Header Ads

Fim da Steam Greenlight e nascimento da Steam Direct

A Steam Greenlight é uma Curadoria de conteúdo feito pela comunidade. Ela funcionava assim:

Uma desenvolvedora indie (independente) pagava 100 dolares, e poderia botar quantos jogos que esse no programa, liberando demo ou vídeo pra galera votar se o jogo iria ser lançado ou não na Steam. A equipe da Steam não votava, apenas os usuários.

O programa, que era de certa forma bem sucedido, gerava milhares de críticas, porque era muito aberta à golpes, com bots votando em jogos ruins, etc.

A Steam não pretende acabar com isso de vez. Ela, na verdade, pretende lançar a Steam Direct no lugar, para "facilitar" as coisas, ao mesmo tempo que para peneirar "o joio do trigo", por assim dizer.

E por quê disso?

Já houveram jogos indies que foram vendidos para mais de 1 milhão de usuários. Isso só prova que jogos indies podem sim ser um sucesso, ainda mais com o sistema de "refund" da Steam, aonde, caso o jogador não tenha gostado do produto, peça seu dinheiro de volta.

Agora, no novo sistema, se paga para cada jogo lançado, mas, ainda não foi pensado no valor a ser cobrado para as desenvolvedoras indies. Haverá um processo muito mais burocrático,nesta tentativa de acabar com as fraudes.

A Valve não verificava os materiais, apenas deixava a coisa rolar, virando uma verdadeira festa entre distribuidoras Indies de todos os tipos (inclusos algumas que eram verdadeiras fraudes).

Torço para que a Steam Direct seja boa o suficiente, e não deixe ter tanto jogo ruim e asqueroso. Houveram coisas boas pela Greenlight, mas, também teve muita coisa bizarra.

Como será que vai funcionar o novo sistema? Vocês acham que a coisa vai andar agora? Deixem seus comentários!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.