Header Ads

Pacific Rim e o Público Fútil


Aí galerinha!! Estou aqui desta vez para escrever uma outra matéria que não tem relação com a Seção Assoprando o Cartucho, desta vez vim falar do fenômeno dos cinemas este mês, o famigerado Pacific Rim ou Círculo de Fogo se preferir. Pra começar quero deixar bem claro que não estou para cornetar o filme, mas estou aqui para fazer uma crítica e desabafo ao público em geral.

Eu assisti esse filme semana passada, o que me motivou a assisti-lo foi sem dúvida as inúmeras influências Tokusatsu contida no mesmo, no geral achei o filme bacana, o ponto forte sem dúvida foram os recursos visuais, o cientista doidão loucos por Kaiju's, como ponto negativo eu não curtir o romancinho (ainda bem que o filme não focou muito nisso), achei uma pena os Jeagers e pilotos mais legais terem tido uma participação mínima (os irmãos de Hong Kong e os dois russos doidões) e realmente o filme não tem lá uma grande história, a apelo foi realmente mais pra parte estética e cenas de impacto como o Jeager capotando na praia, pegando um navio cargueiro pra meter porrada na cara dos Kaiju's e etc. Ah...e também acho que seria melhor o protagonista ter morrido no final.







Mas como eu disse não estou aqui para ficar falando do filme e si, mas meter o pau no público em geral. Eu vejo a todo momento pessoas que acham que tem propriedade para criticar algo e acabam falando asneiras. É muito comum ver pessoas por aí ao olharem filmes antigos como Godzilla, seriados como Ultraman, Daitetsujin 17 e etc e reagiram mais ou menos desta forma:
- Aiin!! Nada haver!!
- Mó filme véio!!
- Aff!! Mal feito, nem tem CG!
- Só um filminho qualquer de monstro destruindo cidade! Nunca parei pra assistir mas é mó sem história!

Isso quando não tem otaquinhos que acham que cultura japonesa se resume a animinhos da categoria de DBZ, Naruto, Bleach, Kuroshitsuji e se acham com propriedade de fazer pouco caso de produções épicas como citado acima, mera ignorância.
Enfim, dizem um monte de imbecilidades deste tipo e depois vão lá no cinema assistir Pacific Rim e babar ovo, pois é um filme badaladinho de Hollywood, tá na moda...mas nem sequer se dão conta que é apanhando de referências, já é algo mais adequado a roupagem que a mídia ESTIPULA como algo bom e aceitável, aí a ótica e discurso já muda:
- FILME FOOODAA MANOO!
- DA HORAA O ROBÔ DESTRUI A CIDADE TUDUU!
- Efeitos irado!!
- Awnn!! Um filme feito para nós nerds <3


No fim das contas se mostram ser um bando de bazingueiros que se diz "nerd" porque hoje em dia é "legal" ser nerd (??). Muito bonito, todo mundo tão cult, tão manjadores que entram no senso comum criticando produções antigas que fogem da roupagem defendida pela mídia geral, por Hollywood mas não sequer se dão conta que o filme é exatamente baseado em tudo aquilo que tratam como coisa de quinta categoria.

Pouco depois da estreia mundial do filme, Guillermo del Toro foi ao Japão e participou de um programa na televisão local, e acabou falando um pouco de suas influências, de ser fã confesso de Ultra Q, Ultraman, filmes de Kaijuu Eiga. Até promoveram um encontro emocionante entre o diretor e o Alien Baltan.


Guillermo del Toro falando sobre Ultras, Kaijuu Eiga, encontrando Baltan e gastando uma
boa grana com produtos referente a tais produções. Créditos: Grupo Tokyo Space do Facebook






Ultra Q: Uma série produzida em 1966, antes de Ultraman, pelo mago dos efeitos especiais da época Eiji Tsuburaya (sim existe genialidade sem CG). Tinha uma temática de ficção cientifica e horror, onde sempre ocorriam investigações sobre fenômenos paranormais, ameaças vindo do espaço e monstros.












Ultraman, também produzido pelo mestre Eiji Tsuburaya em 1966. Foi a primeira série a cores do Japão, desta vez o estúdio quis criar um herói que combatesse tais ameaças. Um alienígena vindo da Galáxia M - 78 abordo de uma cúpula perseguia o monstro Bemlar, mas acaba -se chocando com a nave do oficial Shin Hayata da patrulha cientifica que estava investigando o caso nas redondezas, Hayata acaba morrendo nesse acidente. Para reparar seu erro o misterioso alienígena funde sua energia vital com a de Hayata, e agora sob qualquer ameaça usando a capsula Beta ele torna-se o guerreiro que acabou sendo chamado de Ultraman.  A série teve tanto sucesso que tornou-se uma franquia e até os dias de hoje são produzidas diferentes séries e longas sobre a família Ultra.





Kaijuu Eiga: Kaijuu significa monstro, Eiga significa Cinema. É termo usado para classificar os famosos filmes de monstros como Godzilla, Gamera, Rodan e muitos outros. Não é a toa que o Guillermo del Toro usou o termo "kaiju" em seu filme.






Depois das devidas explicações posso agora falar sobre as referências encontradas no filme, até mesmo as musicas de fundo que toca quando surgem os monstros tem bem a pegada dos clássicos Kaijuu Eiga. A ligação neurológica entre mecha e o seu piloto algo encontrado em Evangelion, um anime famoso, no qual Del Toro também diz ser fã, mas esse assunto já foi abordado anteriormente em outras produções e mesmo Evangelion tem suas influências em séries tokusatsu e animes de mecha anos 60 e 70.


Neon Genesis EVANGELION

O primeiro monstro do filme, o tal de Knifehead, é claramente inspirado no Guiron, um monstro que enfrentou Gamera no filme Gamera vs Dai Kyuujuu Guiron de 1969.



Knifehead
Guiron










E o que dizer sobre a cena do monstro voador que carrega o Jeager dos protagonistas? Sim, a cena lembrou muito o Rodan, o monstro voador cuja sua primeira aparição foi no filme "Rodan" de 1956.






E aquele caranguejo que ataca Tokyo? Lembra o monstro Ebirah, o monstro que apareceu pela primeira vez no filme "Godzilla vs Monstro do Mar" de 1966.





E quanto a temática usada sobre a invasão dos Kaiju's, me fez lembrar um pouco o alien Baltan, sua primeira aparição foi no episodio 2 do primeiro seriado Ultraman, se tornou um dos inimigos mais populares e aparecendo posteriormente em outras séries da franquia como Ultraman Jack, Ultraman Cosmos, Ultraman Max etc. Também não é raro vê-lo como referencia em outras produções como por exemplo o manga Dr Slump de Akira Toriyama. Baltan é raça alienígena que se agruparam na Terra após a explosão nuclear de sua Terra natal, então eles resolvem colonizar o nosso planeta, Hayata (Ultraman) tenta entrar em um acordo dizendo que poderiam viver aqui desde que respeitassem os humanos, mas não deu certo...





Esses são alguns exemplos, fico indignado em ver pessoas tratando com desdém tais produções. Godzilla foi sim um filme com ótimos efeitos especiais para 1954, um filme repleto de suspense, ficção cientifica intrigante, inteligente e bem trabalhada, enredo repleto de criticas políticas e sociais. Godzilla foi uma crítica aos testes nucleares dos americanos no oceano pacífico, em pleno período de guerra fria quando o Japão ainda sentia as consequências da bomba atômica, Godzilla é a personificação do medo da bomba de hidrogênio. Mesmo suas sequências como Godzilla vs King Kong, vs Mothra, vs King Ghidorah, vs Biollant e muitos outros, mantiveram o nível inteligente, mostrando um enredo com temática diplomática, política, estratégia militares, cientificas para combater as ameaças, não são apenas "filminhos de monstros destruindo cidades".
Ultraman foi uma série que marcou época se tornando uma franquia viva até os dias de hoje, além da ficção cientifica envolvida também tem as questões de críticas sociais em relação a ecologia, descaso do ser humano com o planeta, assuntos que só entraram realmente em pauta após o fim da União Soviética, antes disso quase ninguém levava a sério questões ecológicas, portanto pode-se dizer que produções como Ultraman, Spectroman são pioneiras em tal quesito. Tais produções tem sim sua qualidade, influenciaram muitas outras produções por aí, são um pedaço importante da cultura pop, e devem ser valorizados, aquilo que é BOM será bom eternamente!!
E convenhamos...que o filme Circulo de Fogo em questão de enredo fica bem abaixo da maioria dos filmes de Godzilla.
Então vamos parar de defecar pela boca e deixar de afirmar coisas por mero achismo, isso não é opinião é burrice, preconceito (Pré conceito, conceitos estabelecidos de forma precipitada e equivocada).
Então é isso, até a próxima cambada. AQUI TEM CAFÉ NO BULE!!!

E não se esqueçam de aparecer todos os sábados na Shocker Project, atualmente estamos exibindo episódios de Ultraman Max, Gyaban e Dairanger.





Tecnologia do Blogger.