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Shamisen - o instrumento


 
O Shamisen é um instrumento de cordas japonês, que surgiu por volta do século XV.

Existem 2 tipos de Shamisen, o do Japão, e o "Uuchina nu Sanshin" ou simplesmente "Sanshin", ambos de 3 cordas:

 á esquerda, Sanshin (Okinawa) e á direita o Shamisen (Japão)

No caso do Shamisen do Japão, existem 3 tamanhos (pesos diferentes mesmo), e o que eu possuo é o menor, por escolha própria.

 Shamisens em 3 tamanhos

Sobre o instrumento e afinação (originalmente publicado em: http://andrekhorie.wordpress.com/2009/10/14/basico-do-shamisen/ ):

O shamisen e seus acessórios
Além do shamisen, você vai precisar de uma série de outros acessórios para ele:
  • Bachi (撥): A palheta com a qual você toca as cordas (parece uma espátula de marfim);
  • Hiza-ate (膝あて): Um tapetinho de plástico que você coloca em sua coxa para que o shamisen não escorregue dela quando você estiver tocando. Também conhecido como hiza-gum (膝ゴム);
  • Yubi-kake ou yubi-suri (指かけ): Um pedaço de pano que ajuda você a deslizar seu dedo pelo braço do shamisen;
  • Choushibue (調子笛): O afinador;
  • As cordas, sendo a primeira (一の糸 ou ichi-no-ito) a mais grossa e a última (三の糸 ou san-no-ito) a mais fina;
  • Tsuyabukin (つや布巾): Paninho para limpar seu shamisen depois do uso.
A afinação
A afinação é um dos pontos mais interessantes do shamisen, e algo que causa um tremendo ponto de interrogação em quem está acostumado com instrumentos ocidentais como o violão.
Como o shamisen foi feito para cantar junto, e as pessoas têm alcances diferentes, no shamisen é possível você afinal de acordo com a nota que a pessoa consegue cantar. A afinação mais usada é a Honchoushi (本調子) com a primeira corda em Dó, ou seja, as afinações ficam em C-F-C. Mas se a pessoa tiver voz mais aguda, ela pode afinar D-G-D, por exemplo.
Além do Honchoushi, existem outros esquemas de afinal que são auto-explicativos caso você entenda os kanjis. Por exemplo, o ni-agari (二上がり) significa que a segunda corda deve ser aumentada em um tom, e o san-sagari (三下がり) indica que a terceira deve ser diminuída em um tom.
Partitura
Existem claro tipos de partitura para shamisen:
  • A primeira é igual à ocidental, mas aí você perde a flexibilidade de afinar o shamisen em qualquer tom, uma vez que ela diz a nota que você tem que tocar e não a posição;
  • A segunda é parecido ao kunkunshi (工工四) do sanshin, no qual ele diz a posição que você deve colocar o seu dedo – só que em kanji;
  • A terceira é similar à anterior, com a diferença que ao invés de kanjis temos números (essa é que a Fujimoto-kai usa);
  • A quarta e última é a chamada “kuchi-jamisen” (口三味線). Quem sabe ler os kanjis sabe o que espera. Basicamente, a partitura é o sensei cantar a música e você se virar para decorá-la.
Duas técnicas básicas
A primeira delas é chamada de “sukui” (すくい) e é quando você toca com seu bachi fazendo o movimento para cima. Ela é indica com um “ス” na partitura. A outra é a “hajiku” (弾く), indicada com um “ハ”, que é quando você toca a corda com algum dedo da mão esquerda (supondo que você segure o bachi com o direita).

A partitura específica do Shamisen, no caso a "segunda" da lista de partituras aqui mencionada acima, tenho de exemplo uma que eu adoro cantar, e toco a parte do violão, "Shimanchuu nu Takara" da banda BEGIN, de Okinawa!

Clique na imagem para vê-la maior!

Admito, tenho uma SUPER dificuldade com partituras, mas, é bem por aí que pra mim, de verdade, a última opção (o cara canta e a gente se vira pra tocar) é mais viável! heheh

A primeira música que aprendi, quando fiz aulas com Kaito-sensei, foi Soran Bushi, a qual abaixo lhes disponibilizo a letra:

Soran Bushi

(Ha-yoisho)

Yaren soran soran

Soran soran soran
(hai, hai)

1.    Nishin kitakato kamome ni toeba

Watasha tatsutori
Namini kike tyoi

Yassaen-yaa-sa-ano dokoisho

(ha- dokoisho, dokoisho)


(hayoisho)


Yaren soran soran

Soran soran soran
(hai, hai)

2.    Koyo itiawa donsuno makura

Asuwa defuneno namimakura tyoi

Yassaen-ya-sa-ano dokoisho

(ha- dokoisho, dokoisho)


(hayoisho)


Yaren soran soran

Soran soran soran
(hai, hai)

3.    Otoko dokyonara goshakuno karada

Donto noridasse namino uetyoi

Yassaen-ya-sa-ano dokoisho

(ha- dokoisho, dokoisho)
Bom,  em breve, estarei falando um pouco mais sobre o instrumento, sua história, e sobre outros instrumentos peculiares japoneses, como este, e até sobre o Shakuhachi!

YATTA!

bye-Q!

4 comentários

Dan Higa disse...

Shamisen, mt estilo. Tive mais proximidade com o Sanshin (versao de Okinawa).

Mas acho que o unico instrumento do planeta que talvez eu tenha talento pra tocar seja Taiko! uhasuhas

Yatta disse...

Cara, aprende Taiko, e bora formar um grupo trqadicional japa, huhuhuh

Dan Higa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dan Higa disse...

ZAZ!! ZAZ!! DAI EU CHEGAVA TOCAVA TAIKO, FAZIA APRESENTAÇOES BEM EMPOLGADO COMO GRANDE ARTISTA E ZAS!!

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