Header Ads

Seção Assoprando o Cartucho - Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu




Aee galerinha, tudo numa nice? Mais uma semana apertada, mas aqui estou eu novamente para falar de outro jogo bacaninha, agora é vez de Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu, traduzindo: Hokuto no Ken (Punho da Estrela do Norte) - A Lenda do Salvador do Fim do Século.

Hokuto no Ken é um manga de autoria de Buronson e arte de Tetsuo Hara, o anime foi lançado em 1982. Pode-se se dizer que Hokuto no Ken é o pai dos animes de porradaria, pois antes dele poucos animes de artes marciais vingavam, esta série deixou um legado para diversos outros animes de luta que surgiriam posteriormente (Saint Seiya é um exemplo claro disso). 
Na na minha opinião Hokuto no Ken é o MELHOR anime/manga já feito se comparado com a maioria dos shounens que o publico esta mais acostumado HNK é extremamente mais violento, bruto, profundo e outra diferença marcante é o fato do protagonista (Kenshirou) ser extramente FODÃO, calado e solitário, diferente da maioria dos animes do gênero que o protagonista sempre tem a sua galerinha.

"Ano de 199X...O mundo foi devastado por uma guerra nuclear. Oceanos secaram, a terra secou. Quase todas as formas de vida foram extintas. Porém...a humanidade persevera." E é com essa fala do narrador que se inicia o anime e o game em questão. Assim começa a jornada "messiânica" de Kenshirou por este mundo caótico, o inferno aonde a violência impera e vale de tudo para sobreviver.
Kenshirou é o sucessor da arte marcial de 2000 anos de história, o Hokuto Shinken (Punho Sagrado da Estrela do Norte), o sucessor desta arte possui seu destino guiado pela constelação da ursa maior. O Hokuto Shinken é uma temível arte de assassinato em que consiste em canalizar o Touki (aura de batalha) e atingir golpes em pontos vitais do corpo, destruindo de dentro para fora. Com esse tipo de técnica Kenshirou é capaz de atrofiar conjuntos de músculos, ossos, gerar movimentos involuntário e fazer partes do corpo estourar de dentro pra fora devido a pressão criada (técnicas inspiradas em conceitos de acupuntura e técnicas mortais de artes como Kung-fu e Ninjutsu).


A história se inicia com a jornada de Kenshirou, um homem calado, amargurado que deixou a sua ingenuidade de lado e está decido a se vingar e matar Shin, um dos mestres do Nanto Seiken (Punho Sagrado da Estrela do Sul), esta e a primeira saga da série, Shin é só começo, com o avançar do enredo a série vai mostrando sua real profundidade e triste sina do sucessor do Hokuto Shinken.
Hokuto no Ken possui temática de vingança, frases de efeito, personagens bem trabalhados, criticas a humanidade, muitos elementos no quais podemos relacionar com fatos e personalidades históricas (por exemplo, Toki pode ser considerado uma alegoria budista de Jesus Cristo, Raoh pode ser comparado com personalidades como Napoleão, Ghengis Khan, Hitler e entre outros homens que deixaram de ser pessoas e se tornaram lendas, para alguns povos representavam o salvador para outros representava o demônio) e Kenshirou o protagonista com seu jeito Bruce Lee de ser, personagem calado, mas capaz de emocionar falando pouco, imponente, frio e cruel com aqueles homens de alma podre que comentem atrocidades, faz seus inimigos se borrar apenas com seu olhar de ira, mas também é um homem capaz de enxergar a tristeza alheia e se preocupa com os outros mesmo em uma época infernal aonde é cada um por si, por estas razões ele passa a ser considerado o "Salvador do Fim do Século".


Já falei muito da história em si, vamos ao jogo. HNK rendeu diversos games para varias plataformas como Nintendo, SNES, Mega Drive, Playstation, Playstation 2, Nintendo DS, Playstation 3 e X Box 360, hoje falarei HNK - Seikimatsu Kyuuseishuu Densetsu para PSX.
O jogo foi lançado em 2000 pela Bandai e segue as histórias do primeiro seriado (não possui as sagas da série Hokuto no Ken 2).



O modo história possui longas cutscenes que vão contando a história da série de forma resumida até que chegue o momento dos combates. É um jogo de luta apesar de certos momentos terem trechos estilo Final Fight, momentos que se enfrenta vários integrantes de gangues ao mesmo tempo (em alguns momentos eles usam motos, lança chamas e vários tipos de armas brancas). Só é possível pular as cutcenes se você jé tiver terminado o episódio e estiver jogando novamente (eu tive que fazer isso várias vezes para conseguir liberar alguns personagens).

Para liberar personagens jogáveis é necessário derrota-lo sem ser vencido nenhuma vez por ele, por esta razão tive que jogar mais de uma vez certos episódios. Os personagens que podem liberados são: Heart, Shin, Mamiya, Rei, Jagi, Amiba, Wilgull, Toki, Yuda, Shuu, Souther, Fudou e Raoh.








Em batalhas contra inimigos de mais importância não basta apenas acabar com sua barra de life, é preciso acertar a sequencia correta de movimentos que aparecem na tela em um curto espaço de tempo para que Kenshirou aplique o golpe final e "ATATATATATATATA WACHAAAA!!!".




Conforme terminar os episódios do jogo eles ficam disponíveis para que possa jogar quando quiser (e pular as cutcenes se tiver mais pressa), as cutcenes ficam disponíveis caso queira assistir algum trecho especifico, também existe uma coletânea de vozes e frases dos personagens e ira liberar os personagens que conseguiu derrotar sem continue no modo VS.
E para nossa alegria, claro que na abertura do game toca a música Ai wo Torimodose (1ª abertura do anime) e no fim do jogo toca Yuria Eien ni (1° encerramento do anime), a trilha sonora do anime também é impecável diga-se de passagem.












Concluindo, Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu é um dos jogos recomendados para quem é fã desta saga messiânica, as lutas são divertidas de se jogar correndo em volta do cenário 3D dando olé nos adversários e descer porrada neles uhsasuah. Então siga o triste e imutável destino de Hokuto, faça a justiça com seus punhos e: "Omae wa mou shindeiru!" ("Você já está morto", uma das frases clássicas de Kenshirou). Até a próxima cambada!



Edições anteriores de Assoprando o Cartucho: 


DOOM - MS-DOS
Wolfenstein 3D - MS-DOS
Wonder Project J - Snes
Super Tokusatsu Taisen 2001 - PSX
Clock Tower - Snes
E.V.O - Snes


4 comentários

Yatta disse...

Cara, adorei! apesar de você escrever "cina" aonde seria "sina", ams, tudo bem, auhuhahuauha

Eu ainda adoro o de Master System (black Belt) e a continuação "Last Battle" de MegaDrive, uhauhauha

Dan Higa disse...

Corrigi! sahuasuh Bem que vc podia ter me dito isso numa janela de chat, o corretor ortográfico não grifou então tinha deixado daquele jeito mesmo! ushashua

Jéssica disse...

Aeee! Bem legal!
Parabéns!

Dan Higa disse...

AEEE VALEW =D

Tecnologia do Blogger.