II Encontro Brazilian DEVOtees e breve história do DEVO!
II Encontro Brazilian DEVOtees
Já está definida a data na qual  ocorrerá a provável maior concentração de mutantes, spuds e devoides por  metro quadrado no Brasil: será em 28/08 a partir das 13h na Chipsburger.  Venha com seu energy dome, traga seu yellow suite, aquele CD raro para  mostrar para os spuds, um souvenir da banda, uma lembrança de um show,  venha contar suas curiosidades com a banda de Ohio - tudo será  permitido... ou, quase tudo!!! 
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Uma DEVOgrafia, por Caio de Mello Martins
Quem é DEVO?
Devo é uma das bandas mais inovadoras, autênticas, inteligentes e  fascinantes a surgirem da new wave e do pós-punk que irrompeu dos dois  lados do Atlântico, no final dos anos 70 (muito embora sua origem seja  traçada cinco anos antes da explosão punk). 
Sua formação clássica (1976-1986) é composta de Mark Mothersbaugh  (vocal, sintetizadores, teclados e guitarra), o "estrategista-chefe"  Jerry Casale (vocal, baixo e sintetizadores), Robert Mothersbaugh, irmão  mais novo de Mark (guitarra, mais conhecido como Bob Mothersbaugh ou  Bob #1), Robert Casale, irmão mais novo de Jerry (guitarra e teclados,  mais conhecido como Bob Casale ou Bob #2) e Alan Myers (bateria).
De sensação cult no final dos anos oitenta até seu status de ícone pop dos anos oitenta, este grupo estadunidense foi um dos primeiros a fundir música com a linguagem audiovisual de seus elaborados videoclipes, muitos dos quais precederam o nascimento da MTV em 1980.
De sensação cult no final dos anos oitenta até seu status de ícone pop dos anos oitenta, este grupo estadunidense foi um dos primeiros a fundir música com a linguagem audiovisual de seus elaborados videoclipes, muitos dos quais precederam o nascimento da MTV em 1980.
Mais: Devo foi uma das primeiras bandas, fora do circuito musical kraut-rock/experimental/ progressivo,  a assimilar a eletrônica como um elemento estrutural de suas canções e  integrá-las a um contexto pop de canções curtas e coesas. 
Ao lado de outros pioneiros como Ultravox, Human League e Gary  Numan, esta banda foi a maior responsável pela predominância do synth  pop do início aos meados da década de 80, familiarizando a sensibilidade  do mainstream com os rígidos tempos e as exóticas texturas da  eletrônica. 
O trauma e o início
Esta banda se formou na pequenina cidade de Akron (Ohio, EUA), em... bem, digamos que ela se formou quando o sonho acabou. Jerry e Mark eram colegas da faculdade de artes da universidade de Ken State. Em pleno crepúsculo dos anos 60, ambos eram hippies e encontravam-se mobilizados ao redor dos piquetes estudantis pelo fim da Guerra do Vietnã. Em 1970, Jerry testemunhou um brutal ato de repressão da Guarda Nacional norte-americana: uma manifestação no campus de Kent State contra a ocupação yankee no Camboja terminou com quatro estudantes mortos - dentre os quais dois amigos de Jerry - e um clima de paranóia, já que a universidade foi fechada e a ela imposta um estado de sítio que durou por dias a fio.
O evento teve um impacto considerável em Jerry. Amargando os  resquícios da ressaca de 68, Jerry e seu colega Bob Lewis formularam a  teoria da De-Evolution (em português, involução), que defendia que a  humanidade, contrariando a noção linear de progresso, estaria  retrocedendo como espécie, e não evoluindo. A concepção estava  impregnada pela leitura do romance de ficção científica The Beggining  Was The End: How Knowledge Can Be Eaten?, de Oscar Kiss Maerth, a qual  defende que a espécie humana derivava de uma classe de grandes primatas  canibais, os quais ingeriam o cérebro de seus semelhantes para  proporcionar-lhes maior poder sexual.
Da mesma forma, Jerry, Lewis e Mark passaram a talhar formas de  poema, música, performance e vídeo que espelhassem sua visão de mundo:  seres humanos marchando como clones sem individualidade em um ambiente  equipado e moldado pela mais sofisticada tecnologia, porém vivido por  homens regulados por uma mentalidade rígida, estreita e conformista. Seu  comportamento autoritário e auto-destrutivo, estimulado pelo consumismo  neurótico-compulsivo e pelos latentes e frustrados fetiches sexuais,  levariam o planeta ao colapso social e à exaustão de seus recursos.
O combo adotou a alcunha de Devo - abreviação de De-Evolution - e  combinou várias formas de expressão para reforçar sua mensagem: a música  produzida pela banda se apoiava em um forte experimentalismo  eletrônico, operado com a ajuda de sintetizadores, alguns montados  artesanalmente com o auxílio de utensílios domésticos e outros gadgets  eletrônicos. A base sustentava melodias ora atonais, de ritmo  descompassado; ora deliberadamente infantis e repetitivas.
Os próprios membros da banda se vestiam uniformemente, com trajes  plásticos de cores hipersaturadas portando o nome Devo; como uma  logomarca, enquanto cambaleavam no palco em rígidas coreografias. Com  freqüência, Mark Mothersbaugh se apresentava como seu alter-ego  Booji-Boy (pronuncia-se Búgui), ao vestir uma máscara de uma criança de  bochechas gordas e vermelhas. Um homem adulto vestido de bebê  representava, de forma mordaz, a infantilidade da sociedade  norte-americana embevecida pelo consumo e o imediatismo.
O começo da jornada
O ano de 1972 marca a primeira apresentação da banda, ainda sob o  nome Sextet Devo, integrando as atrações do festival de artes de Kent  State. A formação, que tomou vida apenas para este evento, incluía Jerry  Casale no baixo, Bob #2 e Bob Lewis nas guitarras, Rod Reisman na  bateria, Mark Mothersbaugh no sintetizador e Fred Webber nos vocais. Nos  anos subseqüentes, Mark, em companhia de Jerry e seus irmãos Bob e Jim  (que operava um kit de bateria eletrônica montado por ele mesmo),  passava o tempo no porão de sua casa, ocupado em compor, gravar e fazer a  banda soar mais involuída o possível - período gestacional que seria  posteriormente documentado nas coletâneas Hardcore Devo (volumes 1 e 2),  lançadas nos anos 90.
Regularmente, o conjunto subia ao palco de alguns bares da redondeza, muitas vezes apresentando-se, antes de tocarem, como uma banda cover de hard-rock. Presentes que esperavam canções de Foghat ou Allman Brothers sentiam-se provocados, a ponto de atirarem garrafas e ameaçarem invadir o palco para agredi-los. Jerry referia-se ao peculiar som que o grupo performava como chinese computer rock 'n' roll: algo que remetia ao blues vanguardeiro de Captain Beefheart, ao arrojado experimentalismo eletrônico do Roxy Music (na fase em que Brian Eno fazia-se presente) e à intertextualidade e performance multimidiática dos excêntricos The Residents - muito embora Mark saliente que a maior inspiração da banda era "o importante som de coisas desabando".
Regularmente, o conjunto subia ao palco de alguns bares da redondeza, muitas vezes apresentando-se, antes de tocarem, como uma banda cover de hard-rock. Presentes que esperavam canções de Foghat ou Allman Brothers sentiam-se provocados, a ponto de atirarem garrafas e ameaçarem invadir o palco para agredi-los. Jerry referia-se ao peculiar som que o grupo performava como chinese computer rock 'n' roll: algo que remetia ao blues vanguardeiro de Captain Beefheart, ao arrojado experimentalismo eletrônico do Roxy Music (na fase em que Brian Eno fazia-se presente) e à intertextualidade e performance multimidiática dos excêntricos The Residents - muito embora Mark saliente que a maior inspiração da banda era "o importante som de coisas desabando".
O primeiro vislumbre da aclamação ocorreu em 1976. O curta-metragem  The Beggining Was The End: The Truth About De-Evolution venceu o  festival de cinema de Ann Arbor e impressionou profundamente dois  ilustres membros da audiência: Iggy Pop e David Bowie. Foi Bowie quem,  atuando como um mecenas, asseguraria futuramente um contrato da banda  com a Warner Bros. e ainda convocaria os serviços do consagrado produtor  Brian Eno para desenvolver com a banda o seu álbum de estréia.
Dois singles foram lançados pelo seu próprio selo independente,  Booji-Boy: em 1976, o EP portando a canção Mongoloid, e, em 1977, outro  compacto portando uma versão desconstruída do maior hit dos Rolling  Stones, Satisfaction, ambos gravados com a presença do baterista Alan  Myers. No ano seguinte, o Devo gravou uma compilação com seis músicas  para a gravadora britânica Be Stiff, intitulada (oportunamente) com o  nome do selo.
Os primeiros álbuns: impacto no mainstream
O album de estréia, Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, foi gravado em uma fazenda nas proximidades da cidade alemã de Cologne e saiu nas lojas em agosto de 1978. O LP foi bem sucedido em sua missão de chamar as atenções do público para a banda, na esteira da apresentação maníaca dos spud-boys no Saturday Night Live - sem contar no frenético e original cover de Satisfaction, acompanhado de um criativo videoclipe, e que rapidamente invadiu pistas de dança na vida noturna britânica.
Os primeiros álbuns: impacto no mainstream
O album de estréia, Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, foi gravado em uma fazenda nas proximidades da cidade alemã de Cologne e saiu nas lojas em agosto de 1978. O LP foi bem sucedido em sua missão de chamar as atenções do público para a banda, na esteira da apresentação maníaca dos spud-boys no Saturday Night Live - sem contar no frenético e original cover de Satisfaction, acompanhado de um criativo videoclipe, e que rapidamente invadiu pistas de dança na vida noturna britânica.
Ao lançar a seqüência de sua estréia, Duty Now For The Future  (1979), Devo já havia cindido as opiniões nos círculos da cultura pop;  enquanto o nome da banda ascendia ao lado de Talking Heads, The B-52's e  Pere Ubu como os expoentes do "novo rock" americano, a revista Rolling  Stone os desdenhava como um bando de "fascistas". O cenário estava  montado para que, no alvorecer dos anos 80, todos os holofotes  estivessem voltados aos garotos de Akron.
O terceiro álbum, Freedom of Choice, foi o trabalho certo na época  certa. Produzido por Robert Margouleff, que no currículo ostentava sua  colaboração com Stevie Wonder, Freedom of Choice galgou as paradas da  Billboard em 1980 até a 22ª posição. No ano de estréia da MTV, três dos  videoclipes concebidos dentre o novo repertório ganharam enorme  exposição na programação da emissora - especialmente aquele criado para o  maior hit da carreira do Devo, Whip It, cujo single vendeu um milhão de  cópias. O vídeo mencionava de forma (não tão) velada práticas de  sado-masoquismo, enquanto a música, tratada com esmero por Margouleff,  trazia uma insistente e digitalizada versão escrachada dos beats das  disco.

De volta ao estúdio, a banda resolveu investir na atenção pública  capitalizada para produzir aquela que seria a obra mais comprometida com  o idealismo de início de carreira. New Traditionalists veio no final de  1981; embora musicalmente muito familiar a seu antecessor, o álbum  decepcionou aqueles que apostavam na vertente humorística e nonsense da  banda e, muito pelo contrário, depararam com a estética provocativa  desse período: Jerry, em entrevista à TV americana transmitida ao vivo,  alegou placidamente que apenas estava se "adaptando ao estado  corporativo feudal em que vivemos", enquanto penteava sua peruca  plástica, referência direta ao penteado lambido do ex-presidente John F.  Kennedy.
Tudo que sobe...
Tudo que sobe...
Sob grande pressão da Warner Bros., que exigia mais sucessos no  calibre de Whip It, Devo deu sua entrada no ano de 1982 com seu quinto  álbum, Oh, No! It's Devo. Embora contasse com um punhado de canções  memoráveis, como Peek-a-Boo e That's Good, este amaldiçoado LP sofreu  alguns abalos que mancharam sua credibilidade: a decisão de incluir um  poema de John Hinckley Jr., preso por tentar assassinar o presidente  americano Ronald Reagan, gerou muita controvérsia. Sua turnê também não  rende boas recordações, já que todo o equipamento de projeção de imagens  3-D, feito para incrementar os shows, foi vítima de falhas técnicas.  Também nesta época, o ex-companheiro Bob Lewis conseguiu vencer a banda  na justiça e processou-os por plágio intelectual. 
Dois anos mais tarde, o álbum Shout, um excerto insípido de tecnopop genérico, foi recebido com indiferença por público e crítica. Reconhecido como o trabalho mais fraco da banda, foi o último álbum a ser lançado pela Warner Bros., que despejou o grupo. Alan Myers, cansado de ser ofuscado pela bateria eletrônica, demitiu-se. Quatro anos se passaram em hiato, até que Devo, ostentando David Kendrick (ex-Gleaming Spires) com as baquetas, assinasse com outra gravadora, a Enigma, e lançasse seus dois últimos trabalhos: Total Devo (1988) e Smooth Noodle Maps (1990).
Jerry e Mark queixavam-se da gestão da Enigma. Segundo eles, a gravadora impôs muitos entraves ao processo criativo, interferindo na direção dos videoclipes e oferecendo um orçamento baixo para as ambições do grupo. Mais ainda, acusavam a Enigma de gerir as estratégias de promoção e divulgação com extrema incompetência, relegando o grupo ao limbo. Estas foram razões capitais para a banda pedir o boné, em 1991.
Há vida após a morte?É importante considerar,  acrescente-se, que Mark Mothersbaugh já se encontrava, desde o final dos  anos 80, envolvido com sua empresa de publicidade e jingles Mutato  Muzika. Juntamente com Bob #1 e Bob #2, compôs trilha sonoras para a  série Pee-Wee's Playhouse, e seguiu na subseqüente década trabalhando em  produções como Os Anjinhos (Rugrats) e Mundo de Beakman, bem como nos  filmes The Excentric Tenembaums e Life Acquactic With Steve Zissou.  Jerry Casale, principal cabeça por trás da direção e concepção dos  videoclips do Devo, deu continuidade à sua atividade como produtor,  fornecendo seus serviços a Foo Fighters, Silverchair, Soundgarden e  Rush.
A vida pós-Devo ainda compreende duas bandas: Mark e os dois Bobs montaram uma banda de surf-rock chamada "The Wipeouters", que era o nome de uma banda que os três formaram enquanto adolescentes, em 1966. O álbum de estréia, P'Twaaang!, foi lançado em 2001. Já Jerry, em 2006, reuniu seus ex-companheiros para formar o grupo de blues "Jerry Jihad and The Evildoers", cujo álbum de estréia, Mine is Not a Holy War, saiu nas lojas no mesmo ano.
DEVO strikes back
Desde 1996, ano em que se apresentaram no festival Lolapalooza, o  conjunto - portando na formação o baterista Josh Freese - reuniu seu  núcleo central de quatro membros e faz excursões esporádicas. Em julho  de 2007, ao serem confirmados no festival Sonár, em Barcelona, a banda  deflagrou sua primeira turnê internacional em mais de quinze anos.
Curiosidades sobre DEVO
 Curiosidades sobre DEVO
DEVO e gospel? 
Durante toda sua trajetória, os cinco devóides possuíam um projeto  paralelo: "Dove, The Band of Love", um anagrama a partir do nome  original, era um grupo de rock gospel-cristão que já abriu vários shows  para o Devo! Subindo ao palco com macacões de cor cáqui e bonés  translúcidos, em alusão à obsessão pela boa forma e por práticas como  jogging, o objetivo era criticar, de forma bem-humorada, a retomada do  fundamentalismo religioso nos Estados Unidos, durante a era Reagan. 
Os energy domes
Os famosos chapéus vermelhos usados durante a promoção de Freedom of Choice são descritos quase sempre como "flowerpots" (vasos de flor). Entretanto, o intuito original era de que o singular adorno fosse uma referência plástica e irônica às majestosas pirâmides astecas. Jerry, talvez exausto com especulações em torno do significado do bendito chapéu, inventou a explicação de que era simplesmente uma abóbada energética, ou "energy dome", cuja função era a de reciclar a energia vital que se dissipa pelo osso occipital. Por isso, os membros do Devo deveriam ser reconhecidos como "conservacionistas". Então tá, né?
Johnny Rotten no DEVO?
Antes do primeiro álbum ser lançado, o diretor da Virgin Records,  Richard Branson, convidou Mark Mothersbaugh e Bob #2 para uma viagem à  Kingston, capital da Jamaica. Motivo? Chapar de maconha e persuadir os  dois a aceitarem Johnny Rotten, que se refugiou em Kingston após romper  os laços com os Sex Pistols, como o novo vocalista do Devo. Como conta  Mark no livro Rip It Up And Start Again, de Simon Reynolds, "Ele disse:  'o Johhny está na sala ao lado. Alguns jornalistas da NME e da Melody  Maker estão aqui. É a hora perfeita para ir à praia, tirar umas fotos e  anunciar que ele se juntou ao Devo. O que vocês acham?'". Mesmo com o  cérebro torcido, Mark deu a resposta eeeeee...xata!
A conturbada relação com Brian Eno 
Brian Eno, como produtor, manteve parcerias duradouras com muitos  artistas, como David Bowie, Talking Heads, Robert Fripp e U2. Com os  Spud Boys, no entanto, a parceria durou apenas um álbum. Ao invés de  retratar uma banda incorporando as marcas registradas de Brian Eno, a  banda entrou em atrito com seu produtor e resistiu à sua influência. Diz  Mark: "Em retrospecto, fomos demasiadamente resistentes às idéias de  Eno. Ele inventou partes de sintetizador e sons bem atmosféricos para  quase todas as faixas, mas nós as usamos apenas em três ou quatro  músicas, como o looping de macacos berrantes em Jocko Homo".
Quer irritar a platéia de seu show? Chame o DEVO!
Em seus primeiros shows, o conjunto se especializou em irritar platéias de fãs descolados de arena-rock/boogie-rock, nos anos 70. Em um show de abertura para o Sun Ra, em 1975, a banda tocou o bordão "Are We Not Men? We Are Devo!", contida no meio de Jocko Homo, por vinte minutos. Um DJ da estação de rádio que promovia o concerto suplicou para que eles parassem de tocar - o que aconteceu apenas quando a banda foi paga para se retirar!
 
Em seus primeiros shows, o conjunto se especializou em irritar platéias de fãs descolados de arena-rock/boogie-rock, nos anos 70. Em um show de abertura para o Sun Ra, em 1975, a banda tocou o bordão "Are We Not Men? We Are Devo!", contida no meio de Jocko Homo, por vinte minutos. Um DJ da estação de rádio que promovia o concerto suplicou para que eles parassem de tocar - o que aconteceu apenas quando a banda foi paga para se retirar!
DEVO e as batatas
A batata é um dos maiores símbolos da De-evolução. Tal conotação é  retirada do significado da gíria "potato head", que nos Estados Unidos  designa pessoa de inteligência limítrofe. Mais uma vez, Jerry contraria  as expectativas ao defender que as batatas são guardiãs da reserva mais  concentrada de energia do planeta.
Jerry faz-tudoComo todos nós bem sabemos,  ninguém vive de vento. Um jovem e durango Jerry, nos primórdios da  banda, tinha que arranjar uns trocados para financiar as gravações e a  produção de Devo. Além dos shows, o baixista obtinha renda vendendo sua  força de trabalho, nem sempre da melhor forma possível: o futuro  estrategista-chefe já trabalhou como projetista de um cinema pornô e  conselheiro em uma clínica para reabilitação de viciados!
O De-Evolutionary OathComo um meio para  simbolizar a cooptação da contracultura pela sociedade de consumo e a  cultura de massa - mecanismos que desvirtuam a diversidade em  caricaturas uni-dimensionais, previsíveis e a-históricas, perpetuando  dessa forma a ordem vigente - o conjunto formulou cinco aforismos que  compõem o De-Evolutionary Oath (em português, o juramento  involucionário):
Lay a million eggs or give birth to one (Ponha um milhão de ovos ou dê luz a um só)
The fittest shall survive yet the unfit may live (O mais adaptado sobreviverá, ainda que o inadaptado deva viver)
Be like your ancestors or be different; it don't matter (Seja como seus ancestrais ou seja diferente; não importa)
Wear gaudy colors or avoid display (Use cores berrantes ou evite exposição)
We must repeat (Devemos repetir)
Lay a million eggs or give birth to one (Ponha um milhão de ovos ou dê luz a um só)
The fittest shall survive yet the unfit may live (O mais adaptado sobreviverá, ainda que o inadaptado deva viver)
Be like your ancestors or be different; it don't matter (Seja como seus ancestrais ou seja diferente; não importa)
Wear gaudy colors or avoid display (Use cores berrantes ou evite exposição)
We must repeat (Devemos repetir)
DEVO e Neil Young 
Devóide, um alerta: se algum fã purista de "classic-rock", daqueles  que fazem peregrinação ao túmulo de John Bonham, praguejar contra Devo,  seu estilo robótico e seu excêntrico hibridismo eletrônico, esteja  devidamente preparado: ponha na roda que ninguém menos do que Neil Young  foi um dos maiores fãs dos spud boys. Ex-membro do quarteto de  country-rock Crosby, Stills, Nash & Young e um dos maiores ícones da  contracultura, o padrinho de Eddie Vedder ficou completamente obcecado  com o Devo.
Quando o grupo ainda ganhava moral com o prêmio de Ann Arbor e as  declarações entusiásticas de Bowie e Eno, Neil Young também foi tragado  pelo fascínio a ponto de convidá-los a participar de seu longa-metragem  Human Highway (1977). Nesse filme a banda aparece dando uma canja com a  canção Worried Man. O Neil Young concedeu carta branca e total autonomia  pro Jerry, que dirige a maioria dos videoclipes, bolar todos os  diálogos da cena que os spud boys estrelam. Nela, interpretam operários  recolhendo o lixo nuclear de uma usina, enquanto cantam Worried Man. 
Discografia CompletaAqui você confere toda a discografia da real de-evolution band numa lista compilada por Marcello Colosimo, incluindo álbuns, singles, DVDs, coletâneas e participações em trilhas sonoras.
Álbuns:
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! (Warner Bros) 1978
Duty Now For The Future (Warner Bros) 1979
Freedom of Choice (Warner Bros) 1980
New Traditionalists (Warner Bros) 1981
Oh, No! It's DEVO! (Warner Bros) 1982
Shout (Warner Bros) 1984
E-Z Listening Disc (Rykodisc) 1987
Total Devo (Enigma) 1988
Now It Can Be Told: Devo At The Palace (Enigma) 1988
Smooth Noodle Maps (Enigma) 1990
 
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! (Warner Bros) 1978
Duty Now For The Future (Warner Bros) 1979
Freedom of Choice (Warner Bros) 1980
New Traditionalists (Warner Bros) 1981
Oh, No! It's DEVO! (Warner Bros) 1982
Shout (Warner Bros) 1984
E-Z Listening Disc (Rykodisc) 1987
Total Devo (Enigma) 1988
Now It Can Be Told: Devo At The Palace (Enigma) 1988
Smooth Noodle Maps (Enigma) 1990
Coletâneas
Greatest Hits (Warner Bros) 1990
Greatest Misses (Warner Bros) 1990
Hardcore Vol. 1 (Warner Bros) 1990
Hardcore Vol. 2 (Warner Bros) 1991
Devo Live: The Mongoloid Years (Rykodisc) 1992
Hot Potatoes: The Best Of Devo (Virgin) 1993
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo / Dev-o Live (Virgin) 1994
Oh, No! It's Devo! / Freedom of Choice (Virgin) 1994
Duty Now For The Future / New Traditionalists (Virgin) 1994
Adventures Of The Smart Patrol (Discovery) 1996
Greatest Hits (BMG) 1998
Devo Live (Rhino) 1999
Pioneer Who Got Scalped: The Anthology (Rhino) 2000
Recombo DNA (Rhino) 2000
The Essentials (Warner Bros) 2002
Whip It & Other Hits (Rhino) 2003
 
Greatest Hits (Warner Bros) 1990
Greatest Misses (Warner Bros) 1990
Hardcore Vol. 1 (Warner Bros) 1990
Hardcore Vol. 2 (Warner Bros) 1991
Devo Live: The Mongoloid Years (Rykodisc) 1992
Hot Potatoes: The Best Of Devo (Virgin) 1993
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo / Dev-o Live (Virgin) 1994
Oh, No! It's Devo! / Freedom of Choice (Virgin) 1994
Duty Now For The Future / New Traditionalists (Virgin) 1994
Adventures Of The Smart Patrol (Discovery) 1996
Greatest Hits (BMG) 1998
Devo Live (Rhino) 1999
Pioneer Who Got Scalped: The Anthology (Rhino) 2000
Recombo DNA (Rhino) 2000
The Essentials (Warner Bros) 2002
Whip It & Other Hits (Rhino) 2003
DVDs
The Complete Truth About De-evolution (Rhino) 2003
Live (Rhino) 2004
Live In The Land Of The Rising Sun 2004
Live 1980 (Target) 2005
 
The Complete Truth About De-evolution (Rhino) 2003
Live (Rhino) 2004
Live In The Land Of The Rising Sun 2004
Live 1980 (Target) 2005
Trilhas Sonoras
Working In A Coal Mine: HEAVY METAL (1981)
It Takes a Worried Man: HUMAN HIGHWAY (1982)
Theme From Doctor Detroit / Luv Luv: DOCTOR DETROIT (1983)
Let's Talk: FRIGHT NIGHT (1985)
Bread and Butter: 9 1/2 WEEKS (1986)
I Wouldn't Do That To You: HAPPY HOUR (1987)
Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini: REVENGE OF THE NERDS 2 (1987)
Satisfaction: CASSINO (1995)
Girl U Want (1995): TANK GIRL (1995)
Head Like a Hole / Supercop: SUPERCOP (1997)
 
Working In A Coal Mine: HEAVY METAL (1981)
It Takes a Worried Man: HUMAN HIGHWAY (1982)
Theme From Doctor Detroit / Luv Luv: DOCTOR DETROIT (1983)
Let's Talk: FRIGHT NIGHT (1985)
Bread and Butter: 9 1/2 WEEKS (1986)
I Wouldn't Do That To You: HAPPY HOUR (1987)
Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini: REVENGE OF THE NERDS 2 (1987)
Satisfaction: CASSINO (1995)
Girl U Want (1995): TANK GIRL (1995)
Head Like a Hole / Supercop: SUPERCOP (1997)
EPs
Be Stiff (stiff) 1978
Dev-o Live (warner) 1981
Be Stiff (stiff) 1978
Dev-o Live (warner) 1981
Conheça mais sobre a banda Devo no site: http://devobrasil.com.br/



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