Vem aí: The Voice Austrália (e o que você pode esperar de uma das melhores versões da franquia)
Olá, você da internet! PH está de volta para falar de uma das minhas versões favoritas da franquia The Voice: a versão australiana do show. E se você tá achando que o programa da terra dos cangurus e dos coalas só tem esses pets temáticos, fica comigo que porque eu vou aproveitar para lhe apresentar alguns artistas maravilhosos. E antes de mais nada, fica um questionamento: você daria chance para as artistas dos vídeos abaixo?
Os vídeos acima são duas das audições do programa, sendo a primeira Karise Eden, vencedora da primeira temporada (de 2012) e Tarryn Stokes, vencedora da última temporada, no ano passado. Contextualizando o programa para você que nunca assistiu: o The Voice é um formato original da Holanda que estreou em 2010 e a partir de 2011-2012, o programa teve um boom no mundo todo, com inúmeras versões sendo adquiridas por emissoras, dentre elas, o canal 9, onde o programa foi exibido até a nona temporada, em 2020. Em 2021, o programa foi para o canal 7, onde é exibido até hoje.
O painel já foi formado por cantores que você deve conhecer bem: Seal (cantor americano de hits como Crazy e Kiss From a Rose), Joel Madden (vocalista da banda de rock Good Charlotte), Ricky Martin (o divo da musica latina, dono da canção Livin' La Vida Loca), Will.I.Am (do Black Eyes Peas), Kylie Minogue (artista visionária orignal da Austrália, dona dos hits Can't Get You Outta of My Head e Padam Padam), Jessie J (que já foi jurada na versão britânica do programa), Kelly Rowland (do Destiny's Child), Joe Jonas (dos Jonas Brothers), Boy George (do Culture Club, famoso nos anos 1980 com a canção Karma Carmeleon), Rita Ora e Jason Derulo.
Além disso, o show reuniu artistas do próprio país como jurados, que se tornaram artistas que eu passei a ouvir e consumir seu trabalho com o tempo, como Delta Goodrem (atriz e cantora local que ao lado de Seal, é a única jurada com duas vitórias seguidas no show), Jessica Mauboy (cantora que ficou nacionalmente conhecida por participar do Ídolos australiano) e Guy Sebastian (que foi vencedor da primeira temporada da versão australiana do Ídolos). Cito também o divo do country e marido da queen Nicole Kidman, Keith Urban (que para título de curiosidade, também é australiano).
A próxima temporada está com estreia marcada para 19 de agosto e os vídeos são lançados no canal do programa no YouTube e você poderá ficar ligado nas minhas análises aqui no Jam Station com um resumo breve das audições até a final. Esse ano, houve uma mudança na bancada de jurados, logo, vou falar um pouco deles nas próximas linhas, para você já ficar habituado de quem é quem. Exceto o Guy, que segue como jurado desde à 8ª temporada, o juri esse ano será composto por 3 novos rostos que eu acredito que você conheça pelo menos um deles.
Adam Lambert
O americano com experiências em reality shows e atual frontman do Queen foi participante do American Idol e jurado do X Factor Austrália, vencendo a última temporada do show é uma das novas aquisições na bancada do The Voice esse ano. Vocalista de primeira categoria, conhecendo sua personalidade forte e decidida, sinto que ele vai entregar momentos inesquecíveis ao lado do juri para disputar os candidatos de seu time.
LeAnn Rimes
Kate Miller-Heidke
Ver esse vídeo vai te provar algo: Kate é uma vocalista e performer de mão cheia! Possuindo uma carreira dentro do país há mais de 20 anos como cantora e atriz, sua vida mudou ao se tornar representante da Austrália no Festival de Música Eurovision em 2019. Na bancada de jurados, creio que ela vai servir carisma e uns memes de qualidade, pois pelo que vi dela, ela demonstra ser uma pessoa bem up. Seu trabalho envolve um estilo de pop mais alternativo, o que pode render a ela boas apostas de candidatos (embora eu sinta que dentre os 4, ela vai ser a menos escolhida numa disputa, em detrimento dos demais jurados).
Guy Sebastian
Vencedor da primeira temporada do Ídolos australiano, Guy possui uma jornada muito extensa, não apenas como cantor, mas também como jurado de reality shows. No The Voice, é mentor desde à 8ª temporada e caminha para sua 5ª participação no show, tendo ganhado em 2021 com a maravilhosa Bella Taylor Smith. É um vocalista, instrumentista e performer de primeira categoria, polemico em alguns de seus comentários e posicionamentos, mas ainda se destaca como um bom mentor a seus treinados.
Até o momento, não temos a ordem de como a temporada vai se desenvolver, mas seguindo como base a temporada do ano passado, o programa ocorre da seguinte forma:
- Audições as Cegas: fase inicial do programa, onde os mentores montam seus times para seguir na competição. Atualmente, cada time é formado por 12 artistas, mas em temporadas anteriores, os times chegavam a ter 14 artistas ou cabia ao mentor escolher quantos artistas queria trabalhar;
- The Callbacks ou Nocautes: nessa fase, os mentores montam suas equipes em trios com um tema de música especifico, onde, no trio: um artista era classificado diretamente para a fase seguinte, outro artista era salvo para cantar novamente (numa espécie de tudo ou nada) e outro artista era eliminado. Em temporadas anteriores, apenas um artista avançava para a fase seguinte e os artistas perdedores do desafio poderiam ser salvos pelos outros mentores através do botão SAVE em suas cadeiras (esse botão foi removido desde à 10ª temporada);
- The Ultimate Callbacks: os artistas salvos nos callbacks tinham a oportunidade de cantar novamente aos seus mentores, dessa vez sem seguir um tema específico. Aqui, o mentor escolhia um artista para a próxima fase e outro era eliminado, fazendo com que cada time tivesse 6 artistas;
- As Batalhas: os duelos são, para mim, a melhor parte do programa. Os artistas são divididos em duplas onde cantam uma única canção, na qual, um dos artistas é salvo e outro é eliminado. Em temporadas mais antigas, essa fase acontecia depois das audições (na maioria dos países, esse esquema ainda é mantido), mas desde à 6ª temporada (voltando ao formato original na 9ª), as batalhas ocorrem após os Nocautes (na 10ª temporada, essa rodada não aconteceu, tendo dado lugar ao The Cut). Aqui, um dos três artistas que venceram a batalha é salvo imediatamente pelo mentor para as semifinais, enquanto os outros dois cantam mais uma vez, uma música cada um, para ser escolhido para avançar. O outro artista é eliminado;
- Semifinais: nessa fase, cada artista apresenta uma música cada, a escolha do mentor e ao final, apenas um deles é escolhido para ser o representante na grande final;
- Grande Final: nessa etapa acontecem duas apresentações: um cover inédito do artista e um dueto com seu mentor. Ao final, o público que vota e o vencedor apresenta seu winner single,lançado no canal do programa no Youtube.
Mais que amigas: sisters! Prinnie e Mahalia serviram vocais muito bons nessa batalha, que é tida como uma das mais díficeis da franquia por um motivo nem um pouco maluco: o jurado queria uma e o auxiliar a outra. Para explicar o conceito, o parceiro do Joel Madden (mentor das meninas) era seu irmão, Benji (também do Good Charlotte e que se tornou mentor com Joel a partir da 4ª temporada) e os dois brigaram no palco para decidir quem venceria a batalha... como jurado, a voz do Joel venceu e Prinnie seguiu para os shows ao vivo, saindo nas quartas de final.
Prometo que vou falar das outras temporadas, mas a primeira tem muitos momentos maravilhosos... e esse daqui é um deles! Diana Rouvas participou de duas temporadas (nessa e na 8ª como convidada, na qual ela acabou vencendo) e na primeira, ela já mostrou a que veio no time de Keith Urban. Em sua estréia na etapa ao vivo, já mandou uma das mais famosas canções da Beyoncé e se colocou como uma das favoritas ao título, que veio anos depois, pois aqui, nessa temporada, a diva deixou o programa na semifinal.
Vai ter música brasileira na gringa, sim! Na segunda temporada, Ricky Martin, mentor da Emma a desafiou a cantar esse clássico de nossa música e a diva (cantora de jazz salva na fase de batalhas) não fez feio não, arriscando uns passinhos e servindo um português melhor do que muito brasileiro! Durante a competição, Emma não foi muito longe (sendo eliminada depois dessa fase de eliminatórias), mas sua performance é marcante por seu carisma e talento.
Post a Comment