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Consumidores Criam Campanha Contra a Fox



Todos sabemos que os lançamentos de séries em DVD é extremamente irregular no Brasil, país onde a venda do produto compete com donwloads e cópias piratas do produto original. A maioria das grandes distribuidoras do país opera mediante um patamar de lucro estabelecido por cada uma delas. Quando não é alcançado, a continuação dos lançamentos de novas temporadas é interrompida, deixando seus fãs sem ter acesso completo às séries.

As produções clássicas são as que mais sofrem nas mãos das distribuidoras, pois, quando elas se dignam a lançá-las, não chegam ao final. "Buffy", "Angel", "Ally McBeal", "Contratempos", "Agente 86", "Columbo", "Casal 20", "Mash", "A Gata e o Rato", "Xena, a Princesa Guerreira, entre outras, tiveram suas estréias em DVD no Brasil, mas até o momento não há previsão do lançamento de novas temporadas para completarem a coleção.

São raros os casos de produções antigas ter todas temporadas lançadas em DVD, como foram os casos da Paramount com "Missão: Impossível", da Sony, com "A Feiticeira" e "Jeannie é um Gênio", da Warner com "A Mulher-Maravilha" e "Kung Fu", ou a Fox com "Perdidos no Espaço" e "Arquivo X", entre outros títulos.

No entanto, mesmo as séries mais atuais sofrem com a falta de consideração das distribuidoras junto ao público que elas pretendem atingir. Até hoje os fãs de "The West Wing" não têm previsão de quando verão a última temporada da série lançada em DVD pela Warner. O mesmo ocorre com "The Shield", pela Sony ou até "Medium", que já está em sua sexta temporada, mas em DVD no Brasil ficou restrita à primeira.

Um advogado diria que a este tipo de procedimento das distribuidoras caberia uma ação judicial junto à defesa do consumidor, pois, no momento em que se lança a primeira temporada, a distribuidora está convidado o público a colecioná-la.

As distribuidoras não sabem escolher seus títulos para lançamento. Elas seguem o popular "achômetro" para decidir qual produção será lançada em DVD. Aliado aos interesses comerciais e acordos em relação a determinados títulos, o mercado brasileiro de DVD de séries se mantém incerto, como uma roleta russa. As distribuidoras adotaram o hábito de testar o potencial de venda de uma série lançando de uma a três temporadas para, depois, avaliado os números da venda, decidir se elas continuam ou não. Alegando baixa venda, a série é suspensa por tempo indeterminado (leia-se definitivo, pois quanto mais tempo passa, mais provável que não saia mais).

Para piorar a situação, e elevar seus lucros, as distribuidoras lançam boxes cada vez menos atrativos, sem material de Extra (quando tem, não traz legendas); embalagens muitas vezes de qualidade ordinária e facilmente quebrável; custo elevado o qual geralmente é definido pela popularidade da série (mas quando encalha, rapidamente o preço cai); relançamentos de produtos divulgados como "versão definitiva" ou "série completa", mas que não passam dos mesmos boxes anteriormente lançados no mercado, só trazendo uma capa nova para atrair o interesse do desavisado.

Eleita pelo público consumidor como a pior distribuidora major no Brasil, a Fox coleciona problemas e ostenta uma atitude de ignorar qualquer reclamação feita por este público. Cansados do desapego da distribuidora com relação a seu consumidor, foi organizada uma campanha lançada pelo Blog do Jotacê, especializado em crítica de DVDs e Blu-Rays. Listando os motivos que os levaram a organizar esse movimento e divulgando um e-mail de contato para o qual convida o público a se manifestar, o blog batizou a campanha de "Me Respeite Fox".

Fonte: Blog Séries de TV

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