[Crítica] Oppheimer é uma bomba (sem spoilers))
Oppheimer, novo filme do Christopher Nolan( Batman: O Cavaleiro das trevas, A Origem), chega com força nos cinemas brasileiros.
Robert Oppheimer, foi um físico teórico americano que ficou conhecido como pai da bomba atômica. Ele também foi diretor do Laboratório Nacional de Los Alamos. Todo mundo já sabe que o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, justamente por essa bomba que atingiu Hiroshima e Nagasaki, duas cidades do Japão que ficaram conhecidas por essa grande catástrofe.
Nolan narra a história de um jeito não linear, ele fica indo e voltando para explicar os acontecimentos, e tem que ficar bem atento aos detalhes. Isso foi bem que eu imaginava, já que a narrativa do diretor sempre é desse jeito. Essa é a marca do Nolan, e claro que ele não mudaria isso. O filme tem uma fotografia impecável, que vale a pena ver numa tela grande, na maior possível.
Claro que não posso deixar de falar das grandes atuações como de Cillian Murphy, que interpreta Robert Oppheimer, e Robert Downey Jr, interpretando Lewis Strauss está irreconhecível, se ninguém tivesse falado nada, não teria percebido. Florence Pugh como Jean Tatlock, Emily Blunt como Kitty Oppheimer, Matt Dammon como Leslie Groves e Jack Quaid como Richard Freinman. Elenco de peso que, alguns deles, eu gostaria que tivessem ganho mais destaque, como Emily Blunt e Florence Pugh, que são duas ótimas atrizes.
Christopher Nolan é conhecido como diretor que não faz filme pra público (quem já viu Tenet, A Origem, Interestellar sabe disso). E claro que Oppheimer não seria diferente, que acredito que o público em geral não irá gostar. Lembrando que não é filme comercial, só está fazendo sucesso por causa da Barbie que estreia no mesmo dia e por causa do nome de uns dos diretores mais aclamados de Hollywood. Mas se você gosta de história, desse tema, admira os trabalhos do Nolan, recomendo.
Na minha opinião única cena que deixou a desejar, foi a parte da explosão da bomba atômica. Ficaram falando tanto que foi feito 100% de efeito prático, que acabei não sentido o impacto como eu esperava. Eu sabia que não iria mostrar a explosão nas duas cidades mais conhecidas do Japão, porque seria uma cena muito pesada e desconfortável. A bomba explode quando eles vão fazer um teste, e só mais pra frente que anuncia que soltaram a bomba em Hiroshima e Nagasaki. Só digo uma coisa: não vá no cinema esperando ver guerra, explosões, senão, irá se decepcionar e muito.
Nota 9,0.
Post a Comment