Header Ads

O Universo PArticular dos Filmes!


Fonte: Dr Caligari

Não importa a produtora ou a época de um filme, certos elementos de cena utilizados para compor o universo fictício da produção, por convenção, sempre são os mesmos, quando e necessário utilizar um produto qualquer, por exemplo, uma bebida, e os produtores do filme não fecham nenhum acordo de merchandising, utiliza-se uma marca fictícia que geralmente é a mesma em vários outros filmes. Tais elementos funcionam como verdadeiros Easter Eggs, conheça algumas produtos, empresas e outros elementos que por conveniência aparecem em vários filmes e séries:
Prefixo de telefone (555).

Talvez seja a convenção mais utilizada, geralmente quando aparece algum número de telefone, ele vai iniciar com 555, isso obviamente acontece, para evitar que sem querer, se utilize um número real de alguém, algo que poderia gerar transtornos, tanto para o usuário que caiu na coincidência, quanto para os produtores do filme, que poderiam receber ações judiciais.

Placa 2GAT123

Pelo mesmo motivo do prefixo de telefone, as mesmas placas de automóvel costumam ser utilizadas em vários filmes, a placa de número 2GAT123, por exemplo, pode ser vista em vários filmes que que se passam no estado da Califórnia, ela já apareceu em Um Tira da Pesada, Los Angeles - Cidade Proibida, S.W.A.T, K-9, Cidade dos Sonhos, Be Cool, Animal, Segurança Nacional, nas séries Lost e Barrados no Baile entre muitos outros.

Corporação ACME


Todos associam imediatamente a empresa ACME aos desenhos da Warner, principalmente do Papa-Léguas, é a empresa da qual o Coiote compra todas as suas geringonças na tentativa de capturar a sua presa preferida, mas as primeiras aparições da empresa foram no cinema, de fato, a A.C.M.E. deixou de ser utilizada nos filmes justamente por ter sua imagem muito associada aos desenhos, o que poderia cortar o "clima" do filme.
Uma das primeira aparições foi em 1922, no filme de Harold LLoyd (famoso comediante da época), Grandma's Boy, mas também apareu em filmes como Três Homens em Conflito e O Sentido da Vida. ACME, supostamente significa "Americam Company that makes Everything" ou "A Company that Makes Everything", uma empresa que literalmente faz tudo!

Cerveja Heisler
(cenas de Monster e O Dia do Treinamento)
A bebida fictícia mais famosa, provavelmente é a Duff dos Simpsons, mas a Heisler Beer anonimamente já surgiu em muita produções, é mais comum em séries de TV, já foi utilizada em Malcon in the Midle, Todo Mundo odeia o Chris, em toda a franquia CSI, Bones, Prison Break e muitas outras, mas também já surgiu em muitos filmes, como Superbad, Monster - Desejo Assassino, O Dia do Treinamento e Hulk.

Cigarros Morley
Também é extremamente comum em série de TV, é uma "paródia" dos cigarros Marlboro, apareceu em 24 horas, Lost, ARQUIVO X (praticamente em todos os episódios em que o Canceroso aparece), CSI entre outras, além dos filmes Prozac Nation e Missão Impossível, outra marca de cigarros, a Red Apple Cigarrette aparece em todos os filmes de Quentin Tarantino.

Oceanic Airlines
(cena de Momento Crítico)
Se tornou emblemática com a série Lost, e também por aparecer em provavelmente todas as produções de J.J. Abrams, antes mesmo de Lost, ela já tinha aparecido em Alias, também já apareceu em Fringe e no filme Missão: Impossível 3, outras séries também já mostraram como Pushing Daises e FlashFoward, no entanto, não foi J.J. quem "inventou" a empresa", ela já era utilizadas em alguns filmes bem antes dele, como no filme de ação Momento Crítico de 1996, a participação mais conhecida.

Jornal "Sem Nome"

Uma curiosidade que se espalhou recentemente na rede, várias séries de televisão e alguns filmes como o oscarizado Onde os Fracos Não tem Vez, utilizam sempre a mesma página de Jornal, palmas para o maluco que descobriu.

3 comentários

Insano do quarto 12 disse...

Ow fiote!!! Como é que você esquece de mencionar o canceroso do Arquivo X que fumava Morley até a morte?!?!?! AHHHHHHH!!!!! Que agonia que dá não ver Arquivo X aí. É justamente o único seriado que conheço onde a marca é mostrada praticamente em todos os episódios, seja com o canceroso fumando, seja como pista de que ele estava na sala antes do Mulder entrar (no cinzeiro). PELAMORDEDEUS!!! Corrige isso aí!!!!!

Insano do quarto 12 disse...

Ow fiote!!! Como é que você esquece de mencionar o canceroso do Arquivo X que fumava Morley até a morte?!?!?! AHHHHHHH!!!!! Que agonia que dá não ver Arquivo X aí. É justamente o único seriado que conheço onde a marca é mostrada praticamente em todos os episódios, seja com o canceroso fumando, seja como pista de que ele estava na sala antes do Mulder entrar (no cinzeiro). PELAMORDEDEUS!!! Corrige isso aí!!!!!

Yatta disse...

Pô Insano, desculpa! Eu sou fã de Arquivo X, mas, não lembrava que a marca era a mesma, uhahuauha... Consertei o erro, e comentei a mais! Valeu pela dica!

Tecnologia do Blogger.