Header Ads

Plágios e Remakes - parte 1


Hoje em dia, vemos tantos filmes, e tantas novas modinhas surgem, porém, há tanto que a galera não sabe sobre aquilo que tanto estão curtindo! Bons exemplos são as galeras que assistem apenas remakes, e o povo que odeia remake, só vê a versão original, ou mesmo, plágios, como Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Tente chegar á um Fã de Harry Potter, e falar um pouco sinopses de histórias mais antigas, como:

"um garoto que queria que uma Bruxa a ensinasse magia para salvar sua família de um Troll, seu nome é Harry Potter Jr"... Se for seguir e explicar a história toda, o tal fã de Harry Potter vai falar que é plágio de Harry Potter, mas, este filme é de 1982, e a história escrita uns 5 anos antes. O filme se chama "TROLL", sobre um duende malvado, assassino, que vive destruiindo o lar das pessoas que vivem em um prédio meio estranho, é uma mistura de comédia com fantasia, mas, obscuridade total, incluindo gente famosa em início de carreira, como a atriz principal da série "New Adventures of Old Christine", da Warner, que faz um papel pequeno de uma das vítimas do prédio, dentre outros. A história gira em torno da familia: Harry Poter, sua mulher, sua filhinha que trocou de lguar com o TROLL na lavanderia, e seu filho mais velho, de 12 anos, harry Potter Jr, que descobre sobre o Troll, e tenta apreender magia com a Bruxa do ultimo andar para salvar a nossa dimensão e sua família. O Troll era um príncipe, e essa Bruxa, ammais bela princesa, e estavam apra casar, mas, ele desviou seu caminho pelo poder, e se tornou o asqueroso Troll do título. Há uma sequência, TROLL 2, inclusive, muito bom também. Lá fora é um filme considerado CULT, aqui, somente os fãs mais Hardcore o conhecem/possuem. Eu mesmo, tenho minha velha VHS do primeiro, e revejo sempre que posso!

Podemos chegar no mesmo fã, e dizer sobre um bruxinho rejeitado por família e amigos, que tem um óculos fundo de garrafa rachado, uma coruja guia de estimação e tem como destino ser o Rei dos Bruxos... mas, peraí, este é TIM HUNTER, um quadrinho ANTIGO! E aí, ainda é plágio, ou plagiado?

Agora, prestem atenção, inclusive, em nomes de seres e monstros, alguns em Harry Potter, foram baseados em seres criados pelo criador de Senhor dos Anéis (o livro original).

MAS, aí entra a questão também de não ser plágio, ser "homenagem" ou "menção á...", que muitas vezes são formas de se utilizar parte da obra alheia. E várias vezes, dá em sucesso de público, como o grande EVIL DEAD, a trilogia de terror/comédia que até hoje ainda dá o que falar!

H.P. Lovecraft escreveu seus contos de terror e suspense sobrenaturais, e sempre há citações sobrre mosntros, seres hibridos,e  até mesmo sobre o livro dos mortos, o NECRONOMICON! Sam Raimi, por sua vez, em filme-brincadeira entre amigos, de terror, fez "Within the Woods" (No meio das árvores, ou entre as árvores), de meia hora, aonde um grupo de amigos vai á uma cabana na floresta perto de um antigo cemitério de indios, encontram o NECRONOMICON, e um a um vão morrendo porque as palavras do livro libertaram um espírito assassino que se apossou de um deles. O próprio Sam Raimi, e seu amigo de infância que atuou neste média-metragem, Bruce Campbell, estudaram cinema juntos, e fizeram a versão LONGA METRAGEM deste, chamando de EVIL DEAD (ia ser BOOK OF THE DEAD, mas, EVIL DEAD foi mais chamativo e simples). Assim nasceu "AMorte do Demônio". A MGM se interessou,e ele fez um segundo remake, só que com mesmo ator principal ainda, e mudando parte da história, e dando assim o nome de "Evil Dead 2 - Dead By Dawn", e o terceiro filme, mais puxado para a comédia, seria a continuação direta do 2 (que por consequencia é terceiro filme, e não segundo, mas, se for por cronologia da história, deveria ser o primeiro). E qual é o pano de fundo do filme? Mostrar um cara azarado e o NECRONOMICON, que acaobu se tornando peça importante da história, sendo que era uma criação das histórias de HP Lovecraft. Neste caso, foi menção e homenagem. E diga-se de passagem, uma ÓTIMA homenagem essa de Evil dEad, um de meus filmes favoritos. Agora, e quando utilizam para ganho próprio apenas, aí, em opinião própria, é plágio sim.

Na idéia de remake, temos um bom exemplo agora: O MÁGICO DE OZ!

Vocês acham que a versão da década de 40 que todos conhecemos é a original? GRANDE ERRO, é o sexto remake, aquele que consideramos como "o clássico", que é o musical com Judy Garland no papel de Dorothy! Houve a versão de filme mudo, que foi a primeira, com duração de 9 minutos e meio, mas, que contava a história com detalhes.

Alice no País das Maravilhas também, teve vários remakes, sendo dois deles, com participação de PETER SELLERS, um versão mais drama e outro em versão musical. Relembrando que a versão de Tim Burton não foi remake, mas, uma espécie de criar uma continuação bizarra á história de Louis Carrol (pedófilo autor de Alice no País das Maravilhas).

Mas não são apenas FILMES que recebem remakes. Seriados de televisão e até NOVELAS tem seus respectivos remakes.

O remake de novela mais atual, conehcido, é o da Globo: "TI TI TI", da década de 70. Mas, houveram outros bons remakes de novelas, que ficaram bem interessantes, por assim dizer, como por exemplo,  Sinhá Moça, ou aquela novela que não me recordo nome, sobre um taxista que encontra no banco de passageiro uma mala com milhões em dinheiro, e não sabe se devolve ou se usa, e fica nessa legna-lenga. São bons exemplos!

Mas, deixarei mais detalhes para a próxima vez que me der a louca de falar de remakes e plágios, com certeza!

Até mais, galerinha!

YATTA!

bye-Q!

Um comentário

Thuany Serpa disse...

Nossa, e as nossa conversas de final de semana super viraram um post dos mais interessantes sobre isso, que pode ser chamado de plágio, referencia, homenagem... whatever! muito bueno!

Tecnologia do Blogger.