Seção Assoprando o Cartucho - Rockman 6
E aí cambada? Hoje irei falar de um jogo da série que talvez seja a mais longa do mundo dos games: Rockman 6. Se contar os jogos de Rockman, Rockman X, as versões RPG, as versões Zero, provavelmente seja a série que mais lançou títulos até hoje.
Rockman 6 é mais um jogo do nosso querido robozinho azul com um canhão de plasma no braço. Foi desenvolvido em 1993 pela Capcom, foi o último jogo da série em 8 bits lançado para NES.
Dr. X surge para fazer um atentado ao torneio anual de robôs, ele os captura para que atendam seus propósitos maléficos. Rockman acaba descobrindo que o Dr. X é na verdade o velho e conhecido Dr.
Willy.
O jogo se inicia com seu molde já consagrado, que consiste em oito estágios e cada um deles com um Boss. Geralmente os jogadores escolhem o estágio que tem o Boss mais fácil de se derrotar com a arma comum de Rockman. A cada chefe derrotado, Rockman faz um "backup" de suas técnicas e assim podendo usar os seus poderes (que será o ponto fraco de outro chefe).
Apos passar pelos oito estágios o jogo avança para a etapa final, com fases sequenciais até chegar ao confronto contra o Dr. X
Nesse jogo contem bastantes itens escondidos nas fases como sub tanques, lifes e derrotando certos chefes em passagens secretas e completando a palavra "Beat", Rockman ganha a arma onde ele é ajudado pelo robozinho pássaro chamado Beat. Também Rockman ganha as funções Gattai (fusão, união) com Rush (seu robô cachorro que também pode ser usado como massacote XDD), existem duas fusões: Power Rockman (Rockman fica marombado e se torna capaz de carregar um poder de soco, útil para quebrar blocos e liberar passagem) e a forma Jet Rockman (Rockman se torna capaz de voar por alguns instantes com os jatos nas costas).
O que achei interessante nessa versão é o fato dos Chefes e fases serem inspiradas em civilizações.
Knight Man Stage: O estágio representa a Europa medieval, o seu guardião é Knight Man, um robô estilo guerreiro medieval. Quando zerei este jogo, comecei por este estágio, pois não é muito difícil de derrota-lo com a arma comum, o seu ponto fraco é o ataque Yamato Spear de Yamato Man.
Centaur Man Stage: Após derrotar o Knight Man é hora de usar seus ataques que são fortes contra Centaur Man. Essa fase é bonita, representa a Grécia antiga, varias partes são embaixo d' aguá, talvez seja alguma relação com o mito de Atlântida. O guardião desse estágio é Centaur Man, que representa um Centauro da mitologia grega, o seu ponto fraco são as bolas de ferro de Knight Man.
Wind Man Stage: Este estágio representa a China, se nota pelos ornamentos decorativos da fase, contem uma paisagem rochosa com ventiladores e diversos elementos que rementem á vento, se relacionando assim com a característica climática de algumas regiões da China. O guardião da fase é Wind Man, um robô com varias turbinas para que possa voar e fazer poderosos ataques com ventania, o seu design faz lembrar um pouco o povo da china que vivia em regiões montanhosas (reparem em seu "chapeuzinho" e trancinhas chinesas). Seu ponto fraco é o Centaur Flash de Centaur Man.
Flame Man Stage: Este cenário representa a arabia, com areia, cinzas que pegam fogo, e toda uma decoração inspirada em oriente médio. O guardião da fase é Flame Man, seu design que faz lembrar um árabe com seu turbante e sapatos de bico curvado para cima. O ponto fraco de Flame Man é o Wind Storm de Wind Man.
Blizzard Man Stage: Este cenário representa a Antártida, um cenário repleto de gelo, leões marinhos, submarino e etc. O guardião desta fase é Blizzard Man, seu ponto fraco é Fire Blast de Flame Man.
Plant Man Stage: este cenário representa uma mata tropical, repleto de arvores, insetos, barro. Provavelmente deve ser a representação da Amazônia na América do Sul. O guardião desta fase é Plant Man, seu ponto fraco é o Blizzard Atack de Blizzard Man.
Tomahawk Man Stage: Esse cenário lembra bastante um filme de Bang Bang, uma paisagem seca, com cowboys, vales ao fundo, caixotes de madeira, como se fosse o Texas na época da expansão de fronteiras nos Estados Unidos. O guardião desta fase é Tomahawk Man, com um design inspirado em guerreiros nativos norte americanos, o seu ponto fraco é o Plant Barrier de Plant Man.
Yamato Man Stage. Esse cenário é inspirado no Japão, com o monte Fuji ao fundo, antigos castelos, e mesclam elementos que lembram o Japão medieval e tecnologia. O guardião desta fase é Yamato Man, com um design inspirado em um guerreiro samurai que luta usando lança, seu ponto fraco é o Silver Tomahawk de Tomahawk Man.
Vejam só...duas representações europeias, duas representações asiáticas, uma da América do Sul, outra da América do Norte, uma do Oriente Médio e uma da Antártida, mas NENHUMA representação africana (deixarei isso para os moralistas criticarem hahaha).
Outra coisa curiosa é que no Plant Man Stage, focou somente na natureza e não teve elemento algum com alguma referencia a cultura ou civilização da America do Sul. Por outro lado tenho que elogiar no caso do Tomahawk Man, pois eles deram mais destaque ao indígena norte americano em vez de fazer um Boss inspirado nos Cowboys Yankees.
Então por hoje é só, espero que sejam fãs da série Rockman, eu sinceramente acho fascinante a ideia e planejo um dia terminar todos (desde do primeiro Rockman até Rockman X6 ao menos).
FALOW CAMBADAAA!!!
Edições anteriores de Assoprando o Cartucho:
Psycho Soldier - Arcade
Altered Beast - Mega Drive
Bugs Bunny Lost in Time - PSX
Yakuza Portable - PSP
The King of Fighters Kyo - PSX
Kamen Rider Seigi no Keifu - PS 2
Phantasy Star - Master System
Alex Kidd in Miracle World - Master System
Ace Combat 3 Electrosphere - PSX
Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu - PSX
DOOM - MS-DOS
Wolfenstein 3D - MS-DOS
Wonder Project J - Snes
Super Tokusatsu Taisen 2001 - PSX
Clock Tower - Snes
E.V.O - Snes
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