São Paulo recebe desafio interativo gratuito sobre dengue
Dengue Experience é um escape room para educar e engajar a população sobre a importância da proteção à doença
Imagem ilustrativa do espaço criada por Elder Galvão
Está acontecendo em São Paulo o primeiro escape room do Brasil dedicado à educação e ao engajamento da população em uma causa: de prevenção à Dengue. Apesar de já conhecida da população, a doença segue apresentando números alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2014 para 2015 o volume de casos triplicou, passou de cerca de 590 mil para 1,6 milhão (quando foi registrada uma das maiores epidemias da doença no Brasil). Em 2016, foram 1,5 milhão de infectados, totalizando em torno de 3,2 milhões de casos no último biênio*.
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O Brasil é um dos mais atingidos pela doença no mundo. Os primeiros relatos de casos de dengue em território brasileiro datam do século XIX. Mas foi na década de 80 do século XX, mais especificamente em 1986, que o Rio de Janeiro e algumas capitais do Nordeste enfrentaram as primeiras epidemias da doença. Em trinta anos, a dengue se espalhou por todo o País e está presente em todas as regiões.
Batizado de Dengue Experience, o projeto faz parte da ação global #barreiracontradengue (Be a Wall), que tem como objetivo educar e engajar populações de países endêmicos sobre a importância de se proteger contra a doença. A campanha mostra que o mosquito Aedes aegypti não é o único vilão quando se trata de dengue, pois é apenas o transmissor da doença, no entanto, cabe a cada um buscar a proteção e evitar que outras pessoas se contaminem, tornando-se, assim, uma barreira contra a dengue.
A ação e a campanha são iniciativas da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi. “Por meio de um jogo desafiante, as pessoas encontrarão no Dengue Experience informações muito importantes sobre a dengue, uma doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo anualmente. Apostamos no entretenimento, para comunicar, educar e engajar”, afirma Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.
Para materializar esse projeto, a companhia recorreu ao 60 Minutos Escape Room, uma das principais casas do segmento no país, para desenvolver um desafio que pudesse passar informações fundamentais para que as pessoas pudessem mudar sua percepção sobre a doença e entendessem a sua gravidade se tornando não apenas cidadãos mais conscientes, mas defensores da causa.
Assim, nasceu o Dengue Experience.
O jogo
“Dr. Eurides é um dos mais importantes pesquisadores do país. Há décadas dedica seus esforços às pesquisas sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti. Seu trabalho é reconhecido como fundamental para uma possível solução da epidemia. Paralelamente às pesquisas, Dr. Eurides acompanha alguns pacientes com dengue em seu consultório, onde conta com a ajuda de sua assistente, Amélie. Nesta semana, Dr. Eurides participa de um congresso sobre dengue fora do país. Você e seus vizinhos notaram o movimento de pessoas estranhas entrando e saindo do consultório em horários fora do usual e avisaram a esposa do Doutor. Ao se aproximar para verificar, ela ouviu Amélie sussurrando ao telefone sobre não encontrar o material da pesquisa, valores altíssimos e uma ideia de fuga para o Uruguai. A pedido da esposa do Dr. Eurides, vocês, que sabem da importância do trabalho dele, bolaram um plano mirabolante: ligaram para o consultório avisando que a casa de Amélie estava em chamas. Ela saiu às pressas para verificar. Agora, vocês têm 60 minutos para entrar no consultório e encontrar a pesquisa antes que Amélie perceba que foi enganada e volte com seus comparsas.”
O desafio foi desenvolvido para ser jogado por grupos de quatro a seis pessoas e, em como em todo escape room, é composto por diversos enigmas que levam à prova final, nesse caso os participantes precisam encontrar a pesquisa sobre a dengue e sair do consultório antes da secretária voltar. Tudo isso em 60 minutos.
A Sanofi Pasteur vai disponibilizar gratuitamente durante quatro meses, a partir do dia 14 de abril (sete sessões diárias). Para a inscrição, o participante deverá acessar a FanPage do Facebook da ação www.fb.com/ barreiracontradengue (#barreiracontradengue) e pegar o código para garantir a sua participação no jogo por meio do site do 60 Minutos. A agenda será liberada quinzenalmente às 11h de cada segunda-feira. Para a primeira semana, estará disponível no dia 12 a partir das 12h.
SERVIÇO
Dengue Experience (escape room)
Local: 60 Minutos Escape Room
Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo
Data: a partir de 14 de abril (sexta-feira) até o dia 14 de agosto
Horário: 9h30 às 21h30
Inscrições: www.fb.com/
Preço: Gratuito
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Sobre a Sanofi
A Sanofi, um líder global em saúde, descobre, desenvolve e oferece soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi tem pontos fortes em soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, medicamentos isentos de prescrição, mercados emergentes, saúde animal e Genzyme. A Sanofi está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova Iorque (NYSE: SNY).
A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece ampla gama de vacinas, que protegem contra 20 doenças infecciosas. O legado da empresa para criar vacinas que protegem a vida, remonta a mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us.
A vacina contra dengue
Indicada de 9 a 45 anos, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur é uma imunização recombinante tetravalente, protege contra os quatro sorotipos existentes da doença (tipos 1, 2, 3 e 4), produzida com vírus vivo atenuado e possui em sua estrutura o vírus vacinal da febre amarela, que lhe garante estabilidade.
Aprovada pela Anvisa no Brasil, em dezembro de 2015, a vacina chega como uma importante ferramenta de saúde pública para contribuir, junto com as estratégias e educação e controle do vetor transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. Vai ajudar na redução dos gastos com internações, uma vez que os estudos demonstraram redução de 81% das internações e de 93% dos casos graves. A eficácia global é de aproximadamente 66%[1] o que significa que em um grupo de 1 milhão de pessoas, 660 mil evitariam contrair a doença, ou a prevenção de dois em cada três casos da doença.
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