[BGS 2024] Jogamos Sonic X Shadow - Generations
Contendo duas campanhas, a curta demo apresentada ao público da BGS 2024 no estande da SEGA se dividia entre o material original remasterizado, e o inédito capítulo intitulado “Shadow Generations”.
Relembrando a experiência de Sonic, a primeira campanha trazia os dois primeiros atos da clássica Green Hill Zone. O primeiro apresentando o habitual estágio de progressão 2.5D em referência aos jogos dos anos 90. O segundo, a sua versão moderna, mantendo seus elementos básicos de cenário, como anéis de energia, monitores, corrimãos e estruturas de loops, porém focando na velocidade e dinamicidade do personagem.
Além do tradicional “Boost de velocidade”, Shadow possui diferentes habilidades chamadas de “Chaos Powers” que não apenas alteram a forma como o personagem se desloca pelo cenário, como por exemplo o “Chaos Snap”, onde ele se teleporta até os inimigos no momento do ataque; mas até mesmo como os cenários se comportam, se utilizando do “Chaos Control” técnica que paralisa o tempo dando ao jogador segundos de vantagens para diversas ações, como ultrapassar obstáculos impossíveis em tempo real ou cometer ataques específicos a badniks.
Com elementos provenientes de games de ação, certos momentos do jogo trazem cenas interativas parecidas aos combos da campanha original, chamadas de “Smashs”, eventos rápidos onde se deve literalmente esmagar o botão de ação na maior velocidade possível para desferir danos a inimigos ou estruturas de estágios.
Diferentemente do cenário de Sonic, Shadow Generations apresenta uma roupagem muito mais dark e caótica visualmente, destoando do restante do game. Tal elemento pode ser percebido até mesmo em sua interface, carregando cores mais escuras e tons contrastantes, não deixando dúvidas sobre a personalidade e clima da aventura do ouriço trevoso.
Graficamente o game se mantém agradável para a geração atual, com uma resolução de imagem maior, entretanto com pouquíssimas atualizações visuais, se assim podemos dizer. Algo aqui e alí para melhorar a experiência de usuário, mas nada gritante que difira de sua primeira versão.
A grande mudança fica por conta dos controles que agora utilizam um esquema de configuração parecido aos vistos em jogos mais recentes, como em Sonic Frontier, por exemplo, deixando de lado padrões utilizados desde Sonic Adventure, quando a franquia adentrou o universo 3D. Questão de hábito.
No geral, Sonic X Shadow: Generations cumpre bem seu papel de reintroduzir ao público um jogo que talvez tenha se perdido entre gerações e caído no esquecimento, principalmente em consoles de mesa.
O capítulo extra, Shadow Generations, pode ser considerado muito mais que uma simples DLC atrasada; se utiliza bem de sua jogabilidade diferenciada para dar um respiro a mais, com enredo próprio, fanservice com diversos estágios e chefes de jogos antigos refeitos no estilo Generations, e extras desbloqueáveis.
Prós:
• Campanha “Shadow Generations”
• Inclusão de legendas em PT-BR
Contras:
• Atualização no esquema de configuração dos controles
• Pouca diferença visual da versão original
Sonic X Shadow: Generations chega em 25 de Outubro de 2024, com versões físicas e digitais para Playstation 5, Playstation 4, e Nintendo Switch; e em formato digital para Xbox Series X/S, Xbox One, Steam, e Epic Games.
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