Header Ads

Horror Expo 2023 - O Retorno

Após um período de três anos sem rolar presencialmente por conta da pandemia, a maior feira de terror do país, a Horror Expo 2023, veio aí com sua 2ª edição, a qual aconteceu do dia 4 à 5 de Novembro no Pro Magno, em São Paulo.


Esse ano a feira contou com expositores variados voltados ao tema terror. 

De consagrados youtubers e influencers, editoras literárias com sessões de autógrafos com autores, estúdios de modelagem criando efeitos especiais profissionais complexos em tempo real (e mais simples nos visitantes que quisessem experimentar por uma bagatela), a estandes de lojas de DVDs recheadas de raridades e versões alternativas de clássicos. 

Com artistas independentes como artesãos, quadrinistas, e escultores, a Horror Artist Alley também se fez mais uma vez presente, trazendo exposições de réplicas fiéis de personagens e itens diversos de filmes do gênero, colecionáveis, vestuário geek, e até mesmo gastronomia tematizada, como as impressionantes “trufinhas” de meio kg. 

Estúdios oficiais focaram na divulgação de seus novos projetos com estandes com ativações para os visitantes. 

A Universal Pictures e Blumhouse, apostaram em um painel interativo totalmente inspirado no novo longa “Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim”, onde os visitantes podiam mergulhar nos visuais do universo aterrorizador dos animatronics assassinos para fotos e mais.

Já a Diamond Films, tal como, levou para seu painel a experiência das tradicionais cabines de vídeo 360º baseada em seus futuros lançamentos “O Jogo da Invocação” e “A Maldição do Queen Mary”, com direito a cortesias para as estreias. 

A imersão ficou por conta da tradicional Escape Room “Labirinto do Medo”. Estande ambientado, onde os visitantes podiam experimentar um cenário de terror, o qual deviam fugir o mais rápido possível até uma das saídas localizada ao extremo do cenário, mas claro, não antes de levarem vários sustos com jump scares estrategicamente posicionados. 

Como em qualquer evento geek de respeito, os cosplayers desfilavam em meio ao grande público. De personagens do terror clássico, como Jason do Sexta Feira 13, Michael Myers da série Halloween, Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, a figuras de jogos, como o Pyramid Head da série de games Silent Hill, e mais recentes, como Art, o Palhaço Assasino da série de filmes Terrifier.


Destaque para a criativíssima Regan de O Exorcista, que “perambulava” pelos corredores dos estandes em sua cama ambulante, soltando gritos e gargalhadas estarrecedoras.  

Os painéis sobre o terror na cultura pop em diferentes mídias, como cinema, TV, games, literatura, música, e HQ's, os “Horror Talks” trouxeram ilustres convidados nacionais, em destaque ao “Terror nos Quadrinhos e Cinema” apresentado pela irreverente Liz Marins, que é cineasta, atriz, escritora, apresentadora de TV, palestrante, criadora e intérprete da personagem Liz Vamp, e nada mais, nada menos que filha do cineasta Zé do Caixão.

Já o Palco Horror, palco principal do evento, teve a presença internacional do neto de Lorraine e Ed Warren — o renomado casal de caçadores paranormais que inspiraram a bem sucedida série de filmes de terror “Invocação do Mal” — Chris McKinnel e sua inseparável réplica da boneca possuída Annabelle. 

Palestrando sobre o passado de sua famosa família, falou sobre seu envolvimento com o ocultismo e opinião sobre acontecimentos paranormais, participações em exorcismos, os quais classifica como raros e burocráticos, e os mistérios envolvendo os últimos momentos de sua avó.

Miko Hughes foi outro nome de peso a pisar no evento. O ator, roteirista e diretor americano, conhecido mundialmente por estrelar aos 3 anos de idade em O Cemitério Maldito de 1989, e outros papeis famosos como em Um Tira no Jardim de Infância, e O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Kruege, divagou sobre a carreira, carinho do público, e seu “reaparecimento” nas redes sociais com o meme “Você Não Amadurece?” derivado do seriado Três é Demais.


Em interação com o público, McKinnel e Hughes também responderam questões peculiares de convidados e visitantes, e participaram de sessões de Meet & Greet.

O palco principal também contou com atrações musicais, nacionais e internacionais, como o som da banda de horror punk Zumbis do Espaço; Alchemia, a banda de horror metal; Tim Ripper Owens, ex vocalista do Judas Priest; a banda de Dark SynthWave, Verloren; a Electric Funeral, tributo ao Black Sabbath; e finalizando o segundo dia de evento, Torture Squad divulgando seu mais recente álbum Devilish.


No geral, a Horror Expo 2023 cumpriu com todo o prometido e muito mais. É inquestionável que a feira teve seu retorno triunfal após as adversidades da pandemia do covid-19 e uma edição totalmente online ocorrida em 2020, não deixando nada a desejar a ventos de outros nichos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.