E aí galerinha! Tudo numa nice? Eu sou o Dan e essa é a minha primeira postagem, toda semana escreverei para a Sessão Assoprando o Cartucho falando sobre qualquer jogo que me der na telha!
Hoje falarei sobre o jogo E.V.O - Search for Eden (46 Okunen no Monogatari no original, que pode ser traduzido como "A Historia de 46 Bilhões de Anos). O jogo foi lançado pela Enix em 1992 para Snes, muitos o classificam como RPG - Aventura.
A história se inicia entre 500 e 450 milhões de anos A.C. quando Gaia (Titã mãe da Terra), começa nos advertindo sobre nossa longa e solitária jornada em um mundo onde apenas os mais fortes e aptos sobreviverão e assim decidirão o destino da vida na Terra.
A existência de vida no planeta pode ser considerada recente, ainda só existe vida na água e por esta razão, você nasce como um peixe e assim inicia sua jornada pela sobrevivência .
A cada inimigo derrotado, ganhe-se pontos de experiência que podem ser usados para evoluir cada parte de seu corpo que influenciam os atributos do personagem como: ataque, defesa, velocidade, força - que são ligadas diretamente com as características e aspectos físicos do ser como nadadeiras, chifres, espinhos, asas, membros, dorsal, mandíbula, couraça e etc. Podemos escolher uma infinidade de possibilidades de desenvolvimento, isso nos permite seguir uma evolução por diversos caminhos diferentes com intuito de se obter o corpo mais conveniente para derrotar predadores, atravessando as eras, superando a extinção e atingir o objetivo final que é chegar ao Éden.
Com o avançar da história e com o passar das eras, seu personagem pode seguir a linha da evolução dos vertebrados (Peixes > Anfíbios > Repteis > Aves > Mamíferos). Mas isso não é necessariamente uma regra, em certas partes do game certas evoluções podem ser puladas ou simplesmente você pode optar por não evoluir.
Ainda não terminei o jogo, mas sei que se você escolher seguir a linha da evolução, em um certo momento da história você irá se tornar um ser humano.
Pra mim muitas vezes parece que o personagem carrega o fardo de decidir quem merece viver ou não, já que em diversos momentos seres lhe propõem alguma aliança ou seres sobreviventes do passado lhe pede clemência , mas você tem que matá-los pois suas escolhas irão influenciar na continuidade da vida na Terra.
O game mescla no enrendo bastante misticismo e darwinismo,- afinal usa-se o conceito de evolução dos vertebrados e mistura com uma questão mais mistica como a Titan Gaia, império mistico dos pássaros
entre outros. Muitas vezes a narrativa, trilha sonora e animação dos sprites me faz lembrar Chrono Trigger.
Achei o jogo interessante, criativo e divertido (fator principal para qualquer game), só acho que ele merecia ter sido mais popular.
Abraços até semana que vem! o/
Post a Comment