O Terror do Século XX
(publicado originalmente em Reg Thorpe - Fornit Some Fornus)
Padre Damien Karras: "Onde está Regan?"
Demônio: "Aqui. Conosco."
Apesar de Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair terem me dado (desculpem!) mais cagaço, acho que o clássico O Exorcista (1973) é muito mais assustador se levado em consideração a proporcionalidade. Calma, eu explico: o filme em que a garotinha Regan é possuída por um demônio foi lançado no início dos anos setenta, época em que a internet e muitos meios de comunicação de hoje em dia ainda estavam longe de serem lançados. Para um filme causar uma repercussão parecida com a de, digamos, Atividade Paranormal , ele teria que ser impactante o suficiente para superar essas limitações tecnológicas da época.
Além de tudo isso, e sobretudo devido a essa limitação da capacidade de divulgar e disseminar informações na época, a produção de O Exorcista sempre foi rodeada de mistério, lendas de bastidores e histórias sombrias. Há alguns anos, o Fantástico fez uma matéria dizendo que alguns membros da produção perderam a vida durante o período de filmagem do longa. Outra história dizia que uma gestante que fazia parte da equipe perdeu o bebê. A verdade é que, ainda hoje, muitas dessas histórias nunca foram confirmadas, embora realmente dois membros do elenco do filme tenham morrido um pouco antes do lançamento de O Exorcista nos cinemas: o ator Jack MacGowran (que interpretou Burke Dennings) perdeu a vida devido a uma epidemia do virus Influenza aos 54 anos de idade, e a grega Vasiliki Maliaros (que sequer era atriz e fez o papel da mãe do Padre Karras) morreu aos 89 anos.
Merrin e Pazuzu |
Chris e Regan |
Um dos principais pontos positivos de O Exorcista é a simplicidade da história e o descompromisso de ter que explicar tudo ao expectador. As coisas acontecem simplesmente porque são assim e ponto final. Digo isso pegando como exemplo o que os produtores de Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair tentaram fazer com as franquias ao produzir as duas sequências: explicar o motivo dos acontecimentos dos filmes originais.
O prólogo de O Exorcista começa em uma escavação arqueológica no Iraque. O Padre Merrin encontra uma curiosa e assustadora estatueta do que parece ser um demônio. A expressão no rosto de Merrin ao se deparar com o estranho ídolo revela que aquele não é o primeiro contato do padre com aquela imagem.
Karras e O Demônio |
Os caminhos de Merrin, Chris, Regan e Karras começam a se cruzar quando a garotinha de 12 anos passa a ter alguns comportamentos estranhos. Os médicos dizem a Chris que aquilo pode ser um distúrbio cerebral, mas os exames não revelam nada. Enquanto o estado de Regan piora a cada dia, a crise do Padre Karras chega ao limite quando começa a se sentir culpado pela morte da mãe.
Batalha final |
Vi as duas versões de o Exorcista. A antiga, lançada em 1973 e a Versão do Diretor, lançada em 2000 com onze minutos de cenas cortadas da versão original, que inclui a assustadora parte em que Regan desce as escadas "engatinhando" de costas.
O Exorcista é, definitivamente, o melhor filme de terror de todos os tempos.
O Exorcista - trailer
O Exorcista - trailer (Blu-ray)
Post a Comment