Diversidade e tolerância: do roteiro à realidade
Documentários, filmes e séries permitem compreender melhor a realidade da população LGBT, seus problemas e suas perspectivas
O Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia é celebrado em 17 de maio ecomemora a eliminação da homossexualidade da lista de doenças mentais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora seja um fato que a homossexualidade saiu da lista de doenças em 1990, é ao longo do tempo que a tolerância em relação à diversidade sexual vem se tornando uma realidade, principalmente por causa dos exemplos dados por pessoas reais e por personagens da ficção.
A televisão é um instrumento fundamental para criar conscientização e sensibilizar as pessoas sobre diversos temas. Por isso, a HBO selecionou alguns filmes, séries e documentários que abordam questões sociais e emocionais que são enfrentadas pela população LGBT.
Realidade nua e crua
O documentário da Vice “A Prayer for Uganda” (“Uma Prece para a Uganda”, em tradução livre), exibido pela HBO, é uma das produções audiovisuais mais realistas sobre a situação de uma população homossexual submetida a condições de extrema intolerância e violência, e que teme pela própria vida todos os dias.
Em 2014, o presidente da Uganda sancionou uma lei anti-homossexualidade que estabelecia a pena de morte para quem cometia “reincidência” no “delito da homossexualidade”. Devido à pressão internacional, a pena foi transformada em prisão perpétua. O ódio semeado por grupos religiosos extremistas se soma à impunidade e à violência de uma sociedade civil bárbara, tendo como resultado estupros sistemáticos de lésbicas e violências físicas toleradas contra homens gays.
Em busca do sentido
A série Looking mostra o mundo em que a diversidade sexual é aceita, mas também lança perguntas existenciais da perspectiva de três personagens com perfis diferentes. Eles expõem as suas inseguranças e necessidades afetivas ao mesmo tempo em que discutem assuntos como a aceitação familiar e a escolha de manter relações sentimentais abertas ou fechadas, além de debaterem questões relativas ao vírus HIV.
A incapacidade de se aceitar
O policial da série True Detective Paul Woodrugh enfrenta um longo e difícil caminho para lidar com a sua natureza, que vai da negação total até a batalha pelo reconhecimento da própria opção sexual.
O amor não tem gênero
Um casal emblemático da ficção é composto por David Fisher e Keith Charles, da série Six Feet Under.Eles mostram que o amor, a comunicação e a compreensão podem criar laços fortes que superam qualquer coisa.
Para ganhar uma guerra, é preciso iniciá-la
Durante o início da crise da AIDS em Nova York, nos anos 80, ativistas LGBT e seus aliados precisaram travar uma verdadeira batalha para expor a verdade sobre a epidemia. O drama original HBO The Normal Heart apresenta a luta dessas pessoas contra o ódio e o preconceito que dominava a cidade.
Conheça melhor estes personagens fascinantes na plataforma digital HBO GO.
Post a Comment