Header Ads

Mo Cuishle e O Garanhão Italiano

Qual desses dois filmes de boxe você prefere? O clássico e premiado Rocky ou o drama e também premiado Menina de Ouro?
Essas duas produções são diferentes e, ao mesmo tempo, bastante parecidas entre si. Enquanto Rocky pode ser descrito como um filme despretensioso, mas surpreendente para a sua época, Menina de Ouro já contava com uma certa expectativa, por ter elenco e direção bastante respeitados quando foi produzido.
Rocky foi muito mais emblemático entre os dois. A trilha sonora praticamente virou o hino oficial do boxe (pouca gente sabe, mas o hit Eye of The Tiger, da banda Survivor, faz parte da trilha sonora do terceiro filme, não do primeiro). Sem falar no carisma do próprio personagem, que lançou Sylverster Stallone ao estrelato em 1976. Rocky ganhou três Oscars (filme, edição e John G. Avildsen como melhor diretor). Também concorreu pelas categorias de melhor ator (Stallone), roteiro (também com Stallone), canção original (pelo hino Gonna Fly Now), som, e melhor atriz (Talia Shire, a Adrian). Burgess Meredith (Mickey) e Burt Young (Paulie) também concorreram a melhor ator coadjuvante.

 
Menina de Ouro é menos conhecido, embora também tenha faturado suas estatuetas. Foram quatro no total: filme, direção (Clint Eastwood), ator coadjuvante (Morgan Freeman) e atriz (Hillary Swank). Também concorreu às categorias de edição, roteiro adaptado e ator (Eastwood, que perdeu para Jamie Fox por Ray). Sinceramente, acho que Clint só não ganhou como ator porque já levaria o prêmio de diretor e melhor filme. A Academia às vezes irrita com tanta viadagem.
 

 
O roteiro de Menina de Ouro é mais profundo do que Rocky, assim como seus personagens, que parecem ter toda uma história, bagagem, algo que realmente os faz ser como são. O personagem de Eastwood, por exemplo, tem aquela faceta de pai que quer se redimir de seu passado não cometendo os mesmos erros. Rocky é mais simples nesse quesito.
Ambos os filmes falam de chances. Enquanto Rocky mostra uma chance vinda um pouco da sorte, Menina de Ouro mostra uma chance vinda do suor, de acreditar em si mesmo. Também há uma espécie de tentativa de redenção "familiar" no filme, no caso dos personagens de Eastwood e Hilary Swank.
 

 
 
Quanto à trilha sonora, nem preciso repetir. Nesse ponto, Rocky é imbatível, embora a música de Menina de Ouro (também sob responsabilidade de Eastwood) tenha "casado" muito bem com o filme.
Quanto às atuações, a luta é boa (sem trocadilhos!). Rocky tem Stallone bem e Talia Shire (a Connie, de O Poderoso Chefão) bem mas com umas exageradas no melodrama no final. Burgess Meredith (o Pinguim do seriado clássico do Batman nos anos 60) pra mim é quem tem a melhor atuação no filme. Burt Young também não está mal, mas o personagem dele é chato pra c%¨$%!, chega a irritar!
 

 
 
Menina de Ouro tem Hilary Swank excelente, Morgan Freeman (!!!) e Clint Eastwood (ambos repetindo a parceria de Os Imperdoáveis, de 1992). Nem precisa comentar muito.
Por fim, a direção. Nesse ponto, fico com Menina de Ouro. Rocky, em certos momentos, é longo demais, lento demais. A cena final (mesmo sendo antológica) também poderia ter um ritmo melhor! Já Clint Eastwood parece ter acertado em todos os aspectos em seu filme. Dá pra assistir mais de uma vez.
No geral, eu diria que Rocky é muito bom e Menina de Ouro é quase perfeito. Rocky é um clássico. Menina de Ouro é menos simplório e é um dos raros filmes que conseguem ser cult sem apelar para exageros artísticos que levam à falta de verossimilhança.
Qual eu prefiro?
Como filme, Menina de Ouro, disparado. Um dos meus favoritos.
Como personagem, Rocky é uma lenda.
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.