Header Ads

[Steam] The VideoKid

Se você imagina um jogo 3D com personagens gráficos de Minecraft e cidade que lembra Paperboy, recheado de referências aos anos 80, então, você com certeza acertou em cheio!


The Videokid é um runner estilo Paperboy, mas, ao invés de jornais entregues enquanto você está numa bicicleta, são fitas VHS que você joga enquanto anda de Skate.

Este jogo parece ser, à primeira vista, somente um clichê retrô, mas, na realidade, ele brinca com os clichês, e deixa um jogo de entregar encomendas mais divertido, unindo as milhares de referências (e haja referências: Inspetor Bugiganga, Doctor Who, Bill & Ted, Pantera Cor de Rosa, Uma Cilada para Roger Rabbit, Blues Brothers, Tartarugas Ninja, Snoppy, The Chipmunks, Vila Sésamo, De Volta Para o futuro, Robocop, Máquina Mortífera, Battletoads, Herbie, Rocky, Superman de Christopher Reeve, e muito mais, só no que pude ver nos primeiros 150 metros do jogo).

O mapa é linear, e os controles são simples, mas, dependem muito da atenção do jogador e da rapidez para pensar e agir. Seu objetivo inicial é entregar as fitas VHS nas caixas de correio vermelhas (atirando com o botão espaço), enquanto os direcionais da direita e esquerda te fazem mudar de lado da pista e desviar de obstáculos, e para cima serve para pular. Um jogo simples, que remete aos jogos de NES e Master System (Direcionais, A e B). Infelizmente, a compatibilidade com controle de videogame é quase nula (e precisa ser configurado direito, pois não reconhece controle de Xbox 360, por exemplo), então, você se vê obrigado a usar apenas o teclado, e apenas muda para o mouse quando for usar para comprar itens na loja do jogo com o dinheiro arrecadado durante as partidas.


Os gráficos não tem muito a surpreender, por ser 3D imitando os pixels 8 bits (e como o jogo é da PixelTrip Studios, o nome já é sugestivo ao estilo que eles gostam de criar). O bom é que o jogo não é pesado, sequer chega a meio Gigabyte de tamanho, o que o faz um jogo "friendly" para ser jogado mesmo em computadores menos favorecidos de memória RAM. As cores são bem vivas e claras, deixando um ar de desenhos animados de sábado de manhã com sol entrando pela janela, como as crianças dos anos 80 viveram, o que deixa bem claro o seu caminho.

Sobre a trilha sonora, ela é muito nostálgica em relação aos jogos de MSX e Atari, por serem máximos 8 bits usados no estilo (apesar de alguns sons, e até mesmo as vozes, serem digitalizadas ao estilo dos 16 bits). Empolga, mas, depois de 2 horas jogando sem parar, você sente que poderia ter algo mais.


O jogo tem seu charme pelo retrô visual e sonoro, e até por sua história base que lembra muito filmes dos anos 80, e mesmo sendo uma espécie de Paperboy atualizado, ele não perde a graça tão rápido. Recomendo pausar o jogo a cada 50 minutos de gameplay, caso tente jogar inteiro de uma vez, para não haver riscos de tendinite, devido ao fato de não mudar a posição das mãos, e usar sempre os mesmos botões.


A loja do jogo, inicialmente tem 2 roupas pra comprar e 3 Power Ups, posteriormente aumentando a facilidade para aguentar firme e dosar junto ao grau de dificuldade que aumenta quanto mais você vai progredindo. Ótimo jogo para competir com os amigos pela pontuação.



O legal é que o jogo está bem barato, para um jogo indie: R$8,39 na Steam brasileira! Até a finalização desta matéria, o maior Score registrado online pelo jogo foi de 64,575 pontos, por "Walter Alb".

Para conferir o jogo e poder comprá-lo, na steam: http://store.steampowered.com/app/577700/THE_VIDEOKID/

Até o momento, este é o primeiro jogo da empresa lançado na Steam, mas, mostra que a equipe tem muito potencial para trazer novos jogos, e quem sabe até, novas continuações de The Videokid (em que o personagem principal lembra muito Marty McFly).

Se você curte um runner linear, jogos retrô, ou mesmo a série Paperboy, vai adorar este jogo, que é uma belíssima homenagem da PixelTrip Studios em parceria com a empresa Studio NX.
Videokid 15 sec teaser from studionx on Vimeo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.