Header Ads

Bruxos & Bruxas - James Patterson

Estava eu, todo feliz, até que, de repente, toca a campainha e eu caio da cadeira pelo susto. Estava ouvindo "Scatman John - I'm Scatman" todo empolgado, até então! Vou até a porta, e o que recebo?

BRUXOS & BRUXAS - JAMES PATTERSON!

Abro, e já dou uma olhadinha. Pra quem não sabe, James Patterson anda tendo seu nome bastante divulgado por editoras como a Rocco, e agora, depois de dramas, policiais e infantis, chega um livro um tanto quanto diferente. Ok, farei alguns comentários bestas no meio, MAS, é só pra descontrair, não fiquem com raiva de mim:

SINOPSE: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit (garoto) e Wisty (garota), lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

No meio da noite, irmãos, bem jovens, arrancados de casa, suspeitos de bruxaria, simplesmente por serem jovens, já é algo esquisito. MAS, parando para pensar, isso lembra um pouco o método ditatorial, independente de ser Brasil nas décadas de 60 a 80, seja Cuba até hoje, seja Korea do Norte, seja o Século 17. Basicamente é repreender os jovens para que não se tornem uma ameaça, já os ameaçando e prendendo antes que façam algum tipo de revolução (uma boa alusão á isso, mas, com certo misticismo no contexto para abrilhantar mais a história). Imagine isso acontecendo a milhares de jovens, sendo presos ou desaparecidos. O nome "Nova Ordem" já é uma certa alusão á "Nova Ordem Mundial", e outros grupos "elitistas", como se diz por aí. Governo opressor que é contra a cultura, educação, liberdade... Já deu pra entender, né? Uma aventura de dar água na boca de quem curte uma leitura fantástica com algumas lições de vida inclusas que podem servir também para a vida real!

Quando é dito "o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único" (parece coisa do Valdemort de Harry Potter, não? heheh)não poupará esforços", já temos dito quem é o vilão, de forma que fique a dúvida de "quem é este Único Que É O Único"? E, agora, cabe aos dois jovens irmãos lutar contra uma realidade como esta, que, se for parar para pensar, é bem próxima do que nos acontece na vida real, o que deixa esta ficção um prato cheio!

Não se esqueçam que vai ser FOGO DEMAIS pra pequena Whisty (só lendo vocês entenderão o trocadilho).

Bom, o kit vem com uma pequena baqueta (com nome do livro e autor), um caderninho de notas marrom (parecido com o livro marrom comentado no livro que é ele e a baqueta a serem levados com cada um dos jovens apenas) e o livro da história mesmo, que é o primeiro da série que Patterson escreve com Gabrielle Chabornnet para o público jovem. Um box criativo, e a capa do livro está pegando fogo, e, de modo bem criativo, até o logo da editora está em chamas nesta capa, o que tem certo destaque, inclusive!

Admito, não sou mais jovem (tenho 27 anos), mas, vamos ver se esta série vai ser uma boa leitura para os próximos jovens, não? ^^

O livro é recheado de marcas do autor (Patterson), como capítulos bem curtos, ação e dinamismo, e personagens que chegam a conquistar. Como a narrativa é em primeira pessoa, tendo momentos sobre o ponto de vista de Wisty, e outros de Whit, acaba deixando a leitura um tanto quanto diferente do usual, e empolga, pois você vê as ideias dos irmãos se completando nas palavras de ambos, como uma música em dueto.

Pouca distopia, muita fantasia, afinal, como a história é contada pelos irmãos, que estão sabendo tanto do mundo quanto nós, quando jovens: praticamente NADA!

O legal é que á medida que eles vão se descobrindo, o leitor começa a se sentir na pele dos dois, como eles descobrindo que não sabiam que eram mesmo feiticeiros, ou tendo curiosidades junto á eles durante a história. É bem provável que teremos nos próximos números muito mais descobertas e até dicas e fatos que levaram o mundo a ser dominado pela "Nova Ordem", como ela chegou aonde está, por quê o mundo ficou da forma que ficou, dentre outras coisas.

Patterson está sempre inovando em algum ponto, seja criando algo novo, seja inserindo algo já utilizado antes, com certa maestria. Fantasmas e a "Terra das Sombras" tem certo destaque na trama.

Se você tiver um bom conhecimento sobre cultura pop, vai acabar achando interessante o quanto há homenagens e humor em cima de marcas alheias, como por exemplo, "A SAGA CREPÚSCULO", que aqui é mencionada como "A SAGA AURORA", ou mesmo "A INVENÇÃO DE HUGO CABRET", que se tornou "A INVENÇÃO DE BRUNO GENET", e daí por diante.

Quem não leu, recomendo a leitura, mas, pra quem já leu, é ter paciência de esperar que a editora Novo Conceito lance brevemente as próximas obras desta série da parceria Patterson/Chabornnet.

Um comentário extra, sobre Patterson: o cara consegue ter um dom da escrita fascinante, pois consegue entrar em todos os gêneros literários sem grandes dificuldades, pelo que podemos ver!

FICHA DO LIVRO

BRUXOS E BRUXAS

JAMES PATTERSON


Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   

Nº págs: 288
Gênero: Aventura, Fantasia, Distopia, Sobrenatural

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.