^^"

TRAILER:



Sim, admito que o filme está entre meus antigos favoritos, e desde os 12 anos de idade (o que pode ou não, comprovar que tenho um lado psicopata por dentor que nunca demonstrei, huahuahuauh). Sei lá, inicialmente, não sei aonde, vi esta poesia de DEEP REP em inglês, e curti o sentido, e de repente, estava eu á procura incessante pelo filme, e não é que eu acabei gostando mesmo do filme? ^^"

Aproveitem, e tenham seus próprios calafrios!

YATTA!

bye-Q!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.