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Ressaca Friends 2017 - como foi

Todos os anos, desde 2003, a galera que aguarda com ansiedade pelos eventos Anime Friends e Ressaca Friends sempre viram o famoso "mais do mesmo" só que com preço aumentando, e o que mudava eram os artistas internacionais convidados, que seria o maior diferencial, por alguns anos. Mas, aos poucos, mais empresas foram criando eventos de segmentos Nerd/Otaku/Geek/Gamer, ao ponto de haver quase todos os finais de semana pelo menos um a três eventos do segmento, o que, de certa forma, dividiu bastante o público, em relação aos gastos com ingressos, transporte, alimentação, etc.


Este ano, tivemos um anúncio que agitou o mundo Otaku/Nerd: a Yamato Corp vendeu o nome e direitos do Anime Friends e Ressaca Friends à Fontt Energy Drink/Maru Division, e, com isso, uma nova organização, ou até mesmo poderia chamar de "novo estilo" de organização, nascia para ambos os eventos.

Com pouco tempo em mãos (6 meses para fazer o Ressaca Friends, de primeira, ao invés de 1 ano para correr atrás de tudo, estandes, patrocinadores, etc), sendo o primeiro evento da Maru Division, tudo que foi prometido por eles, foi entregue, nem mais, nem menos, e isso já foi um salto bem forte.

Todo evento, independente de ser empresa de pequeno, médio ou grande porte, tem suas qualidades e defeitos, seus momentos estranhos, seus pontos fortes e fracos, e é um dos focos desta publicação.


Estrutura boa, pro que era esperado, porém, veio mais público do que era esperado em um Ressaca Friends (que geralmente é o último evento do ano justamente pra ser mais vazio, feito pra galera que só agora conseguiu férias ou não pôde estar em eventos de grande porte como Anime Friends, UpABC, CCXP ou mesmo BGS). Basicamente, não daria pra esperar nada maior do que foi visto, e, com o que tinham em mãos, estão de parabéns pelo primeiro evento nestas novas mãos.

O auditório, aonde rolaram coletivas de imprensa, entrevistas, etc, estava bom, porém, a localização em frente ao palco principal não ajudou muito na acústica, o que eu acredito que vai ser repensado e realocado na próxima edição. O som no palco principal, pelo menos ouvindo pelo lado "público" e não "em cima do palco", estava muito bom, salvo um momento ou outro de microfonia, a cada teste de som ou mudança de atração precisava ser regulado novamente (afinal, cada pessoa fala num tom diferente e numa distância diferente do microfone). Os Staffs estavam bem treinados, bem educados, só faltavam algumas informações que divergiam de um pro outro, em relação à horários, então, seria bom haver algum meio deles se comunicarem com mais facilidade entre si (talvez mais walkie talkies), porque, de atenção e cuidados com o público e com a imprensa, eles estão de parabéns, pois é bem raro eventos com esta qualidade em sua equipe.


Havia ônibus gratuito da estação de trem Tietê até o local do evento, o que foi um ponto super positivo, MAS, faltava sinalização e/ou mais staffs para avisar ao público do metrô em qual saída e qual local estaria o ônibus para o evento, mas, muita gente, por costume de outros eventos ser na rua atrás da estação, na voluntários da Pátria, a galera foi instintivamente para aquele lado,e  lá encontraram o staff que cuidava dos ônibus, então, para próximas edições, recomendaria à organização chamar mais uns 3 ou 4 staffs extras para ajudar a auxiliar do metrô ao ônibus, revezando durante o dia.


Como não foi utilizado o pavilhão inteiro, apenas uma parte dele, na Anhembi, havia um banheiro escondido atrás do estande de Baseball, e outro banheiro numa saída ao lado do palco, com um caminho um tanto extenso, mas, ao menos estavam bem sinalizados. Muita gente estava com uma hype enorme em cima do evento, ao ponto de ter de 3 a 5 vezes mais público que o ano passado. Nisso, havia gente demais no espaço, e mesmo com ar condicionados ligados, estava extremamente quente e abafado (ainda mais que haviam aberturas do ar do evento para fora, o que fazia com que ar condicionado não tivesse efeito algum em um dia quente. Tirando isso, se tivessem como abrir um espaço extra pra galera relaxar, até mesmo se fosse para sentar no chão, teria ajudado um pouco, segundo deu para notar do público.

Senti falta de um palco de karaokê (que sempre chamou muita atenção em eventos, e geralmente é uma das áreas mais lotadas até do que os shows das bandas ou concursos de cosplay, dependendo da época). Um concurso karaokê é sempre bem vindo. nisso, já posso emendar e comentar sobre a falta de mais atividades para o publico participar (afinal, nem todo mundo estava ali para entrar no auditório ou no Meet&Greet com os artistas internacionais, então, mais interatividade pode vir bem a calhar, como gincanas, karaokê, área de batalha campal, arco e flecha, etc. Havia apenas uns poucos estandes de videogame e de Baseball mesmo, de interatividade). Maioria dos estandes era de vendas ou exposição. Em questão de logística, poderia até comparar como sendo uma "mini CCXP" em formato de divisão de espaço entre estandes, Artists Alley, etc. Então, dá para dizer que o espaço que tiveram para utilizar foi bem utilizado e distribuído.

O ator e autor, Felipe Folgosi, com suas obras Aurora e Comunhão, na Artists Alley
A área cosplay, para trocar de roupa, guarda-volumes gratuito para cosplayers, etc, tem alguns feedbacks positivos e outros negativos a serem comentados, pois houveram reclamações no domingo, pela questão de ser pouco espaço no guarda volumes e dentro, para o povos e trocar (no sábado tava mais calmo, então, foi mais para o dia mais cheio que houve isso). Dentro do camarim cosplay, haviam apenas duas portas, sem divisão "homem/mulher", e algumas pessoas não gostaram muito disso, outras nem ligaram. Levando em conta que o povo brasileiro tem já de costume educação diferente do Japão, isso acabou sendo problema, mas, havendo respeito entre os cosplayers, não seria problema em momento algum. Talvez fosse melhor haver 4 portas ao invés de duas, na próxima edição, e estar escrito na porta se era masculino ou feminino (se bem que, mesmo assim, ainda haveria muita discussão sobre o assunto, mas, seria menos discussão do que houve sobre não haver especificação na porta).


Como de praxe, os alimentos eram "preço de evento" (para se alimentar, como sempre, acima de 20 reais), mas, muita gente reclamou mesmo é da falta de opções, pois eram umas 5 ou 6 barracas de comida, poderia ter mais opções (e eu admito que gostaria de opções mais em conta). Mupy, como sempre, fazendo sucesso nos eventos, sempre geladinho, esgotava rápido.

em relação à "Sala de Imprensa", o espaço tava bem simples, mas, de certa forma, satisfatório. Havia wifi para os jornalistas poderem publicar algumas notas durante o evento, ou mandarem fotos, vídeos e textos por e-mail ou diretamente em seus veículos, o que ajudou bastante. Haviam muitas tomadas, então, dava para ligar celulares, notebooks, etc, caso esgotassem as baterias, então, outro ponto positivo. Uma pequena geladeira com água e alguns sucos dos patrocinadores à disposição, porém, acabavam rápido e demorava para ter reposição, mas, isso era devido ao estoque limitado dos produtos, então, é normal. Seria legal haver uma espécie de painel com os patrocinadores em algum canto da sala de imprensa, pro caso dos jornalistas resolverem gravar algumas entrevistas ali, mas, isso fica de sugestão para a próxima edição.


Uma coisa que foi boa, mas, ao mesmo tempo confusa, foi o fato de, ao invés de colocarem mapa do Ressaca Friends em enormes painéis, colocaram já o mapa do Anime Friends 2018 antecipado, o que causou uma certa comoção no público, que ficou confuso, achando que seria o do Ressaca. (Pequeno adendo ao "Cospley" escrito, mas, isso até deu pra relevar, não duvido que acabe sendo usado como piada em jogada de marketing! ^^).


No palco, foi dividido horários entre bandas e cosplays de uma forma que, pra quem vai há mais de uma ou duas décadas em eventos, foi até que satisfatória. Uma reclamação por parte dos cosplayers, em relação ao palco, era a falta de fichas na inscrição, e de informações. Mais de 100 cosplayers queriam participar, haviam umas 50 fichas de inscrição ou menos, então, teve gente que saiu chateada.

Da parte da organização, eles estavam sempre atentos, pedindo feedback do que estava legal, do que precisava melhorar, para saber tanto do público quanto das atrações e jornalistas o que estávamos achando. Esta atenção e preocupação da parte deles já ganhou meu respeito, pois são poucos, bem raros, os eventos e empresas que fazem isso. Normalmente, qualquer feedback negativo ou de "podia ser melhorado de tal forma", em outros eventos, resultaria em banimento da pessoa em próximas edições, mas, neste caso, eles querem melhorar, se moldando ao que o público pede.

Em resumo, para um primeiro evento desta equipe que adquiriu as marcas Anime Friends e Ressaca Friends, eles fizeram milagre e entregaram o que eles prometeram, mesmo não sendo o que o público esperava (porque o público sempre quer mais e mais, logo, eles vão se esforçar para conseguir conquistar a galera), mas, acredito que as coisas vão melhorar bastante nas próximas vezes, e lá estarei eu, para conferir e cobrir, seja aqui pela Jam Station, seja com as parcerias com Angústia Nerd, Ministros do Riso, Raknay, e com youtubers, como o Luigi Alquimista.

Para o público que foi, esperamos que tenham conseguido curtir um pouco, mesmo com o calor, e para o que não foi, estejam preparados, pois até Oreskaband está para vir neste novo Anime Friends, dentre outras atrações.

Abaixo, fotos dos dois dias, para mostrar um pouco do que rolou:

 
 Até a próxima! ^^

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