Header Ads

Double Dragon Trilogy - do Arcade pro cinema

Adaptações, versões, edições. Todo mundo tem seus filmes preferidos, seus jogos favoritos, sua predileção por algo, seja bom ou não. Um dos clássicos dos Beat Em Ups dos arcades, que teve suas versões para NES e Mega Drive, e segui-se ao cinema, ao Neo Geo CD, Playstation, e até mesmo para a Steam, sempre volta com tudo, sem precisar de grandes mudanças, e continua conquistando corações.


Os Jogos

Double Dragon é um belíssimo Beat Em Up, criado pela Technos Japan Corporation, e lançado na América do Norte e Europa pela Taito (não é a mesma Taito brasileira dos pinballs).

Ele é tido como um sucessor espiritual e tecnológico do título precedente de mesmo gênero da Technos, Renegade (lançado no Japão como Nekketsu Koha Kunio-kun, o primeiro jogo da série Kunio-kun), mas veio com algumas novas adições como o modo cooperativo para dois jogadores (daí o nome) e a possibilidade de tomar a arma do inimigo e matá-lo com a mesma. Double Dragon é considerado um dos primeiros exemplos de sucesso do gênero, culminando na criação de duas sequências para arcade e várias versões.

Em seu auge, Double Dragon foi lançado para várias plataformas, como para o Nintendo Entertainment System, Sega Master System, Atari 2600, Atari 7800, Game Boy, Genesis/Mega Drive e Atari Lynx, dentre várias outras plataformas.

Em 2004 teve um remake chamado Double Dragon Advance (para Gameboy Advance). Já no Nintendo Wii, em 2008, foi relançado para Virtual Console (o norte americano) a versão de NES, enquanto para o Nintendo 3DS veio a versão do Gameboy.


Os kanjis, ideogramas chineses no título do jogo (leem-se Sōsetsuryū (双截龍?)), que literalmente significam "Dois Dragões Interceptadores", é uma referência ao título do jogo e ao "Sōsetsuken" (双截拳?), um estilo fictício de artes marciais utilizado pelos irmãos Lee. Mesmo com todas essas alusões por trás do nome, da mesma forma que no ocidente, lá no Japão a série também é conhecida como "Double Dragon".

Há na cronologia de jogos os clássicos da Trilogia de Arcade, Double Dragon IV, Double Dragon Neon, um fight game baseado no filme com cutscenes, dentre outros. Pela empresa DotEmu, temos a trilogia clássica trazida para Steam e Android/iOS, a qual ficou linda e fiel ao original, da qual falarei logo mais abaixo.


O Filme

Double Dragon é um filme de ficção científica-futurista norte americano que foi produzido e lançado pelos cinemas no mundo no dia 4 de novembro de 1994. O filme se baseia de uma série de jogo dos anos 80 de grande sucesso dentro e fora dos Estados Unidos. O diretor de filme é James Yukich e o roteiro é escrito por Paul Dini (de Batman: The Animated Series, entre outros) e Neal Shusterman. No início de 1996, o mesmo filme foi lançado através de VHS para vendas e alugado por locadoras. Em 31 de agosto de 2004, foi lançado através em DVD.

Jimmy e Billy são vividos por Mark Dacascos e Scott Wolf.

O plot é bem simples, mas, muita gente hoje em dia reclama que o roteiro é ruim em comparação ao do game, mas, há quem discorde: No futuro, no ano de 2007, Los Angeles está arrasada após um violento terremoto. As ruas da cidade servem de palco para as disputas de gangues rivais que tentam dominar a região ou bairros inteiros. O nome da cidade muda para New Angeles. Áreas da nova cidade estão inundadas e arrasadas. Dois irmãos, Jimmy (Mark Dacascos) e Billy (Scott Wolf), especialistas em artes marciais, recebem a missão de guardar a metade de um antigo medalhão chinês, que quando completo pode dar incríveis poderes ao seu dono. A outra metade caiu nas mãos de Koga Shuko (Robert Patrick), um chefão do submundo do crime, que sonha em dominar todos. Ele não mede esforços para conseguir juntar as duas partes.

Há algo bem curioso e peculiar sobre este filme tão controverso: Resenhas pelos críticos, tais como a revisão do filme com o Washington Post não eram favoráveis. O filme também foi rejeitado pelos fãs e da opinião pública, porém, o feito alcançou consideráveis vendas em muitos países da América do Sul, quando foi lançado em VHS. Há um jogo de luta baseado na história do filme Double Dragon. Lançado para o arcade Neo-Geo, e com versões para Neo-Geo CD e PlayStation, traz os personagens da série no estilo anime, com uma jogabilidade similar à da série Voltage Fighter Gowcaizer, mas muitos pensam mais em King of Fighters (e um VIVA especial à música que toca no especial dos irmãos Jimmy e Billy, com um saxofone tocando).

Houve um desenho animado, porém, a série não foi muito adiante, infelizmente.


O Relançamento na Steam de Double Dragon Trilogy

A DotEmu trouxe Double Dragon Trilogy, aonde você pode jogar os 3 primeiros jogos em sua versão íntegra. Foi trazido à Steam numa quinta feira, dia 15 de Janeiro de 2015, pra alegria de milhares de fãs que sentiam falta tanto dos jogos originais, quanto de continuações. A DotEmu e´especializada em jogos retrô, o que a faz uma empresa bem visada pelos fãs, e inclusive, há o remake de Wonderboy A Dragon's Trap, que está sendo aclamado por haver um estilo cartunesco lindo, e a opção de se jogar na forma retrô, apenas puxando o gatilho do controle, tanto nos consoles quanto na versão Steam.

O nome já diz tudo, pois "Double Dragon Trilogy" traz os 3 primeiros jogos da franquia, Double Dragon, Double Dragon 2: The Revenge e Double Dragon 3: The Rosetta Stone, nos quais vocês controla os irmãos lutadores em busca da namorada raptada de um deles.

A trilogia vem com um visual muito fiel ao do fliperama, com leves melhorias gráficas e musicais (podendo decidir entre nova música ou clássica), modos Arcade e Story, controles personalizados (teclado e joysticks) e três níveis de dificuldade, e podendo jogar cooperativo pessoalmente ou online.

Não há muitas mudanças e melhorias, justamente para que remeta aos anos 80 e 90, e faça a pessoa se sentir numa experiência especial de volta no tempo.  Tanto nos celulares quanto na Steam, a jogabilidade é a mesma da época, e traz uma ótima experiência para quem curte um bom Beat Em up de início da era dos Arcades tradicionais. Não é uma conversão ou adaptação, mas, a versão dos Arcades portada para celulares e PC, não deixando a desejar em nada.

Dedicada quase que exclusivamente à jogadores da velha guarda, a trilogia é intensa e interessante já por si só, e tem algo bem legal pra quem vai jogar nos celulares, pro exemplo: Se você não é muito bom com a tela tátil, por exemplo, o jogo é compatível com a maioria dos joysticks criados para celular, com uma precisão muito melhor. Na questão da versão de Steam, já lhes garanto que é um preço baixo para três jogos maravilhosos da era antiga.

No modo Arcade, você tema  experiência clássica, da forma que estava nos fliperamas, da forma que o povo gosta. Caso você queira um desafio um pouco diferente, ou for novato, há o "modo história", aonde você vai desbloqueando fases e aumentando a dificuldade gradativamente, o que desperta bastante o gosto nas pessoas de "quero mais".

A jogabilidade ficou muito boa, as músicas estão bem portadas e sem gafes, os gráficos passam por filtros que mantém os pixels clássicos, sem perder qualidade ou esticar na tela. Não é emulação (ainda bem).

PRÓS
- Nostalgia
- Desafio
- Funciona com vários controles
- Fiel

CONTRAS
- Dificuldade enorme aos novatos
- são apenas os 3 primeiros jogos (podiam ser todos lançados até agora)

NOTA FINAL: 9,0

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.