Header Ads

Crítica |Chernobyl

Chernobyl

  • GÊNERO:Terror
  • DURAÇÃO:88 Min
  • DISTRIBUIDORA:Paris Filmes
  • CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 Anos








Crítica de Gu Olive:

Convidado a assistir ao filme na cabine de imprensa junto ao digníssimo Yatta venho aqui deixar minhas impressões sobre o filme tambem.

“Chernobyl Diaries” batizado aqui apenas como Chernobyl, é um filme de terror em que a produção emprega a estética de filmagem estilo documental para nos dar um maior suposto realismo. Primeiro filme de Bradley Parker como diretor(antes era só encarregado dos efeitos visuais), Chernobyl tem como premissa a história de um grupo de jovens turistas que resolvem fazer um passeio turístico radical pela cidade chamada Pripyat, lugar que fica próximo do reator nuclear Chernobyl onde ocorreu o maior acidente nuclear da história e que os moradores  tiveram que evacuar rapidamente a cidade devido a exposição nuclear, e ao chegarem lâ os personagens percebem que podem não estarem sós.

Com uma premissa simples esse filme de baixo orçamento acerta em não almejar muito. Ele começa nos apresentando o casal de personagens Chris(vivido pelo ator Jesse MacCartney mais conhecido pelo seriado Summerland, e aqui mais irritante do que nunca), Zoe e sua amiga Amanda chegando no leste da Europa para encontrar o irmão de Chris, Paul(Jonathan Sadowski, conhecido por fazer o filho de Willian Shatner em  $#*! My Dad Says), lâ eles resolvem fazer o passeio pela cidade-fantasma Pripyat mudando assim o roteiro que tinham previamente combinado. Sem tempo para muitas apresentações nos conhecemos também o guia do passeio chamado Yuri que é certamente uma figura misteriosa pois não sabemos ao certo se ele sabe de algo ou não, tambem embarcam nesse passeio outro casal que é rapidamente apresentado ao resto da turma, evidenciando assim que a presença deles é apenas para que tenhamos mais pessoas na tela com que possamos nos preocupar na hora da ação, porém não se engane, é difícil criar vinculo com qualquer um dos personagens da trama, se você conseguir lembrar o nome deles ao final do filme já será um grande feito! Aliás, as personagens femininas do filme atuam apenas como figurantes, tirando Amanda que ainda tem uma relevância um pouco maior pois participa mais da ação, as outras parecem estar lâ como figuras decorativas já que mal abrem a boca.

Chegando na cidade-fantasma o diretor vai nos preparando para o que vai acontecer com peixes, ursos e cachorros, criando assim um clima de tensão, como em todo filme de terror os personagens estão em uma cidade ou numa casa ou em algum lugar que não conseguem sair e aqui não é diferente e como é lei em filmes de terror os personagens vão tomando as piores decisões possíveis, coisa que só acontece em filme mesmo, que outra razão teria para Yuri querer sair do automóvel sozinho no escuro para enfrentar sabe-se lâ o que numa distancia longe do veiculo ao invés de esperar o “perigo” chegar de fato, sendo que ele mesmo havia dito que era perigoso no escuro, pra que ir atrás do perigo? Bom, se você conseguir passar por cima dessas pequenas decisões imbecis por parte dos personagens pode ser que você goste da fita, o filme acerta no cenário deserto e como é um lugar real que pouquíssimas pessoas já estiverem ele funciona com as pretensões do filme. Com a maior parte da ação situada no escuro nós nunca sabemos como são os seres que perseguem nossos protagonistas, o filme consegue nos prender na cadeira em certos momentos principalmente mais pro final na ocasião em que os desesperados sobreviventes tentam escapar entrando cada vez mais na escuridão no pior prédio disponível. Não espere um filme com muitos sustos, este é um filme que tenta te manter tenso o tempo todo. A resolução final é a mais clichê possível com direito até a um ultimo sustinho antes de finalizado mais nada que incomode muito.

No fim das contas Chernobyl não é um grande filme. Talvez não seja nem um bom filme, mais é um filme aceitável em suas próprias pretensões. Se você for assistir sem nenhuma pretensão pode ser que saia surpreendido. Só não espere muitas explicações sobre os seres ao final do filme, o maximo que você vai saber foi de onde eles vieram. Nem o que eles fazem nós sabemos direito pois uma das vitimas aparece morta porém com o corpo aparentemente inteiro.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.