Header Ads

resenha: banda Helio Lima Arguments



Bom, voltando, após um tempo, com novas resenhas musicais, começo com HL Arguments (Helio Lima, da banda Flat'n Sharp). Seu estilo é o rock alternativo, com vários sons próprios.

Algo bem curioso a ser destacado, quando via  banda agora, no dia 27/4/2012, na FNAC da Av. Paulista, foi o fato de terem tocado as músicas "Tomorrow" e "I Am Free", músicas do disco "Change A Plan", da banda Flat'n Sharp, da qual Helio Lima é integrante.

A "Helio Lima Arguments" é uma banda de rock alternativo/indie liderada pelo cantor e compositor Helio Lima, também vocalista do Flat'n Sharp. Em julho de 2011, lançou os singles "Hopes and Dreams" e "Só não me Faça dizer Não", primeiras canções apresentadas do álbum "Helio Lima Arguments".
Em Agosto de 2011, mais um single é lançado, "His Face Fell" que traz a diversidade musical apresentada em todo o trabalho que vai desde o folk/rock até o soft/eletronic. A gravação das oito canções que compõem o disco dá-se em outubro de 2o11, já com lançamento marcado em uma das mais renomadas livrarias de São Paulo. Amanda Labruna, Fernando Silvestre e Marcos Cesar, acompanhavam o vocalista nas apresentações ao vivo que ainda contam com participações de outros músicos convidados para os diversos instrumentos explorados nos shows. Atualmente, no baixo e na guitarra solo, respectivamente, estão os músicos Ale Landre e Leandro Pedroso.

Hoje, vou resenhar o primeiro disco do projeto de Helio Lima, o "HL Arguments", na qual são todas composições solo do artista.

Em ordem, comentarei um pouco sobre cada música deste novo disco:


1- Classic Slow
2- Hopes and Dreams
3- Like a Crazy Magic
4- Só Não Me Faça dizer Não
5- Standing Firm
6- His Face Fell
7- New Direction
8- Keepsake

1- Classic Slow

A música começa com ar de "acabaram os anos 80, estamos indo além dos anos 90". Um sintetizadorem tom de órgão, e uma guitarra com solos lentos, enquantoa  voz começa com as primeiras palavras de interlúdio. Você pode acabar sentindo como se fosse ver uma luz bem clara e forte de uma viagem no tempo. Uma introdução bem interessante e curta. Já mostra que tem algo diferente vindo por aí.

2- Hopes and Dreams

A música começa com ar de mistério, e passa a ter um som semi-acústico da guitarra sem distorção, a voz de Helio Lima lembra um pouco o começo da carreira de Axl Rose no Guns'n Roses em músicas como "Patience", enquanto o instrumental fica mais puxado para o lado "Urge Overkill - Girl You'll Be a Woman Soon" (música tocada na trilha sonora de "Pulp Fiction - Tempos de Violência", de Quentin Tarantino). Uma ótima música para momentos de calor, deitado em uma rede, próximo á um churrasco, usando chapéu de cowboy. O som da música é bem suave, ao mesmo tempo que eletriza e arrepia a espinha em certos momentos.



O clipe, acima á mostra, foi feito com iamgens de arquivo da banda, sempre que tocavam esta música, e em alguns momentso de ensaio, ou mesmo nos bastidores (como dá para se notar ao final do clipe, nos bastidores da FNAC). Edição bem simples e direta, porém, logo no começo do clipe, faz perdermos a concentração, devido ao jeito que foi filmado. Ainda assim, interessante!

3- Like a Crazy Magic

Já com sintetizador, e bateria batendo como um metrônomo de início, "Like a Crazy Magic" traz uma brisa, até o momento de entrar a guitarra base. Base simples de guitarra, com overdrive leve. Já começa a ter um pouco mais ar "selvagem" em alguns poucos gritos pré-refrão. Já mais oitentista o som, relembrando um pouco os sintetizadores de STYX e Rick Wakeman, bem de leve, em partes mais paradas da música, e com refrão mais agitado. Basicamente, pode se dizer que é um som que homenageia de modo simples o som do rock anos 80 com um pouco de eletrônico, bem de leve, e com um solo marcante, e com velocidade mudando ao chegar no final da música, que na versão ao vivo empolga mais que na gravação, por ao vivo terem a liberdade de se extenderem.

4- Só Não Me Faça dizer Não

Distorção bem suja com base levemente fraca, letra em português, dueto bem sincronizado de vozes, e riffs limpos de guitarra bem interessantes. Bem no estilo próximo á bandas como "Emmanuelle'n Roll". Ar de final de filme de ação e aventura adolescente dos anos 80 mais puxado ao drama (estilo "Clube dos Cinco" [Breakfast Club]). Interessante como parte da música nos remete aos Titãs e Paralamas no início de carreira, misturado á bandas norte-americanas dos anos 90 de Pop Rock.

5- Standing Firm

Aqui, um som inicial que parece vir de filmes de velho oeste, no meio do deserto.Voz soando como se estivesse em uma sala sem móveis, com certo eco. De repente, ouve-se as vozes fazendo ritmo, como se fosse eletrônico, e volta-se a voz como se estivsse em lamentações de filmes de suspense, em sonhos. Bem interessante para quem quer viajar nos pensamentos. Você pode notar que o uso dos sintetizadores foi um pouco maior nesta música, quase que projetando o eco de um "submundo", quase que como se fosse em uma caverna misteriosa. Intrigante nos momentos de solo, enquanto o resto da música dá uma certa sumida, em meio á um tom único sintilando grave, durante o solo da guitarra. Boa música, viciante e viajante.
6- His Face Fell

Nesta música, começam com palmas e um teclado, guitarra mais "angelical", e vocalização bem harmonizada. A música não muda muito do começo ao fim, mas, é bem calmante, dá sensação de algo mais underground no ritmo.

7- New Direction

Sem dúvidas, uma ótima música, com base simples e bem formulada, boa para momentos em que você está saindo da depressão ou de problemas, e está á procura de novas direções, viajando, procurando algo diferente, eprecisando refletir sobe presente, passado e futuro. Com certeza, uma música que eu ouviria na estrada para Ubatuba, num carro conversível vermelho com um braço apoiado na porta e outro no volante, e camisa regata, de óculos escuros.



A música é bem reveladora, mas, o clipe é "meio a meio", devido a serem  todas iamgens editadas de um filme antigo de Frank Capra ("Its a Wonderful Life"). Mas, uma boa montagem, que conseguiu combinar com a música em 80% do tempo, como se fossem lembranças e reflexões para pensar em passado e futuro, como se estivesse em momento nostalgia.

8- Keepsake

Como não poderia deixar de ser, uma música que começa bem calma, com ar de "redenção e calmaria". Título em inglês, mas, cantada em português. Música para uma imagem de quem acabou de acordar em um lugar bem claro, todo branco, com lennçõis brancos e nuvens em volta.Serviria perfeitamente para uma cena de "morri e cheguei no céu" ou mesmo pra uma cena como a de Keanu Reeves entrando pela janela com prsentes de Natal em "Doce Novembro", ou em momentso de boas lembranças, como a música "Vanilla Sky" de Paul Mccartney pode reproduzir. em certo momento, um violão começa a ser dedilhado, assovios são ouvidos de longe. Termina com um ar de "final de filme de romance".

Nota: 8,5
Banda Recomendada!

E é assim que eu termino esta resenha do disco da banda "Helio Lima Arguments" hoje! Em breve, resenha do disco "Change a Plan" da banda "Flat'n Sharp".


YATTA!


bye-Q!

2 comentários

Dan Higa disse...

ótima resenha. Yatta sempre acompanhando o cenário independente! =D

Yatta disse...

Eu gosto de mostrar, não apenas o lado técnico, mas, o lado do "feeling", e é por isso que meu método é diferente de se fazer uma resenha! ^^

É isso ae... Preparem-se para ver algo novo em breve!

Tecnologia do Blogger.