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Seção Assoprando o Cartucho - Kamen Rider Seigi no Keifu



Hoje falarei sobre outro jogo foda para pessoas de bom gosto que curtam tokusatsu: Kamen Rider Seigi no Keifu. Produzido pela Bampresto para a plataforma Playstation 2.
O game é sobre a gloriosa franquia de series de Tokusatsu's criado pelo conceituado Shotaro Ishinomori. Os Kamen Rider's foram os verdadeiros porradeiros e representantes do "Nippon Tamashi" nos anos 70, até hoje vai ao ar na Tv Asahi uma série da franquia Rider por ano.

A história do jogo é muito boa, apesar de meu japonês não ser tão avançado a ponto de traduzir todos os textos e diálogos, deu pra compreender os pontos principais do enredo, acho que a história foi bem construída e fiel aos seriados, melhor do que muitos movies especiais que a TOEI já produziu (como Kamen Rider Decade: All Rider's VS Dai Shocker por exemplo).
O game usa como base as series Kamen Rider (1971, a primeira série da franquia), Kamen Rider V3 (1973), Kamen Rider Black (1987, o Rider que passou no Brasil na época da Manchete) e Kamen Rider Agito (2001).




Tudo começa em 1972, quando os Riders do primeiro seriado Ichigou e Nigou ainda combatiam a rede criminosa da Shocker. Surge um Kaijin para enfrenta-los, pensaram ser mais um integrante da Shocker, no entanto ele revela trabalhar para um organização mais grandiosa, cujo o objetivo é despertar um ser misterioso.






Capítulo 1 - Kamen Rider Agito


O primeiro capítulo se passa em 2004, o jogador controla o Shoichi Tsugami o Kamen Rider Agito. Aparentemente as ações daquele misterioso grupo que se manifestou em 1972 diante dos Riders Ichigou e Nigou continuaram ativas mesmo após duas décadas. 


Kamen Rider Agito foi a série que foi ao ar em 2001, na minha opinião umas das melhores séries da era Heisei (período após 1989). A história da série se passa dois anos após os eventos do seriado anterior (Kamen Rider Kuuga). A batalha entre os Grongis e o Rider Kuuga havia terminado e a população e a policia jamais entendeu o que realmente havia acontecido, por esta razão os Grongis e o Rider Kuuga eram chamados pela policia de "Formas de Vida não identificadas". Dois anos depois misteriosos assassinatos começam a aterrorizar Tokyo, esses assassinatos haviam um certo padrão, os assassinos eram criaturas estranhas diferentes das que Kuuga combatia, então a policia passaram a chama-los de "Unknown".
Shoichi é um jovem gentil, mas sua origem é misteriosa, ele vive de favor com uma família, pois ele não se lembra de nada de seu passado, no entanto ele costuma ter misteriosos "lampejos" e uma certa sintonia com as ações dos Unknown que o leva a combate-los e se transforma em Agito, um guerreiro ancestral que lutava contra essas criaturas.

No game Shoichi surge para investigar sentindo um mal pressentimento, lá ele é atacado pelos antigos soldados da Shocker (organização criminosa do primeiro seriado dos Riders). Sem entender nada ele continua lutando e prosseguindo com sua investigação, até que surge um Kaijin, ele pensa se tratar de um Unknown, mas descobre que os inimigos que ele esta combatendo agora não possuem envolvimento algum com seus antigos inimigos.












Capítulo 2 - Kamen Rider Black

Após chegar na sala de comunicação com o Shoichi, começa o segundo capítulo. Kotaro Minami o Kamen Rider Black entra em cena em 1988 após ter derrotado os Gorgons.


Kamen Rider Black foi a série de 1987, ela foi exibida no Brasil na extinta Rede Manchete. Os filhos de duas famílias amigas haviam nascido no mesmo dia, quando houve um eclipse solar, essas crianças eram Kotaro Minami e Nobuhiko Akizuki. Os pais de Kotaro morrem em um "acidente" quando ele ainda era bebê, então ele foi criado pelos Akizuki. Depois de completarem dezenove anos eles foram raptados por três sacerdotes estranhos e sofreram a operação Kaizou Ningen ( humanos remodelados ). Esses eram os três sacerdotes de Gorgon, um grupo de demônios que vive a séculos na sombra da sociedade e são seguidos por pessoas influentes como artistas, políticos, cientistas que são gananciosos, buscam poder financeiro e desejam serem imortais como os Gorgons.
Kotaro e Nobuhiko foram as crianças escolhidas para serem sucessores do misterioso Imperador Secular dos Gorgons, cujo seu enorme siclo de vida já esta no fim. Por esta razão eles sofreram a operação mutante para se tornarem poderosos e se desenvolver até o dia em que um lutará contra o outro até a morte, o que sobreviver ficará também com King Stone do derrotado e assumirá o posto de imperador secular. No dia da operação Kotaro escapa antes que fizessem a lavagem cerebral para retirar seus sentimentos humanos, e desde de então passa a lutar dia após dia contra os Gorgons desejando a todo custo destruir - los e resgatar seu irmão Nobuhiko, mas sabe que talvez não tenha como escapar do destino de ter de enfrenta-lo.


No game Kotaro é atacado por soldados da Gel Shocker (fusão do grupo Shocker como o Gel que ocorreu no primeiro seriado de 71) e descobre que não está lidando mais com os Gorgons.












Capítulo 3 - Kamen Rider V3


Após jogar com Kotaro, o jogo voltará mais no tempo, em 1974 e trará para a ação o Kazami Shirou.

Kamen Rider V3 foi produzido em 1973, ele é o sucessor direto dos "senpai's", o Rider Ichigou e Nigou da primeira série da franquia. Takeshi Hongo (Kamen Rider Ichigou) e Hayato Ichimonji (Kamen Rider Nigou), após árduas batalhas destruíram os grupos Shocker/Gel Shocker no primeiro seriado. No entanto é formada uma nova organização criminosa chamada Destron, que nada mais é do que um reagrupamento formado por integrantes que restaram da antiga Gel Shocker.
Kazami Shirou um jovem bioquímico adorador de motos de corrida e amigo de Takeshi Hongo (o primeiro da linhagem Rider) acaba sendo testemunha de um assassinato cometido por um integrante da Destron, e assim acaba se tornando o próximo alvo da organização. Hongo e Hayato o avisam do perigo que ele está correndo, mas o instinto assassino da Destron encontra outro destino: a família de Kazami. Quando ele chegou encontrou sua mãe, seu pai e sua irmã  mortos. Nesse momento Takeshi Hongo o salva da morte certa, revelando assim sua identidade transformando-se em Kamen Rider.
Kazami Shirou cheio de ódio e desejo de vingança implora a Hongo e Ichimonji para que realizem a operação mutante para transforma-lo em Rider para poder se vingar, seu pedido é negado, pois os dois sabem do sofrimento que é carregar o fardo de ser um mutante criado pela Shocker e não queriam condena-lo a vida perigosa, então pediram para que ele deixasse a vingança em suas mãos.
Os Riders Ichigou e Nigou partem para a base da Destron para por fim nesta história, a dupla acaba caindo em uma armadilha, ficam sob a mira de um poderoso raio desintegrador, mas eles são salvos por Shiro Kazami que os havia seguido e se atira na frente do disparo. Kazami é mortalmente ferido, então Hongo e Hayato concordam que a operação Kaizou Ningen é a unica forma de salva-lo.
A Destron os caça de forma implacável, atacando a base aonde eles estavam. Ichigou e Ningou saem em combate para proteger Kazami, mas não são páreos para Kame - Bazzoka. Então surge no alto da colina o Kamen Rider V3 que herdou a técnica de Ichigou e a força de Nigou e a partir de agora ele se torna o sucessor da dupla que havia destruído a Shocker e usará toda sua ira para vingar a morte de sua família.

Agora Kazami Shirou está lidando com algo bem maior que a Destron, este capítulo é bem legal pois tem muitos Kaijin's para enfrentar e até trecho de perseguição usando a sua moto Hurricane. Também Kazami acaba se encontrando com o seu aliado Jouji Yuuki o Riderman que também resolveu investigar.












Capítulo 4 - Kamen Rider Ichigou

Agora finalmente neste capítulo os fatos acontecem em 1972, pouco tempo depois do Kaijin misterioso se manisfestar diante de Hongo e Ichimonji. Agora você está na pele de Takeshi Hongo o Kamen Rider Ichigou, o lendário senpai de todos os Riders.

Kamen Rider estreiou em 1971, e conta a história de Takeshi Hongo um estudante universitário e praticante de motociclismo que é sequestrado pela Shocker, um grupo criminoso que faz parte de uma rede de conspirações atuante no mundo inteiro, agindo nas sombras da sociedade. Hongo foi raptado com o intuito de ser transformado em um soldado cibernético, pois ele havia atributos físicos de um atleta e bagagem intelectual para servir de cobaia para a operação Kaizou Ningen (Humano Remodelado). Hongo consegue escapar antes que suas lembranças fossem apagadas e desde de então luta para se vingar da Shocker e vive carregando o fardo de ter se tornado um mutante, uma "aberração".
No meio da série a Shocker decide derrotar o Ichigou com outro Rider, então capturam o fotógrafo Ichimonji Hayato e o operam para transforma-lo no Kamen Rider Nigou (Kamen Rider n° 2) e derrotar o Kamen Rider Ichigou (Kamen Rider n° 1). No entanto Hongo descobre os planos da Shocker e resolve salva-lo a todo custo, pois não quer que ninguém mais no mundo conheça o sofrimento que ele é obrigado a conviver, ele não foi capaz de evitar que Ichimonji se tornasse um mutante, mas consegue evitar que ele perca seus sentimentos e se torne um fiel dessa organização infernal.
Então Hongo parte para combater agentes da Shocker no exterior enquanto Ichimonji fica no Japão. Tempos depois surge o grupo Gel que posteriormente irá se fundir com a Shocker e criando assim a Gel Shocker, Ichimonji parte para combater os inimigos na Europa e America do Sul enquanto Hongo volta ao Japão, até que chega o momento da dupla se reunir novamente para a batalha final contra os líderes da Gel Shocker.

Agora no jogo Hongo investiga o que está acontecendo e qual o objetivo do novo inimigo.













Capítulo 5 - Os quatro trabalhando juntos

Hongo encontra a sala de rádio e acidentalmente consegue se comunicar com Shoichi que esta no futuro (2004), Hongo fica muito surpreso ao saber que existem outros Riders além dele e de Ichimonji e ainda mais em 2004. Kotaro e Kazami tambem escutam e acabam entrando na conversa, Hongo tem outra surpresa a reconhecer a voz de Kazami e saber que um ano depois seu amigo irá se tornar um Rider, isso lhe deixa triste também, pois ele não queria que ninguém mais passasse por isso. Eles se comunicam e decidem que cada um em sua época deve fazer a sua parte e assim ajudar seus companheiros que estão em épocas diferentes.
Agora o jogador pode trocar de Rider livremente, e deve realizar as ações certas para ajudar seu companheiro companheiro, por exemplo: liberar a passagem em um determinado local para que algum companheiro no futuro possa ter acesso e assim descobrir os mistérios por traz dessa organização e porque inimigos antigos ressurgiram.












O jogo é idêntico aos primeiros Resident Evil's, personagem 3D se movimento em um cenário pré renderizado, mesmo esquema de mudança de câmeras conforme o personagem vai se deslocando, cenários sombrios e etc. O jogador tem de resolver quebra cabeças, coletar itens e ficar indo e voltando para atingir seus objetivos, realmente bem parecido com Resident, só que em vez de zumbis e monstros são soldados e Kaijin's e em vez de armas são socos, chutes e saltos.
O fato de ser muito parecido com Resident Evil talvez possa ser considerado um ponto negativo, pois não tentaram ser mais criativos e criar uma mecânica e um game play mais próprio, mas se ver por outro lado, o jogo é divertido e não é mais um joguinho de luta como costumam ser os games de animes e tokusatsu.
O jogador controla o personagem, quando seu nível de energia está alto o suficiente para se transformar o Henshin Beruto (cinto de transformação) se manifesta e ao se transformar o personagem faz a coreografia de henshin. Transformado é possível carregar a energia de golpes especiais de soco (como Rider Punch, Rider Chop, King Stone Flash e etc) ou de chute (Rider Kick, V3 Hanten Kick e etc) esses golpes especiais gastam energia do cinto, quanto mais tempo segurar mais poderoso o golpe será e mais energia será gasta, se a energia se esgotar o personagem volta a forma humana. Eu gosto de lutar imitando o seriado, deixo o personagem a maior parte do tempo em sua forma humana e só faço o henshin quando surgem inimigos mais poderosos, luto com o Kaijin até enfraquece-lo e usar os golpes especiais para mata-los (Rider Chopp e depois um Rider Kick ou um Rider Punch e depois um Rider Kick por exemplo) e assim destruindo-os como costuma ser nas séries.
Pra quem curte tokusatsu, é fã da saga dos Kamen Rider's e curte um jogo com ação, suspense e quebra cabeças eis um jogo que vale a pena.
O game possui uma história bem elaborada. intrigante e bem fiel aos seriados e também é interessante a mudança dos cenários de acordo com a época que está jogando.
No jogo ainda tem a dublagem dos atores e do narrador das séries, por essa e por outras esse jogo merece ser reconhecido como um dos melhores jogos de tokusatsu já produzido.
"RAAAIDAAAA...HENSHIN!! TOOOOOOAAAAAA!!!"


  









Edições anteriores de Assoprando o Cartucho:

Phantasy Star - Master System
Alex Kidd in Miracle World - Master System
Ace Combat 3 Electrosphere - PSX
Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu - PSX
DOOM - MS-DOS
Wolfenstein 3D - MS-DOS
Wonder Project J - Snes
Super Tokusatsu Taisen 2001 - PSX
Clock Tower - Snes
E.V.O - Snes 

4 comentários

Yatta disse...

Olhando por este lado todo, realmente, este é o melhor, de longe, pois é mais aventura e ação do que apenas lutinha! Se houvessem jogos e RPG com açãoe a ventura assim, dos Riders, pro Play3, ou até mesmo pro XBOX/Kinect, e tiver algo realmente diferente, com certeza, seria sucesso certo!

Dan Higa disse...

Realmente a grande maioria são jogos de luta. Tem alguns de Nes de plataforma, mas nem todos são bons.
Por isso até agora os destaques de games de tokusatsu que joguei até agora são Kamen Rider (Snes), Kamen Rider V3 (PSX), Super Tokusatsu Taisen (PSX), Kamen Rider Seigi no Keifu (PS 2) e Uchuu Keiji Tamashi (PS 2)

Yatta disse...

O Kamen Rider de SNES eu tenho o CARTUCHO ORIGINAL, e eu adoro, principalmente transformar e tals... Se eu deixo um tempo e não aperto anda, na tela inicial, ele começa o karaoke COM BACKVOCALS da música LET'S GO RIDER KICK em midi, é muito divertido!

O jogo de luta do Decade de PS2 até que é interessante... Mas, queria mais jogos de ação/aventura como este da matéria, só que, em inglês/português de repente, ao invés de só japonês... Se achar algum lguar que tenha a versão traduzida pra baixar, eu quero!

Dan Higa disse...

Sim o Climax Heroes, do Decade pra PS2 dá pra fazer uns combos legais, mas infelizmente não tem os Riders da era Showa como nas versões seguintes.
No caso do Seigi no Keifu acho que nao tem traduzido não, até pouco tempo atrás não achava nada em português desse jogo na net (a não ser páginas com o Download da ISO). Esses dias encontrei um detonado em portugues, mas deve ser recente porque antes não se encontrava nada.

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