[CRÍTICA + FILME COMPLETO] Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventríloquo
A sinopse no IMDB diz: "Em uma instalação em Gotham City, Batman descobre a máfia mudando medicamentos para pacientes mentais. No entanto, é nessa facilidade que nos aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de personagens que não queriam, mas foram pegos na vida do crime. Um conto da vida brasileira através dos olhos da cultura pop."
Fã-filmes, quando bem feitos, podem agradar. Geralmente os que mais recebem destaque são produções na língua inglesa. Mas... Já ouviu falar de algum fã-filme brasileiro que fez sucesso internet afora? Pois bem. Esse é o caso de "Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventríloquo". Sim, um fã-filme brasileiro do Batman de qualidade! [Li que foi o primeiro longa metragem do Batman feito por um fã. Alguém confirma?]
Em entrevista ao Boletim Nerd, o cineasta Elvis delBagno conta que o projeto começou lá em 2008, na mesma época em que a Marvel iniciava seu universo compartilhado no cinema. Ele queria um filme de super-herói que resgatasse a essência filosófica dos quadrinhos.O filme começou a ser produzido em 2010 e levou quatro anos para ser finalizado, custando cerca de R$ 80 mil ao fim. No final de 2014 enfim foi lançado o resultado.
Tendo agradado o público em diversos festivais dos Estados Unidos, inclusive ganhando prêmios, o longa não teve o mesmo sucesso no Brasil. A situação entretanto parece ter mudado após o lançamento online, onde, com mais visibilidade, o público parece ter abraçado melhor o projeto.
Com um clima noir, a trama se passa ao longo de uma conversa entre Bruce e Alfred, onde, em paralelo, é mostrado Batman investigando um esquema de alteração de remédios do Arkham. Os responsáveis são Ventríloquo e Scarface. A história acompanha diversos personagens, relembrando, através de flashbacks, seus passados e motivos para estarem ali onde estão. É a composição de um universo. Vemos as situações por outro ângulo, numa busca de encontrar o bem e o mal presentes em cada um. Os diálogos profundos e reflexivos acabam por dar peso aos personagens.
A trilha sonora também marca presença e envolve-se com a história. Músicas em inglês e português, em ritmos alegres e tristes, agitados e lentos, e até mesmo a ausência de canção em determinadas cenas, tudo isso influencia na experiência e possui um significado para o momento. A cultura pop é outra que está inserida na trama, com diversas referências a filmes ao longo dos diálogos, além de cenas do próprio Scarface de 1932.
Na Psicose do Ventríloquo é uma obra que faz jus ao Batman dos quadrinhos e que, ao fim, deixa a vontade de querer ver mais produções do tipo. Parabéns aos envolvidos.
Acesse a página do fã-filme no Facebook aqui. Confira o longa completo logo abaixo:
BATMAN FAN FILM: A Batman's Tale: (Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventriloquo) from Elvis Vive Produções on Vimeo.
Após o longa, confira uma cena deletada aqui.
Post a Comment