Header Ads

Como escrever quando você acredita que não consegue

Se você é daqueles que quando tem que escrever algo, sente que uma família de borboletas está morando no seu estômago. Seja bem-vindo ao grupo, você não está sozinho. Muitas pessoas sentem-se ansiosas quando tentam escrever algo. Algumas entram em pânico ao ver uma folha em branco e dizem que tem fobia de escrever.


Ninguém nasce com o "gene do escritor". Com algum trabalho e esforço, todos podem escrever. Seguem abaixo alguma maneiras para você construir confiança e começar a adquirir inspiração.

Esqueça o passado
Talvez você teve um professor que te criticava por cada palavra que você escreveu. É uma pena, mas isso não irá te afetar mais. Deixe o criticismo no passado.

Pratique a escrita livre
Três ou quatro vezes por semana, escreva sobre um assunto por 10-15 minutos sem voltar atrás para corrigí-lo ou julgar o que tenha escrito. Se você não tiver idéia sobre o que escrever, escreva "Eu não tenho idéia do que escrever" ou "Estou procurando alguma coisa para escrever" e continue a escrever. O ato de escrever, mesmo que suas palavras não façam sentido, força seus "músculos" dessa capacidade, assim como levantar pesos reforça seu condicionamento físico. No começo, você irá produzir um monte de baboseiras, mas com o tempo, sua escrita se tornará mais focada, você irá descobrir assuntos em sua escrita livre que são importantes para você e você poderá esrevê-los com mais detalhes.

Faça um mapa mental
Vamos dizer que você recebeu uma lição da escola e você não tem idéia por onde começar. Pegue um pedaço de papel e alguns lápis coloridos. Escreva seu tópico no meio do papel e desenho um círculo no meio. Com os lápis coloridos, desenhe linhas derivando do círculo e escreva palavras relacionadas ao assunto saindo dessas linhas. Faça seu mapa longo ou curto e assim que tiver assunto o bastante, comece a escrever.

Carregue um caderno de anotações com você
Preste atenção no mundo a sua volta. Se algo prender sua atenção, escreva. Essas anotações não precisam ser profundas ou mesmo bem pensadas. Simplesmente escreva algumas de suas impressões e tente trabalhar mais de um sentido. Por exemplo, ao ver Garças na praia, suas anotações podem parecer com isso:

  • Garças
  • Cheiro de peixe
  • voando no céu sem nuvens
  • Asas grandes e bico fino
  • Som engraçado: "Gwaaaaaaaa!"
Essa atividade torna mais fácil transferir seus pensamento para o papel, um problema que muitos escritores amadores experienciam. Se você também tem um pouco disso, tente escrever livremente sobre garças mais tarde ou tente transformar o assunto em um poema.

Siga esses três passos e entenda o processo de escrever:
Em um longo prazo, utilizar o processo de escrita irá ajudá-lo a escrever eficientemente. Mesmo que você esteja escrevendo um pequeno email, crie o hábito de seguir esses três passos:

1. Planeje sua escrita
Sobre o que você quer escrever? Conecte seu jeito de escrever com sua audiência. O que você quer que eles façam ou pensem como resultado ao ler seu texto? Obviamente, você deverá utilizar um nível diferente de comunicação se escrever algo para crianças ou se for para um grupo de cardiologistas. Faça um resumo dos pontos principais.

2. Escreva seu primeiro rascunho
A não se que você esteja escrevendo uma mensagem pequeno ou twittando, você irá escrever e revisar inúmeros rascunhos. Esse artigo já passou por cinco revisões e ainda não está acabado.

3. Edite e revise
Até o momento você planejou e escreveu sem julgar o que você está fazendo. Não julgar é essencial nos primeiros dois passos do processo de escrever. Durante o terceiro passo, no entanto, você deve perguntar-se sobre o que está escrevendo. Coloque seu chapéu de crítico e deixe-o até você ficar satisfeito com o documento. Verifique sua gramática, estrutura da sentença e conteúdo. Coloque seu trabalho de lado um pouco, algumas horas ou mais se possível, então passe por ele novamente. Isso irá lhe dar uma prespectiva que você não teria se estivesse trabalhndo continuamente.

Estou certo que a maioria das pessoas tem problemas em escrever por tentar seriamente, se forçar, ou estar com medo de ser julgada. Aprenda a brincar com palavras e ter idéias com a escrita livre, mapa mental e possuir um caderno de anotações. Pratique o uso do processo da escrita, mas não escreva e edite ao mesmo tempo. Somente durante o última passo, você irá editá-lo em piedade.

Talvez escrever nunca seja sua atividade favorita, mas se você seguir essas dicas, você conseguirá produzir um artigo, relatório, carta ou história. Eventualmente, você começará a perceber a escrita como uma ferramenta poderosa de comunicação. Pense nisso: suas palavras podem ajudá-lo a se expressar, educar ou inspirar outros, e fazer pessoas rir ou chorar. Eu acho que tudo isso vale o esforço.

E você? O que acha? Deixe seu comentário.

Este artigo foi escrito por Mary Ann Gauthier que é escritora e instrutora adjunta de uma faculdade privada de inglês.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.