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Seção Assoprando o Cartucho - DOOM



E aee galerinha? Desculpe o atraso, tive uma semana corrida mas aqui estou eu novamente =D. Na publicação anterior eu falei sobre Wolfenstein 3D, e nada mais justo do que falar hoje sobre seu "sucessor": Doom.

Se IDDQD e IDKFA fazem sentido pra você, significa que já jogou muito Doom e sempre usava os códigos de imortalidade e para conseguir todas as armas e chaves. Doom sem dúvida é o jogo predileto dos tiozinhos das gerações anteriores a Windows 95, me lembro bem de ir na casa do meu tio e ele abrir o prompt de comando do DOS para rodar o Doom e me ensinar os macetes do jogo =3 (até porque nessa época eu tinha medo e só jogava usando código de imortalidade husaaush).

Doom foi lançado em 1993 pela id Software, um jogo de tiro em primeira pessoa bem parecido com o esquema de Wolfenstein, mas já com gráficos e jogabilidade melhorada. Doom além de ser um dos pioneiros do gênero tiro em primeira pessoa também foi responsável em popularizar jogos em redes.




Foi considerado um jogo violento e controverso, seja pela violência gráfica, elementos inseridos no jogo e enredo que acabaram gerando o tipo de polêmica na qual já estamos acostumados, e já chegou a ser um dos títulos de games proibidos no Brasil.  Muito criticado por comunidades cristãs por ser violento, sangrento e conter imagens satânicas.



O protagonista do jogo o "Doom Guy" (o Cara do Doom, assim que ele é chamado já que em nenhum momento citam o nome do cidadão), é um agente UAC que é enviado para auxiliar na missão secreta que consiste em criar um sistema de teleporte entre as duas luas de Marte (Phobos e Deimos). Mas algo deu errado, criaturas vindas do inferno passam a surgir por este sistema de teleporte, todos os homens que estavam lá trabalhando no projeto são massacrados e alguns se tornaram zumbis. E para piorar parece que a lua Deimos "desapareceu", o protagonista é enviado a Phobos junto com um grupo para resolver essa situação, mas apenas o "Doom Guy" sobrevive.


O jogo é dividido em três episódios contendo nove missões cada. Knee - Deep In The Dead (Cadaveres até o joelho), o primeiro episódio, se passa em uma base militar em Phobos (a primeira lua de Marte). Sua missão é chegar até o teleportador que leva para a segunda lua (Deimos, que desapareceu misteriosamente). Ao chegar na 9ª fase (ultima missão do episódio onde se encontra o teleportador), o protagonista deve derrotar dois barões do inferno (Baron of Hell). Nessa ocasião são apelidados de "The Bruser Brothers" ("Irmãos Destruidores"), no qual dizem ser uma referência a Mario e Luigi. Após derrota-los o protagonista entra no teleportador que leva pra Deimos.

Baron of Hell - Chefe do
primeiro episódio
Mapas do primeiro episódio













No segundo episódio, The Shores Of Hell (As Margens do Inferno), o jogador se encontra na segunda Lua de Marte, Deimos, a arquitetura dos cenários desta missão se mostram mais bestiais e demoníacas se comparadas com as vistas em Phobos, mostrando assim o domínio mais amplo dos demônios nesta lua. No ultimo estágio do episódio você da de cara com o chefe Cyberdemon (um demônio gigante com uma perna mecânica e uma bazuca no lugar do braço), após derrota-lo a verdade sobre a lua desaparecida é revelada: Deimos não esta mais na orbita de Marte e sim sobre o próprio inferno.
Cyberdemon o Boss do
segundo episódio
Cacodemon, inimigo que começa
a surgir apartir do 2° ep




Então o protagonista desce de vez ao inferno, então começa o terceiro episódio: Inferno. No ultimo estágio você deve derrotar o Spider Mastermind (uma aranha gigante montada sob um chassi de aço e pernas mecânicas, possui uma aparência de cérebro e armado com uma metralhadora giratória no corpo). Após derrotar o Boss, uma porta secreta se abre, pois "provou  ser forte demais para o inferno conter".

Spider Mastermind o chefão do
jogo


 Depois foi criado um pacote de expansão com o quarto episódio: Thy Flesh Consumed (Vossa Carne Consumida). Este episódio mostra a jornada do herói para escapar do inferno e voltar para a Terra. Neste episódio os nomes dos mapas foram retirados diretamente de passagens bíblicas.
Em 1994 foi criada uma continuação chamada "Doom II - Hell on Earth", nesse jogo o protagonista esta de volta à Terra que também acabou sendo tomada pelos demônios.


Cabeça de Romero no fim de Doom II,
ele é um dos Designer's do game











Lista de Inimigos:

Zumbi (Zombieman): Inimigo humano mais comum do jogo, presente em todos os episódios do game. É um soldado normal com um simples rifle. Possivelmente são soldados rasos que foram mortos e se tornaram zumbis. Seus ataques causam poucos danos.
Sargento (Shotgun Guy): Outro zumbi, só que este é mais resistente e carrega uma Shotgun, provavelmente era um soldado de patente superior, seus tiros a queima roupa podem fazer estrago.
Ímpio (Imp): Ser infernal mais comum do jogo, também presente em todos os episódios. Possui aparência humanoide, pele marrom que imita couro, olhos vermelhos, garras afiadas e espinhos ósseos pelo corpo. A curta distancia ataca com suas garras e a longa distância dispara bolas de fogo.
Demônio rosa: Bem comum no jogo. Ele é mais musculoso, corcunda, braços pequenos e bombados, chifres, pés de aspecto caprino e uma enorme boca cheia de dentes. Ele é rápido e mais residente, porem ele apenas é capaz de morde-lo mano a mano.
Espectro (Spectre): esta criatura é exatamente o demônio rosa, seja de aparência ou atributos, a diferença é que este esta em forma de espectro, ele é parcialmente invisível. Praticamente impossível visualiza-lo em ambiente escuros, ele sempre pega o jogador de surpresa, por isso o ideal é ficar atento aos sons.
Barão do Inferno (Baron of Hell): São os chefes do primeiro episódio, reaparecendo normalmente como inimigos nos episódios posteriores. São antropomórficos com torso, chifres e pés de bode (lembrando muito a aparência do demônio Baphomet). A longa e média distancia disparam energia de ectoplasma e de perto rasgam seus inimigos com suas garras. São muito perigosos e causam muito dano.
Cacodemon: vindo do κακοδαίμων (kakodaimon, que significa "Espírito Feio"), aparece pela primeira vez no segundo episódio. Possui corpo esférico que flutua no ar, escamas vermelhas pelo corpo, chifres ósseos, uma boca enorme cheia de dentes. Se movimenta lentamente, mas mesmo assim ele é perigoso, pois pode ter seguir a qualquer lugar e te atacar de ângulos inesperados cuspindo bolas de matéria incandescente. 
Alma Perdida (Lost Soul): Este demônio possui uma aparência de um crânio com chifres e uma "cabeleira" de fogo infernal. Ele também levita no ar. Seu único meio de atacar é com investidas contra seus oponentes. Pode ser destruído facilmente, para compensar seu fraco poder ofensivo costuma aparecer em grupos.
Cyberdemon: Aparece como chefe do segundo episódio, aparecendo mais raramente em mapas posteriores. Gigantesco, também lembra a figura de Baphomet (figura antropomórfica misturado com bode), possui um buraco no estomago, perna direita biônica e um canhão lançador de misseis no lugar do braço esquerdo. Seu ataque consiste em disparar três misseis consecutivo e depois se movimenta um pouco antes de inicia um novo ataque. Seu poder destrutivo é brutal, um único disparo dele que aceitar é cheio é fatal, por mais blindado que você esteja.
Aranha Rainha (Spider Mastermind): O cérebro maligno por trás da invasão, é o chefão final do terceiro episodio e do pacote de expansão. Ele é um enorme cérebro com um rosto demoníaco, montado sobre um chassi de aço, pernas robóticas estilo aracnídeo e uma enorme metralhadora giratória montada sob seu queixo. Seu ataque é continuo, após avistar seu alvo passa a disparar sem parar até que ele morra.


A trilha sonora foi feitas por Bobby Prince, que já trabalhara em Wolfenstein 3D. John Romero (designer) emprestou alguns discos de heavy metal, grunge e rock'n roll para servir de influência. Assim algumas músicas de vários cenários são versões de musicas de bandas como Metallica, Judas Priest, Pantera, AC/DC, Slayer. Em Doom 2, uma das musicas foi batizada como "Smells Like Burning Corpse" (fede como corpos queimados), em homenagem a Smells Like Teen Spirit de Nirvana.



Doom realmente marcou um gênero de jogos, tanto que depois dele surgiram diversos "clones". Também foi um dos responsáveis pelo surgimento de "fãs mappers" que criam cenários novos para os jogos utilizando-se de engines.
Doom é interessante pela quantidade frenéticas de inimigos que podem surgir, um pode acabar atingindo o outro e assim começam a lutar entre si (o mais legal é quando acontecesse isso envolvendo as criaturas mais metelonas do jogo como uma batalha épica entre Cyberdemon e Spider Mastermind). E como já havia dito no post de Wolfenstein 3D, Doom também traz aquela coisa bruta e bem brucutu, coisa que acho bacana que se perdeu nos meados dos anos 90.
Então é isso, espero que tenham gostado, abraços a todos e ate semana que vem!





Edições anteriores de Assoprando o Cartucho: 

Wolfenstein 3D - MS-DOS
Wonder Project J - Snes
Super Tokusatsu Taisen 2001 - PSX
Clock Tower - Snes
E.V.O - Snes

6 comentários

Yuusuke disse...

dan cade materia do zyuranger e solbrain para nes

Yuusuke disse...

dan seu pop cade materia de zyuranger e solbrain para nes

Yuusuke disse...

cade solbrain e zyuranger para nes

Yatta disse...

Postagem muito boa, Dan... mas, e ae, garoto POP, cadê Zyuranger e Solbrain de NES? UHAHUAHUAHUA

Dan Higa disse...

Calma aê!! so da pra falar de um jogo por semana! uhashuashuas

Arthur disse...

Acho que a galera que vai ler isso aqui deve se interessar por esse jogo http://www.locomalito.com/8bit_killer.php é mó legal e de gratis recomendo. Post daora Dan

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