Header Ads

Laranja agridoce

(publicado originalmente em Reg Thorpe - Fornit Some Fornus)


Há alguns meses, assisti pela primeira vez o tão "cultuado" filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Não sei exatamente se gostei ou não. É um típico filme de intelectuais. E eu geralmente DETESTO filmes de intelectuais, obviamente porque não sou um deles. Por outro lado, ADORO filmes que "viajam".
A proposta do filme até que é boa. Uma sociedade (Futurista? Alternativa?) basicamente como a nossa, onde há violência, há mendigos, há a alta sociedade. Existem gangues de rua (nesse caso, com gírias extremamente peculiares) e, assim como na nossa sociedade essas gangues... hmmm... aprontam.
A história conta a jornada do líder de uma dessas gangues, Alex. Depois de cometer um homicídio e ser traído pelos colegas, Alex vai parar na cadeia. Mas a oportunidade de conseguir sua liberdade surge quando ele se oferece como voluntário para um experimento do governo que, supostamente, tira a agressividade e tendência da pessoa para cometer crimes.
O resumo que eu fiz acima, claramente é muito vago e sem substância. Laranja Mecânica é um daqueles filmes que devem ser interpretados profundamente. Aí é que está o problema: ele é artístico demais, poético demais. Acho que a expressão que eu estou procurando é "teatral demais". Cult demais pro meu gosto. Resumindo (e repetindo): Um filme para intelectuais. O roteiro é bom, mas essa coisa de se passar uma idéia para ficar refletindo no final do filme é um tanto exagerada demais pro MEU gosto. Comentários do tipo "Ah, o filme reflete a nossa própria sociedade e discute a moral, a ética, a  intromissão do governo na liberdade de escolha das pessoas e blá-blá-blá" não são muito a minha cara. Pessoalmente eu acho esse filme, como diria um amigo meu (que não quero falar o nome mas que por sinal se chama Diego), "cabeçudo" demais.
Há quem goste, é claro. Há muitos filmes com esse tipo de proposta, muitos deles superestimados demais. Um bom exemplo é Um Estranho no Ninho. Você vê esse filme em tudo quanto é lista de Maiores Filmes De Todos Os Tempos, mas a verdade é que é MUITO chato!
Particularmente, prefiro os que ficam no meio termo. Têm a sua profundidade, mas também são divertidos (o que não significa engraçados) de se ver. Há vários filmes considerados cool, mas que são realmente legais de assistir: 2001 - Uma Odisséia no Espaço (do próprio Stanley Kubrick); Beleza Americana; O Poderoso Chefão; Menina de Ouro; Terra de Ninguém; Clube da Luta, entre outros.
Há também um terceiro grupo. Daqueles filmes que quase não tem profundidade, mas que são ótimos. Esses geralmente são bem-vindos em sábados e domingos que encerram semanas CAÓTICAS no trabalho. Geralmente as comédias entram nesse grupo, mas também há filmes mais sérios: Rambo (o primeiro); Alien; Um tira da Pesada (clássico da Sessão da Tarde); Gladiador...
Bom, há vários tipos de filme para vários tipos de pessoas. Laranja Mecânica é um filme histórico, clássico e todas essas coisas, mas pessoalmente eu prefiro ver o Chapolin Colorado dando uma sova no Pistoleiro Veloz.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.