Header Ads

Curiosidades de "De Volta Para o Futuro", a trilogia


Bom, aproveitando que dia 5 de julho deu 25 anos do lançamento do primeiro filme "Back To The Future" (que eu comemorei revendo a trilogia com meu DeLorean 1:24 ao meu lado no sofá, uhauhau), lanço aqui as curiosidades dos 3 filmes (as básicas), e lhes relembro que dia 18, domingo da próxima semana, haverá exibição do primeiro filme com a dublagem clássica na Sala Lima Barreto, do Centro Cultural São Paulo, ao lado da Estação Vergueiro do Metrô. Aos que forem á Anime Friends e não quiserem madrugar em uma fila insuportável, recomendo irem á esta exibição, e em seguida vão ao Anime Friends, pois a fila já estará mais amena! É uma dica legal, principalmente á quem gosta de Viagens no Tempo, e de conforto!

Agora, vamos começar!

=======
BACK TO THE FUTURE 1

  • Bem no começo do filme, aparece o "enfeite" de um homem pendurado no ponteiro de um dos relógios do Dr. Brown. Em 1955, o Dr. Brown fica pendurado no ponteiro do relógio, quando está ajudando Marty a voltar para o futuro.
   


Parece que esta cena foi tirada do filme "Safety Last", estreada por Harold Lloyd (sim, Lloyd também).


Harold Lloyd no filme Safety Last


  •      Originalmente, a máquina do tempo seria uma geladeira e não o DeLorean. Robert Zemeckis disse numa entrevista que ele e Steven Spielberg descartaram essa idéia, pois não queriam que crianças entrassem em geladeiras e ficassem presas.
 
  •      Eric Stoltz chegou a atuar como Marty McFly, mas foi descartado porque não atuava convincentemente como um adolescente. Todo o figurino de Marty foi refeito com Fox.
 
  •      A  rua principal é a mesma usada em Gremlins (1984).
 
  •      Steven Spielberg, produtor do filme, é o motorista da pick-up que dá uma "carona" a Marty até a escola, no começo do filme.
 
  •      A data em que Marty viaja no Tempo, 5 de novembro, é a mesma data da viagem no tempo do filme "Um século em 43 minutos", filme que participou Mary Steenburgen (parte 3).
 
  • O filho do fazendeiro Peabody é chamado de Sherman.  Sherman era o nome de um menino viajante do tempo num desenho de  Jay Ward chamado " The Bullwinkle Show" (1961). O cachorro que tinha sua maquina do tempo era chamado de Mr. Peabody.

Sherman (o garoto) e Mr. Peabody (o cachorro), A dupla que viaja no tempo de Bullwinkle Show
  •      O cinema em 1985 está exibindo uma sessão dupla: "A boys life", que era o título de produção do filme "E.T." de Steven Spielberg, e "Watch the Skies", que era o título de  produção de "Encontros Imediatos do 3o. Grau", também de Steven Spielberg.
 
  •      O aparelho no laboratório do Doutor Brown, onde Marty pluga sua guitarra, tem o número "CRM-114", que tem as letras do decodificador no B-52 em "Dr. Fantástico" e o número serial da nave Júpiter em "2001:Uma Odisséia no Espaço", ambos dirigidos por Stanley Kubrick.
 
  •     O estacionamento onde Marty encontra o Dr. Brown no começo do filme, se chama "Twin Pines Mall"("Shopping Pinheiros Gêmeos"). Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody era o dono daquele terreno e que ele costumava plantar pinheiros. Quando Marty volta no tempo, ele passa por cima de um pinheiro com o DeLorean. Quando ele volta ao estacionamento no final do filme, a placa do estacionamento mudou para "Lone Pine Mall"("Shopping Pinheiro Solitário").
 
 
  •      A apresentadora que aparece na TV na cena inicial do filme, é Debora Harmon, que aparece no filme "Carros Usados", do diretor Robert Zemeckis.
 
  •      Em 1955, Marty entra no Lou's Cafe. Esse local se tornou uma Academia de Aeróbica em 1985. Em 1955, Lorraine chama Marty de Calvin Klein, pois é o que está bordado em sua cueca.

  •     Em 1955, Marty entra no quarto de George vestido de "Darth Vader", um Extra-Terrestre do  planeta Vulcano, e toca uma fita de Van Halen para acordar George. Como todos sabem, Darth Vader é um personagem de "Star Wars" e Vulcano é o nome de um planeta de "Star Trek". Extra-Terrestre pode ser uma referência ao filme E.T., de Steven Spielberg.
 
  •      Na cena do Darth Vader, o secador de cabelos na cintura de Marty desaparece e reaparece.
 
  •      Em 1955, na casa de sua mãe, Marty assiste ao seriado de Jackie Gleeson, que era exatamente o mesmo episódio que seu pai assistia em 1985.
 
  •       Quando Marty volta a 1985, ele encontra um mendigo deitado num banco e o chama de "Red". "Red Thomas" era prefeito em 1955.
 
  •      O rádio no quarto de Marty toca "Back in Time", de Huey Lewis and the News, que escreveu e gravou algumas músicas para o filme.
 
  •      A assinatura de Marty na carta que ele escreve muda quando a vemos em 1985.
 
  •      O Dr. Brown de 1955 usa sapatos que não foram inventados antes de 1980.
 
  •      O jurado da "Batalha das Bandas", que fala que Marty toca muito alto, é Huey Lewis.
 
  •      O roteiro do filme não dizia que Marty tinha que bater a cabeça várias vezes, quando abria a porta "asa-de-gaivota" do Delorean. Isso foi improvisado durante as filmagens, porque  o mecanismo da porta começou a falhar.
 
  •      O "Conversor de Energia Doméstico Mr. Fusion", que está instalado no Delorean quando o Dr. Brown volta do futuro, é feito, entre outras coisas, de um moedor de café Krupps.
 
  •      Como Marty e o Dr. se conheceram e se tornaram amigos ? A única explicação "oficial" (isto é, escrita por Robert Zemeckis e Bob Gale) está no 4o. esboço do roteiro de De Volta Para o Futuro. Os detalhes são vagos e resumem-se a uma história que Marty conta a sua namorada: "Alguns anos atrás, Doc apareceu na minha casa e me chamou para limpar sua garagem. Ele me pagava 50 paus por semana, me dava cerveja grátis e deixava que eu mexesse na sua coleção de discos -- ele tinha uma ótima coleção."
 
  •      A música "Johnny B. Goode", que Marty toca no baile Encanto Submarino em 1955, foi escrita por Chuck Berry em 1958. Lembra que o vocalista dos Starlighters, Marvin Berry, liga para o seu primo enquanto Marty está tocando ? Pois é, parece que agora sabemos de onde Chuck Berry tirou a inspiração para compor "Johnny B. Goode".
 
  •      Em 1955, Marty toca uma Gibson ES-355, um modelo que não existia antes de 1959.
BACK TO THE FUTURE 2

  • Parte II foi filmada depois que a Parte III. Na verdade não iria existir o Episodio 3, a parte 2 e 3 eram pra ser juntas. O Velho Oeste era para ser o Episodio 2 e só isso!
    Mas enquanto eles gravavam, começaram aparecer tantas idéias e tantas idéias, que Zemeckis resolveu então que o Velho Oeste seria o 3º Episódio, e nos intervalos das filmagens desse Episodio 3 (Velho Oeste) ele corria para o seu trailer para escrever o roteiro do episódio 2. Logo após o termino das filmagem do que seria o Episodio 3, ele foi colocado na "geladeira", enquanto eles filmavam o Episódio 2.
    Aliás, De Volta para o Futuro é o único filme até hoje, onde aparece no fim uma seqüência do próximo filme.

    Por isso eles colocaram um trailer do 3 dentro do episódio 2, porque ele foi filmado primeiro.
  • No De Volta Para o Futuro 2, quando Marty chega ao Futuro, aparece um posto da Texaco, abastecendo um carro. Essa parte do filme foi usada como comercial da Texaco no ano seguinte, passando algumas vezes aqui no Brasil.
  • A cena era a mesma do filme, e no final possuía os dizeres: " Você não precisa ser assim, só precisa pensar assim! " Como ficou muito caro os direitos desta propaganda, passou poucas vezes, tanto nos EUA como na Rede Globo aqui no Brasil.
  •     Nos cinco anos que se passaram desde as filmagens do primeiro filme, Michael J. Fox esqueceu como andar de skate.
  •      Crispin Glover fez George McFly em De Volta Para o Futuro, mas não quis fazer as
         sequências, sendo substituido por Jeffrey Weissman na Parte II. Weissman foi maqueado de
         modo a parecer com Glover para que esse filme pudesse incorporar partes do original.
     

  •      Glover não permitiu o uso de de suas imagens novamente, e processou Steven Spielberg.
         Com o fim do processo, o Screen Actor Guild (algo como o sindicato dos atores) introduziu  novas leis sobre o uso ilícito de atores.


  • Você deve se lembrar  que no Almanaque dos Recordes dizia que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato "World    Series" em 1997. Na época em que o filme foi feito (1989), a Flórida nem se quer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela  foi a campeã do World Series,  exatamente como dizia o Almanaque. (mandado por Jefferson Marchezan)
      
     
  • No episódio 2 , em 1985 alternativo,  o "Paraíso do Prazer" de Biff Tannen, é o famoso edifício Trump Tower em New York, de propriedade do milionário Donald Trump, o prédio foi escolhido para fazer um trocadilho,  pois Donald Trump também ficou milionário da noite para o dia e ninguem sabe de onde veio sua fortuna. Será que ele tem um almanaque?

  •     O diálogo em que Lorraine diz que quando tiver filhos, vai deixá-los fazer o que quiserem, foi cortado de De Volta Para o Futuro, mas foi utilizado na Parte II, sendo presenciado pelo outro Marty.

     
  •       Há veículos utilizados em "Blade Runner" e "O último guerreiro das estrelas" estacionados ao redor da praça, durante a perseguição no hoverboard.

     
  •      O Hover Board que Marty pega emprestado no futuro é fabricado pela Mattel. Em 1955, o faxineiro que trabalha no Lou Carruther's Cafe se chama Goldie Wilson. Em 1985 ele é prefeito de Hill Valley, e em 2015 o prefeito de Hill Valley é Goldie Wilson Jr.



     
  •      A placa do DeLorean em De Volta Para o Futuro é "OUTATIME"(fora do tempo), já na Parte II a ela é substituída por uma placa do futuro.


     
  •      Em 1955, a placa de Hill Valley diz "Um belo lugar para se viver. Dirija com cuidado".  Já em 2015, a nova placa de Hill Valley diz  "Um belo lugar para se viver. Voe com cuidado".

     
  •      Um cinema em 2015 anuncia o filme "Tubarão 19", dirigido por Max Spielberg. O letreiro diz: "Agora a coisa é pessoal mesmo". O produtor Steven Spielberg, que filmou "Tubarão", tem um filho chamado Max.



     
  •      Elisabeth Shue atuou como Jennifer, e todas as cenas finais de De Volta Para o Futuro foram refilmadas para o começo desse filme. Parece que Claudia Wells(a Jennifer do 1o. filme) não estava mais em condições de atuar.


     
  •      Há um placa, em frente ao Museu Biff Tannen (no 1985 alternativo), que diz "Obrigatório Fumar".

         
  •      Quando Marty chega em 2015, ele olha a vitrine de um antiquário, onde há a jaqueta que ele usou em 1985, um boneco do Roger Rabbit e o jogo "Tubarão" para Nintendo. "Uma Cilada para Roger Rabbit" foi dirigido por Robert Zemeckis.


     
  •      As duas policiais que levam Jennifer para casa são chamadas Reese e Foley, que são os nomes que R. Zemeckis e Bob Gale usam pra qualquer policial ou agente do governo nos filmes que escrevem.

      
      
  • No beco onde Dr. Brown e Marty deixam Jennifer, há pilhas de LaserDiscs descartados - uma previsão de De Volta Para o Futuro que se realizou - LaserDiscs não fazem mais sucesso algum atualmente.

     
  • O velho que fala com Marty que queria ter apostado nos Cubbies é Charles Fleischer, que fez a voz de Roger Rabbit. Fleischer é também o mecânico que repara o carro de Biff após o primeiro acidente com o estrume. Os dois são o mesmo personagem, chamado Terry.

     
  • A praça em frente ao Relógio da Torre mudou muito em 2015, mas o relógio não foi consertado, permanece parado às 10:04. Desde 1955.
  • Não há apenas dois Martys e dois Dr. Browns em 1955, há também dois Biffs. Além disso, até antes do velho Biff voltar a 2015, há 4 DeLoreans: um na garagem do Dr. Brown, outro que o velho Biff trouxe do futuro, o que trouxe o Marty e o Dr. de 1985 e o DeLorean que está enterrado na velha mina abandonada, desde 1885. Todos são o mesmo carro, mas de diferentes pontos no tempo. Se qualquer um dos carros for danificado, isso causará um tremendo paradoxo.
BACK  TO THE FUTURE 3

  • Em De Volta Para o Futuro II, Biff assiste "Por um Punhado de Dólares" no 1985 (alternativo), no qual Clint Eastwood faz um personagem que usa uma placa de metal sob seu "poncho" como colete à    prova de balas. Marty, se chamando "Clint Eastwood", usa a chapa de ferro de um fogão como colete sob seu "poncho" em 1885
        
  • O diretor de fotografia Dean Cuney faz o fotógrafo que tira a foto do Dr. e de Marty em 1885.
     
      
  • A bandana que o Dr. usa em 1955 é feita da camisa que ele estava vestindo em De Volta Para o Futuro II quando foi enviado a 1885.
      

  •  Em 1955, quando Doc e Marty estão lendo as instruções no DeLorean enterrado, Marty lê que o chip do circuito do tempo queimou. O Dr. fala : "Pudera, veja o que está escrito aqui, "Feito no Japão". Marty fala que só o melhor é produzido no Japão. Doc não acredita. Pra quem não é muito bom em História, uma explicação: Doc não acredita porque era 1955 e o Japão estava totalmente arruinado devido à  Segunda Guerra Mundial.

      
  • Os posters no Drive-in são de "Revenge of the Creature" e "The Mummy's Curse", ambos sequências de filmes da Universal.

      
  • É possível ver o relógio do Dr. Brown em seu banheiro em 1955. Ele o pendurou lá dia 5 de novembro. Ao fazer isso escorregou, bateu a cabeça e teve a visão do "Capacitor de Fluxo","que é o que torna possível a viagem no tempo".
     
     
  • Em De Volta Para o Futuro, são 10:04 quando o raio atinge o relógio. Na Parte III, são 10:04 quando Marty e o Dr. estão olhando o mapa da Ravina Shonash(pode-se ver o relógio à esquerda, e Clara em frente à ele, de vestido roxo).

      
  • Quando Marty vai a 1885, a ravina se chama "Ravina Clayton", mas o Dr. salva Clara Clayton, alterando o futuro. Quando Marty volta a 1985, ela se chama "Ravina Eastwood", provavelmente uma homenagem dos cidadãos de Hill Valley ao valente Clint Eastwood, que derrotou Bufford Tannen.

      
  • Em De Volta Para o Futuro, em 1955, há um caminhão de coleta de estrume de um tal D. Jones(caminhão no qual Biff bate seu carro). Na Parte III, há uma carroça de coleta de estrume de um tal A. Jones(carroça na qual Bufford Tannen cai).


  • Em 1885, há um serviço de venda e troca de cavalos de Joe "Honesto" Statler. Em De Volta Para o Futuro, em 1985, o nome de uma revendedora de carros é Statler Toyota. Em 1955, há uma Statler Motors (pode-se ver um cartaz no Drive-in na Parte III). Parece que a família Statler tem trabalhado no negócio dos transportes por muito tempo!

      
  • Quando Bufford manda Marty dançar, ele faz o  "moonwalk" de Michael Jackson.

     
  • A banda que toca no Festival da Cidade é "ZZ Top", que escreveu e tocou a música DoubleBack, para a trilha sonora do filme

     


  • No Saloon, um dos amigos de Bufford Tannen pergunta se o que está escrito no mocassim de Marty "niquei" é algum dialeto indígena. Na verdade, é um tenis "Nike".
      
      
  • Nos três filmes, há postos Texaco(em 1955, 1985 e 2015). (Veja "Cenários")
     
     
  • O nome do editor do jornal de Hill Valley em 1885 é M. R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, que escreveu a trilogia juntamente com Robert Zemeckis.

      
  • No De Volta para o Futuro I e III, o Dr. Brown constrói maquetes para explicar como vai enviar Marty para o presente. Nos dois filmes ele fala: "Desculpe a crueza da maquete, não foi construida em escala".




  • Em De Volta Para o Futuro, a arma com que o Dr. Brown tenta atirar nos líbios falha. Provavelmente porque está muito velha. Ele usa esta mesma arma na Parte III, em 1955, quando vai mandar Marty a 1885 e grita: "Vaya con dios !"
     
     
  • Há referências a Michael Jackson nas partes II e III: no Cafe 80's, o poster no quarto de Marty em 1985(alternativo), e Marty fazendo o "moonwalk" em 1885.

      
  • Lea Thompson, que faz a mãe de Marty, faz também Maggie McFly, a tataravó de Marty na Parte III. Mas isso não faz muito sentido, porque o nome da família de Lorraine é Baines. Maggie McFly não
     deveria ter nenhuma semelhança física com Lorraine Baines, pois são de famílias diferentes. Em entrevistas, Robert Zemeckis e Bob Gale disseram que usaram Lea Thompson porque não queria fazer a Parte III sem uma cena "Mamãe, é você ?". Também explicaram a semelhança física entre as duas com o adágio de que "homens se sentem atraídos por mulheres que lhes lembrem suas mães". Assim, depois que Seamus se casou com Maggie, os homens da família McFly passaram a ter "predisposição genética" para se sentirem atraidos por mulheres com o tipo físico de Maggie ou Lea Thompson.


     

  • Em De Volta Para o Futuro I e II, o Sr. Strickland é o diretor da escola de Marty. Na Parte III, o sobrenome do delegado é Strickland. Parece que a família sempre esteva ligada à disciplina...

      
  • Em De Volta Para o Futuro, a placa do DeLorean cai no chão e gira quando Einstein vai um minuto no futuro. Na Parte III, a placa do futuro do DeLorean cai e gira, quando o carro é atingido pelo trem.

     

     

  • A foto do Doutor em frente ao Relógio em 1885 agora existe duas vezes em 1985, uma versão com ele sozinho e outra com ele e Marty. Marty levou a primeira versão com ele de 1955 para 1885 e depois trouxe para 1985. Marty tem duas versões da mesma foto em suas mãos quando o trem decola no final de De Volta Para o Futuro III. O interessante é que as fotos são mostradas juntas na mesma cena, mas nunca vemos múltiplas versões do DeLorean numa mesma cena em 1955, quando há 4 versões deles. Marty parece não perceber que está com um paradoxo em suas mãos!

      
  • No filme "Um século em 43 minutos", Mary Steenburgen fez o papel de uma mulher que se apaixonava por um viajante do tempo, no caso era H.G.Wells, que ia para o futuro em busca de Jack, o Estripador. Nesse filme Mary está no presente e se apaixona por alguém  do passado. Já em De Volta Para o Futuro III, ela está no passado e se apaixona por alguém do presente(ou futuro), que é o Doc.
     

     
=======

Bom, por enquanto, é só! Usei como fonte os sites BTTF nacional e BTTF americano, que, este segundo, vem sempre com novidades sobre a franquia!

Aliás, FELIZ 25 ANOS, BACK TO THE FUTURE! A gente se vê pelo Tempo!

YATTA!

bye-Q!

ps: ao final do evento/exibição do filme, haverá bate-papo e sorteio de PRÊMIOS, sendo um evento GRATUITO! Mais informações no site da MEGACORP.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.