Lista de Melhores Apresentações em Realitys Musicais (do PH)
Fala minha gente! Espero que estejam muito bem! Aqui é o PH, de volta para falar com vocês sobre reality shows, os musiciais, a minha paixão! Você pode até achar que é um tipo de programa que não revela nenhum talento relevante e logo se torna uma perda de tempo... em parte, confesso a vocês que concordo com esse pensamento, mas é maravilhoso quando nos vemos presos há uma apresentação especifica de determinado candidato - a gente torce um bocado para que ele vença e muitas vezes isso não acontecem (poucos dos casos dessa lista são de vencedores de suas temporadas) - mas determinada performance deixa o candidato marcado.
Mas afinal: o que torna a apresentação de determinado candidato como um momento inesquecível? A escolha da canção, a forma como ela é apresentada, o carisma do participante, a reação da audiência? São N fatores que contribuem para isso e inspirado em minhas experiências acompanhando programas no Brasil e ao redor do mundo, montei essa listagem a vocês. Reforço que tudo o que vão ver nas próximas linhas se resume a minha visão dos eventos, logo, seja respeitoso no campo dos comentários e aproveite também para deixar a sua opinião, as suas apresentações favoritas. Sem mais, bora para lista!
1. Amanda Brown - Dream On [Aerosmith] (The Voice EUA - 3ª Temporada)
Nos nocautes, ela já mostrou que nasceu mesmo para o rock e seu momento de brilhar mesmo foi nos Playoffs, com esse clássico do Aerosmith. Daí não teve para ninguém: a gata mostrou que tem gogó e entregou essa obra prima, surpreendendo a bancada e aos fãs. Infelizmente, a lenda foi até o top 6 da competição, mas ganhou o coração e as memórias dos fãs, que consideram essa como uma das melhores performances do programa até hoje.
2. Nia - Run the World [Beyoncé] (OT 2020)
Pegando meu voo sem escalas em direção a Espanha, venho falar com vocês sobre Nia, vencedora da temporada de 2020 do Operacíon Triunfo (reality original que inspirou o FAMA aqui no Brasil e que eu expliquei melhor no meu post sobre o novo programa da Globo, o Estrela da Casa). A temporada foi marcada por inúmeras performances marcantes e pela pandemia da Covid-19, que obrigou a emissora a encerrar a exibição do programa temporariamente (além do Brasil, a Espanha foi um dos países mais afetados pela pandemia).
Desde a estréia, na gala 0, a garota das Ilhas Canárias já chamou atenção porque sabia cantar, dançar, tinha um flow maravilhoso para o rap e entregava carisma e desde deste dia eu já torcia para ela ganhar a temporada. A cada semana, ela seguia entregando performances e mais performances, dos mais diferentes generos musicais, até que na gala 5, os professores lhe deram Run the World, de Beyoncé, uma das maiores referências dela. O resultado você vê no vídeo e isso só serviu para reforçar que ela iria ganhar a temporada, não importava o que ocorresse. E bem, o prêmio veio e vamos combinar, ela mereceu muito!
3. Alex & Sierra - Gravity [Sara Barielles] (The X Factor EUA - 3ª temporada)
Você pode se lembrar desse casal lá em 2014 por conta de sua versão de uma música da Britney Spears, mas hoje eu venho falar com vocês da apresentação deles na semifinal da temporada. Não é novidade que o The X Factor não deu muito certo nos EUA (foram 3 temporadas, sendo que o artista mais lembrado revelado pelo programa na terra do tio Sam foi o Fifth Harmony, atualmente em hiato indeterminado) e confesso que do que acompanhei dela, tenho mais memórias com essa temporada. Alex e Sierra eram namorados que tinham uma química muito boa, vozes harmoniosas e funcionavam muito bem juntos.
Tendo sido vencedores de sua temporada (como Nia, desde a audição, eles já eram carta marcada na final), os dois vieram de uma linha bem sólida de apresentações, com Alex servindo uma linha meio bom moço / badass e Sierra a linha moça reservada do vozeirão, que acabou por render uma performance emocionante dessa canção da maravilhosa Sara Barielles.
4. Hugo Rafael - Maria Maria [Milton Nascimento] (Jovens Talentos - Programa Raul Gil)
E temos apresentação brasileira sim! Por mais que o Raul Gil seja tido como um "programa de variedades", o forte do homem do microfone dourado foi revelar talentos. E Hugo Rafael foi um deles, por mais que não seja um nome que você ouça facilmente, Hugo é um artista fantástico, que não brincava em serviço quando o assunto era cantar. Em 2011 ele participou de uma era de ouro do programa, sendo vencedor de sua temporada dos Jovens Talentos (que desde da época da Record e em sua passagem pela Band, era um dos meus quadros favoritos do programa).
Aqui ele se apresentou durante a etapa Kids do programa, já tendo vencido sua temporada e como podem ver, o cara não brinca em serviço quando precisa cantar. Confesso que em sua temporada, eu torcia para outros candidatos (Diego Natan e Elton Soul), mas essa performance me fez entender que sua vitória foi merecida demais da conta. E ainda falando sobre Raul Gil...
Menção Honrosa: Geisilaine e Robinson Monteiro - Pra Sempre Vou te Amar
Escrevo essa parte da postagem com lágrimas nos olhos e alegria no coração. Essa performance aconteceu entre dois dos melhores calouros que o programa teve, em suas respectivas gerações. Robinson Monteiro, o anjinho, como era chamado em sua temporada (exibida na Record no começo dos anos 2000) foi um fenomeno desde o começo - ele não abaixava a cabeça para críticas pesadas dos jurados e seguia entregando muito a cada semana. Anos depois, Geisiliane, já na época da Band, também dava seus passos durante os Jovens Talentos, marcada por performances de grandes clássicos da música brasileira, dentre elas, Manhãs de Setembro, da Vanusa.
Em 2014, o programa homenageou o legado e a jornada de Robinson no quadro Homenagem ao Artista e fizeram muito bem em trazer a garota para cantar o hino romântico que deixou o rapaz conhecido: Pra Sempre vou Te Amar. A postura de Geisi, somada a humildade e o carisma, somado aos vocais incríveis do Robinson tornaram essa, pra mim, uma das melhores apresentações em programas que eu já assisti.
5. Anna Maz - Wuthering Heights [Kate Bush] (Canta Comigo)
Costumo dizer que existem apresentações magnéticas, que são capazes de te prender do começo ao fim sem te fazer sequer piscar. Essa performance da Anna faz isso comigo... Canta Comigo é um programa que eu quase não acompanho, mas depois de assistir a audição dela cantando o Fantasma da Ópera, pensei junto as vozes de minha mente: essa menina tem algo especial. E ela tem mesmo, porque cantar Kate Bush é para poucos e Aninha entregou OURO aqui.
As partes mais altas da canção pareciam uma dança na minha cabeça, daquelas danças chiques que a gente vê nos filmes e mesmo não sabendo nem atravessar a rua, a gente para para prestigiar. Os olhares da interpretação dela me remeteram ao estilo da própria Kate, mas com a essência e o talento inegável da Anna, que a tornou campeã de sua temporada, ainda que uma de suas principais adversárias também chegou a final mostrando que não tinha nada a perder.
6. Lia Lira - Stand Up [Cynthia Erivo] (Canta Comigo)
Já ouviu aquela frase: se for para cair, eu vou cair atirando? Isso pode não fazer muito sentido, confesso, mas o que Lia fez aqui foi de tirar o chapéu! Competindo na final ao lado da Anna Maz, Lia fez uma das melhores versões da canção da Cynthia Erivo que eu já ouvi (e olha que a original já é estupidamente maravilhosa e que existem inúmeras versões dessa mesma canção cantada em vários realitys ao redor do mundo).
O que me pega nessa apresentação é a imponência da artista ao começar, a troca de olhares rápidas com os jurados e a gana para mostrar seu talento lírico e vocal. Lia, você pode não ter ganho a temporada, mas mora no meu coração!
7. Chris Blue - Rhythm Nation [Janet Jackson] (The Voice US - 12ª Temporada)
Chris Blue é a prova que ser o último a ser escolhido lhe torna um vencedor se você tiver ao menos uma pessoa que acredite em você e no seu talento. E em 2017 ele foi o último artista a virar a cadeira de sua mentora naquela temporada, a querida Alicia Keys. Passando por todas as fases, a grande final era a cereja do bolo e Chris não queria deixar de impressionar, aceitando o desafio de performar uma das maiores canções de Janet Jackson: Rhythm Nation. E ele fez com tamanha maestria que se tornou campeão de sua temporada.
8. Gugu Zulu - I Was Here [Beyoncé] (The Voice Alemanha - 11ª temporada)
Caminho para o fim dessa lista com essa que para mim é, sem dúvidas, uma das melhores apresentações dessa canção em programas de TV. A Beyoncé tem várias pedradas consideradas muito difíceis de cantar e I Was Here (junto com Listen) é uma delas. Aqui a Gugu não fez feio, muito pelo contrário, iniciou a canção em outro dialeto (ela é de origem sul africana) e não fez feio diante das câmeras para todo o país, ao vivo (pois essa fase, que seriam o tudo ou nada antes dos shows ao vivo já foi exibida ao vivo, não gravada como em outras temporadas). Gugu infelizmente não ganhou sua temporada (ficando em 2º lugar na grande final), mas ainda sim, deixou essa apresentação como uma das mais marcantes (vocalmente e pessoalmente) falando de sua passagem pelo show.
9. Nikki Garden - Volverte a Ver [Juanes] (La Voz Teens Colombia)
10. Naiara - La Gata Bajo La Lluvia [Rocío Durcal] (OT 2023)
Post a Comment