Fenômeno dos memes explica dinâmica das redes: “O criador de conteúdo trabalha de graça para a plataforma”
Ao lado do Professor e pesquisador, Luis Mauro Sá Martino, criador da página Melted Vídeos (+2M) revelou como os memes se tornaram uma linguagem própria na comunicação digital
![]() |
Reprodução: Gabriel Pereira / FCL |
No novo episódio do “Central 900”, podcast da Faculdade Cásper Líbero, o criador de conteúdo e fundador da Melted Vídeos (+2M), Felipe Misale, e o professor e pesquisador Luis Mauro Sá Martino mergulham no universo dos memes e discutem o seu papel na cultura digital.
O programa, que vai ao ar nesta terça-feira (03/06), debate como os memes vão além do entretenimento e se consolidam como instrumentos de crítica social, pertencimento e até publicidade.
Felipe, à frente de uma das maiores páginas de memes do Brasil, compartilhou os bastidores da criação de conteúdo digital: “O criador de conteúdo trabalha de graça para a plataforma”, afirmou, ao comentar sobre os desafios da monetização nas redes sociais. O influenciador, que é ex-aluno da Cásper Líbero, reforçou a importância de equilibrar humor e publicidade nas redes: “O produto nunca é o principal. Ele tem que vir atrás do humor.”
Já o professor Luis Mauro destacou a relevância dos memes como forma de comunicação que promove identificação: “O meme faz você sentir que pertence.” Segundo o professor, que é autor de diversos livros que abordam o dilema das redes, esse impacto está diretamente ligado à capacidade dos memes de se adaptarem a diferentes contextos e públicos. “Uma característica do meme é que ele é versátil e maleável”, explica.
Durante o episódio, os convidados também falaram sobre o uso de memes como ferramentas de educação, a lógica das tendências virais, que mudam de forma acelerada, além dos impactos emocionais desse ritmo sobre os criadores.
Post a Comment