Header Ads

[Cinema] Meu Novo Brinquedo (Crítica)

 Em cartaz no Festival Varilux, está em cartaz a comédia francesa "Meu Novo Brinquedo", estrelando Jamel Debbouze, Daniel Auteuil, Simon Faliu, Alice Belaïdi, Anna Cervinka, Aton, Laurent Saint-Gérard, Salim Kissari, Lucia Sanchez, Dorylia Calmel, Redouanne Harjane e Gilles Cohen.


Um Brinquedo Inusitado

Samy vive feliz fora do sistema, nos conjuntos habitacionais, ao lado de seus amigos de infância e de sua esposa Jihane, que espera o primeiro filho. Para atender às necessidades de sua futura família - com muita relutância - ele aceita um emprego como vigia noturno em uma loja de artigos de luxo. Philippe Etienne é o homem mais rico da França. Frio, insensível, desde que sua esposa morreu há um ano, ele se dedicou inteiramente ao seu negócio. Alexandre - seu único filho e herdeiro de toda a fortuna de Etienne - mantém o pai à distância, buscando refúgio no mundo solitário da criança mimada. No aniversário do filho, Philippe abre a seção de brinquedos da loja onde Samy trabalha e diz a Alexandre que pode levar o que quiser. Alexandre escolhe Samy.

Com algumas referências à filmes dos anos 90, e até à cultura Pop atual (tendo menções como Spiderman, Naruto, One Piece e até Zelda de Nintendo Switch), o filme começa com o clima pesado de enterro, e em seguida já nos traz a conturbada vida de Samy, que vive tentando trabalhar fora dos radares do governo, e aguarda o nascimento de seu filho. Ao ser confrontado por sua esposa, ele corre atrás de um emprego de urgência, pois as dívidas não param, e, surge um trabalho como segurança de loja de brinquedos de luxo. Pra seu azar (ou sorte), é aniversário de Alexander, e ele é escolhido como "novo brinquedo", já que seu pai diz que ele pode "levar o que ele quiser da loja".

Uma Típica Comédia Francesa?

O filme já traz uma mistura de "Um Herói de Brinquedo" (Schwarzenegger) com o humor sarcástico de "Le Couperet" ("O Corte"), de forma que seja um filme para família. E ele agrada bem, a partir do momento que engata um ritmo, após uma introdução séria e corrida. O longa traz o lado sentimental para ter contraste com a comédia, e consegue embalar bem o espectador. Não é uma comédia para qualquer tipo de pessoa, realmente agrada mais aos fãs da comédia francesa dos anos 90 e início dos anos 2000, pela forma que é trazido a mistura de diálogos com trocadilhos unidos ao pastelão, que combina bem com o contexto e forma de atuação aqui utilizadas.

A direção não tem medo de se arriscar, colocando um verdadeiro playground como cenários internos da incrível mansão, cheios de jogos de tabuleiro e videogames, além de muita tecnologia simples e direta nas mãos de uma criança de 11 anos.

Veredito Final

O filme traz aquele leve aquecimento na alma de fim de ano que os filmes de natal precisam dar ao público, não é sensacional, mas, é muito bom mesmo assim. Deixa aquele ar de esperança, para que as coisas possam melhorar, mesmo quando estivermos no fundo do poço por algum motivo. Realmente, um bom filme para se ver em família.

Nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a comédia francesa MEU NOVO BRINQUEDO (My New Toy | Le Nouveau Jouet), do cineasta James Huth ("A Felicidade Nunca Vem Só"), já está disponível para compra e aluguel nas principais plataformas digitais (Amazon, Claro TV, Google Play, Vivo Play, Microsoft e iTunes), após ser um dos destaques da programação do Festival Varilux deste ano.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.