Header Ads

Segata Sanshiro!

Sei que eu já disse antes (e muito) sobre Segata Sanshiro, já publiquei até o link para download do jogo e das múscias (incluindo karaoke) em vários foruns, blgos e sites, mas, não pode deixar de ser mencionado novamente!

SEGATA SANSHIRO É O CARA!


Em 1994, era lançado no Japão, o console Sega Saturn, projetado inicialmente para gráficos 2D, a Sega foi pega de surpresa, numa época que projetos das rivais já apresentavam efeitos 3D, como Playstation e N64, produzidos respectivamente pela Sony e pela Nintendo. Para reagir, a Sega desenvolveu o personagem Segata Sanshiro, que batia em toda pessoa que não jogava Sega Saturno. Por mais estranha que a idéia da Sega tenha tido na época, o personagem caiu no gosto popular, sendo uma das campanhas de videogame, mais lembradas até hoje, pelos fãs saudosistas de videogame.

SEGA X SONY X NINTENDO

Até 1994, quem jogava videogame, sabia que a briga no mercado de videogames, sempre foi entre Sega e Nintendo. Outras empresas mesmo tendo lançamento no mercado como Jaguar, da Atari, 3DO, da Panasonic e ainda alguns consoles da geração passada como Neo Geo, o jogador dos anos 90, cresceu optando pelo Master System ou pelo Nes, depois indo para Mega Drive ou Super Nes. Então, dessa vez, não seria diferente, seria Sega Saturn ou N64, mas a história nós mostrou ser bem diferente.


Primeiro porque, a briga inicialmente não era mais entre Sega e Nintendo, mas contra a Sony, que havia lançado o seu console Playstation. Vale lembrar que esse projeto era um periférico que seria encaixado na parte debaixo do console Super Nes, mas depois a associação entre a Sony e Nintendo não deu certo, fazendo a Sony lançar o periférico como videogame, trazendo algumas franquias até então exclusivas da Nintendo, para o lado dela, como a Square (Atual Square Enix) e seu Final Fantasy VII.

A Briga só se dividiria em três, com o lançamento do N64 em 1996, tornando-se favorável a própria Sony, deixando a Nintendo em segundo lugar. Para reforçar o Sega Saturn, a Sega decidiu lançar a campanha com uma sátira do personagem Sugata Sanshiro, criado pelo Akira Kurosawa em 1945. A campanha teve impacto no Japão, esticando a fama de Sega Saturn até 1998, fazendo um empate técnico entre os consoles N64 e Sega Saturn contra o Playstation.

Jovens...
Há alguma coisa em sua vida em que vocês se devotaram completamente?
Algo em que vocês desejam tanto que arriscam sua vida por isso?
Vocês devem jogar Sega Saturn!
Joguem...
Até os seus dedos quebrarem!
Até os seus dedos quebrarem!

- Segata Sanshiro


Nasce uma Lenda

Interpretado pelo veterano Hiroshi Fujioka, Segata Sanshiro invandiu as televisões japonesas, surrando crianças, zumbis e jovens na balada, e porque não conseguindo fazer gol no Brasil na Copa de na França. Segata Sanshiro encontrou muitos personagens de jogos famosos, como quando contracenou com Sakura de Sakura Taisen, trocando confidencias de amor e tacando lutador no comercial repleto de explosões para divulgar a versão do Bomberman para Sega Saturn. O ator Hiroshi Fujioka não era um desconhecido pelo público nipônico, pois ficou consagrado no papel de Takeshi Hongo, o Kamen Rider original criado em 1971.

Voltando a história de Segata Sanshira, ele mora nas montanhas, sendo um eremita, e determinou que na sua vida, altos treinamentos no Sega Saturn. Às vezes, ele descia a cidade, para dar uma lição aos jovens que não jogavam Sega Saturn, em troca de prazeres da vida, como jogar tennis, paquerar, fazer sexo e cantar no karaokê. Essas pessoas, para Segata Sanshiro, são imaturas e vazias, por recorrer a prazeres que tornem seus corpos frágeis. O verdadeiro jogador deve treinar com seriedade, até alcançar a profundidade do seu coração, chegando assim a sua maturidade.

Segata Sanshiro, Segata Sanshiro! Sega Saturn... shiro!-

Segata Sanshiro
Mais de 20 comerciais com Segata Sanshiro

Sempre cantando seu tema, Segata Sanshiro, também faz alguns trocadilhos em sua canção, como quando canta o refrão: “Segata Sanshiro, Segata Sanshiro! Sega Saturn... shiro!”, onde além de remeter a quase uma de repetição de sonoridade entre Segata Sanshiro e Sega Saturn Shiro. Em japonês, Shiro pode ser traduzido como o adjetivo e cor branca, além do verbo Shiro, que significa Jogar, assim ganhando sentido de: Sega Saturn Branco e Jogue Sega Saturn. Uma nota que devemos lembrar que o videogame, no Japão era bastante popular a versão branca do console, enquanto sua versão mais conhecida internacionalmente era da cor preta. Era também muito normal, ver nas campanhas, Segata Sanshiro jogando um Sega Saturn branco gigantesco, como também as vezes, ele carregava nas costas.

Entre diversos comerciais, Segata Sanshiro, já se fantasiou de Papai no Noel, foi goleiro da seleção japonesa contra o Brasil na Copa, lutou contra uma horda de zumbis, bateu em jovens na balada, foi o par romântico da Sakura em Sakura Taisen, jogou um lutador, explodindo a cabeça dele em Bomberman entre tantas outras situações cômicas. Mesmo sendo um personagem “agressivo” e até incompreensível para nós ocidentes, já que seria bem questionável o personagem espancar crianças nos comerciais da empresa. Segata Sanshiro caiu no gosto do público, gerando além de sucesso do Sega Saturn, também se desenvolveu uma série de produtos baseados nele, para aproveitar o sucesso do personagem.

Foram produzidos jogos, entre eles o último jogo do Sega Saturn, decretando a morte do console que foi substituído pelo Dreamcast.

A morte de um Herói

Não temos como não mencionar que a Sega foi ousada com Segata Sanshiro até o último comercial do personagem, matando ele oficializando o fim de uma era. A Sega está anunciando o sucessor do Sega Saturn, o Dreamcast, enquanto isso um espião que supostamente seria da Sony, envia um míssil pra detonar a Sega. No último segundo, Segata Sanshiro pula do topo do prédio da Sega, segurando o míssil que parte para o espaço, explodindo no espaço. O herói estava morto, e pessoas da própria Sega, choram com a morte do grande herói que caiu defendendo a Sega contra o inimigo.

O sucessor que também não deu certo

A Sega ao decretar a morte de seu garoto propaganda, logo tratou de substituir com Yukawa Hidekazu, o responsável pelo marketing do Dreamcast. Trazendo um cara calmo que chega apanhar num dos comerciais, tinha um foque totalmente diferente. Não precisa concluir que junto com Dreamcast, essa campanha foi um fracasso, sendo assim, realmente o fim de uma era, aonde a Sega deixou de ser hardware, produzindo jogos para outras empresas, deixando para trás, uma história importante no mundo dos videogames.

A última aparição do Segata Sanshiro, ironicamente foi ao lado de seu substituto, Yukawa Hidekazu num evento voltado para o Dreamcast. Hoje, passado 10 anos de sua campanha na televisão japonesa, resta nostalgia espalhada em diversos fã clubes espalhados pelo mundo. Vida longa ao Segata Sanshiro!

Bom, resumo á vocês que, vale a pena, E MUITO, procurar para baixar os jogos de PC e de Saturn, pois, a cada fase completada, você habilita um dos comerciais, tendo todos no jogo ao final! Apesar do jogo ser meio complicadinho de entender, e meioe strnaho, é mais para fãs sadosistas mesmo!

YATTA!

bye-Q!

fonte: http://www.jwave.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.