Jam Station Aprensenta: SHOCKER PROJECT!!
Oi, eu sou Dan Higa, devem me conhecer de postagens como o Assoprando o Cartucho, hoje eu estou aqui para apresentar à vossas pessoas essa iniciativa honrada: A SHOCKER PROJECT!!
Se trata de uma iniciativa criada por mim, Jorge Gomes e o Professor Francisco, a ideia consiste em dar destaque e reviver boas produções da cultura pop japonesa que vem sendo deixadas de lado nos eventos. E como faremos isso? O Gomes conseguiu um espaço bacana e lá todas as tardes de sábado iremos exibir uma programação que será aberta ao público. A ideia é reunir amigos para assistir Tokusatsu e animes um pouco e reviver séries gloriosas que eternamente merecerão destaque, e com isso tentar trazer um novo público para este meio.
Porque o nome Shocker Project? Simples, Shocker era o nome da diabólica organização criminosa no primeiro seriado Kamen Rider (1971), uma organização conspiratória que vivia nas sombras da sociedade, e assim como a Shocker o nosso objetivo é megalomaníaco, iremos conquistar o mundo!!
Acho que o meio "otaku" está ficando cada vez mais banalizado, sempre na mesmice, eventos sempre com as mesmas atraçõezinhas e pior de tudo, coisas que merecem seu espaço vem sendo esquecidas, como animes épicos e os seriados de tokusatsu.
Godzilla - 1954 |
Godzilla vs Mothra - 1992 |
Godzilla vs King Ghidorah - 1991 |
Com o tempo começaram a surgir os seriados com heróis como protagonista, séries como Gekko Kamen, National Kidd e entre outras começaram a dar as caras. O tempo foi passando surgiram vários gêneros de tokusatsu, alguns estúdios famosos como Tsuburaya, Tohei, Toho e entre outras. Geralmente eram séries que envolviam ficção cientifica, muita ação e algumas delas diria que foram pioneiras em tratar do tema ecologia (Spectroman seria um exemplo), levando-se em conta que tal assunto só passou a ser abordado seriamente no âmbito mundial após o fim da guerra fria.
Séries como Ultraman e Kamen Rider sem dúvidas serão eternos ícones da cultura pop japonesa, os porradeiros das antigas representantes do Nippon Tamashi!! Durante muito tempo não era possível
se pensar em Japão sem se lembrar destes eternos guerreiros.
Kamen Rider V3 - 1973 |
Ultraman - 1966 |
No Brasil séries como National Kid e Ultraman fizeram muito sucesso na extinta Tv Tupi, mas o grande BOOM veio mesmo nos anos 80 com a Rede Manchete que passou a exibir Jaspion e Changeman. As duas séries fizeram tanto sucesso que resolveram exibir mais séries do gênero, então vieram Flashman, Jiraiya, Jiban, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector...e outras emissoras também passaram a querer exibir tokusatsu's. Essas séries renderam muito em venda de brinquedos, disco vinil com musicas das séries em versão brasileira e até criaram Circo Show, cuja suas apresentações lotavam mais que show do Roberto Carlos.
Changeman - 1985 |
Jaspion - 1985 |
Como podem ver acima a imagem da série Dengeki Sentai CHANGEMAN de 1985, se trata de cinco guerreiros cada um com um traje de combate de cores diferentes. Este subgênero criado pela TOEI é chamado de Sentai (esquadrão), desde de 1975 até os dias de hoje a TOEI exibe uma série de Sentai por ano. No entanto os americanos se interessaram no molde e compraram os direitos de adaptação destas séries, então de 1992 em diante as séries de sentai passaram a ter uma versão americana, conhecidos como Power Rangers. A primeira série a ter uma versão americana foi Zyuranger de 1992 e a partir daí toda nova série de Sentai lançada no Japão seria transformada em uma temporada de Power Rangers no ocidente. Nos primeiros Power Rangers os americanos só filmaram praticamente as cenas dos personagens com seus trajes civis, quando eles se transformavam a maioria das cenas eram da série japonesa editava e dublada.
Eu sinceramente ODEIO Power Rangers, pra começar sou contra adaptações, se algo já existe não tem porque faze-la de novo, é evidente que é uma forma de colonialismo cultural americano, eles já possuem diversos heróis e produções, mas mesmo assim quando surge algo interessante em outros lugares eles sempre tentam arrumar um jeito de se apropriar e ficar com a fama. Sem falar que acho as versões americanas totalmente abobadas, infantilizadas ao extremo. Em Zyuranger eles eram guerreiros misticos de tempos remotos que foram selados e despertaram nos tempos atuais, em Power Ranger são cinco adolescentes leite com pera que estudam na mesma escola que foram escolhidos para combater o mal. Os personagens não são marcantes, enquanto na maioria das séries originais os personagens possuem características diferenciadas, as séries costumam ter uma carga dramática (com direito a morte de integrante do esquadrão em algumas séries).
Zyuranger - 1992 A primeira série a ser transformada em Power Ranger |
Fico indignado quando vejo certos otaquinhos que torcem o nariz pra tokusatsu, fazem pouco caso e julgam sem conhecer direito, é uma verdadeira imbecilidade. Tokusatsu e Animes são partes da cultura pop japonesa, elas andam juntas e se completam, muitos animes foram inspirados em Tokusatsu e vice versa.
Akira Toriyama criador de Dr Slump, Dragon Ball (esta que é endeusada pelos Otakus), em suas obras são repletas de referências a Godzilla, Ultraman, Kamen Rider, se repararem as Forças Especiais Ginyu é uma sátira de sentai, Grand Sayaman lembra muito o Machineman e assim por diante. Shotaro Ishinomori, um monstro sagrado no meio dos Tokusatsu, ele é criador dos Kamen Riders, Kikaider, Kaiketsu Zubat, Inazuman, Bycrossers, Machineman, criador do conceito de Sentai...ele é um magaka, entre suas obras está o clássico Cyborg 009. Séries como Kikaider e Kikaider 01 tiveram suas versões animadas, o especial animado Kamen Rider SD e sem falar de diversos animes que carregam temática tipica de Tokusatsu, basta olhar o concept art dos artistas que elaboram e desenham os design dos vilões e veículos para constatar que aquilo é puro traço de mangá.
Portanto essas séries merecem sim destaque, por se tratarem de patrimônio histórico e por lutarem bravamente desde dos anos 50 em suas séries repletas de boas mensagens, lição de moral e usando essas organizações malignas como plano de fundo para críticas ao egoismo e ganancia de nossa sociedade.
Kikaider (outro heroi de Ishinomori) um Tokusatsu de sucesso que teve sua versão anime |
Kaiketsu Zubat Uma das muitas grandes criações de Ishinomori |
Também exibiremos animes, de preferencia séries que mereciam ter mais destaque mas infelizmente não são muito populares por aqui, ou então algumas que já foram populares mas veem sendo esquecidas. Um exemplo é Hokuto no Ken, na minha opinião é o anime/mangá que está acima de TODOS, ele tem enorme importância no Japão e fez sucesso em vários países. Um anime de macho, brucutu, violento, bruto, profundo com fatos que nos fazem parar pra pensar em nossa sociedade, conceitos de justiça e muitos acontecimentos e personagens que podem ser relacionado com fatos e personalidades históricas da vida real.
Um outro exemplo seria Dr Slump, de autoria de Akira Toriyama. Infelizmente por aqui ele é apenas conhecido por ter criado Dragon Ball Z, mas Dr Slump possui um humor único, pra mim séria um equivalente a Chaves/Chapolin no Japão, na minha opinião essa obra é bem superior a Dragon Ball.
Enfim, chegou a hora de dar um Rider Kick nos otaquinhos leite com pera que acham que esse universo se resume a Naruto, Bleach, DBZ!!
Conto com a presença de todos, muito mais do que um encontro e mera exibição, será a oportunidade de se reunir com amigos que curtam as mesmas coisas, trocar idéias, se divertir, trocar episódios, comer guloseimas e quem sabe depois jogar um futebolzinho no campo que tem lá, ou combinar de jogar partidas de RPG, Magic ou até mesmo emendar um rolezinho noturno. Aguardem que estamos planejando também fazer um "Tokurrasco".
Bora nos divertir nas tardes de sábado, e nem preciso dizer que é a oportunidade perfeita pra se conhecer pessoas, formar novas parcerias e projetos. Curtam a página da Shocker Project clicando aqui (conheço um cara que disse que você não seria fodão o suficiente para curtir a pagina! Mostre pra ele quem manda!).
Lá na pagina manteremos vocês por dentro dos detalhes e fiquem de olho na programação!! Até mais cambada, e continuem lendo a Seção Assoprando o Cartucho!
Post a Comment