As (simples mas legais) Aventuras do Superman
(publicado originalmente em Reg Thorpe - Fornit Some Fornus)
Já faz mais de quatro anos que deixei de acompanhar quadrinhos de heróis. Exceto por uma ou outra edição especial, as revistas de linha perderam completamente a graça. O problema é que o Universo DC se tornou uma coisa tão grande que as coisas passaram dos limites. Explico: quando comecei a me interessar por HQ's de heróis, em meados dos anos noventa, as histórias "individuais" eram mais simples. Superman protegia Metrópolis, Batman combatia os criminosos de Gotham, etc, etc, etc. Somente nos crossovers que envolviam vários heróis ou histórias com a Liga da Justiça é que as histórias iam para um lado mais da ficção científica e/ou viagens no tempo e espaço.
Contudo, nos últimos anos, mesmo esses microuniversos dentro do Universo DC ficaram grandiosos demais. No final da horrível saga Mundos em Guerra, por exemplo, o Superman viajou até o fim do Universo. Se tornou poderoso demais. Isso fora as novas e terríveis histórias envolvendo universos paralelos e "multiversos" que levaram toda a cronologia DC de volta à bagunça que era antes de Crise Nas Infinitas Terras.
Entretanto, há alguns dias "esbarrei" com essa edição, As Aventuras do Superman, publicada pela Abril. Como é baseada no desenho da TV, as histórias mostradas ali são completamente descompromissadas com a cronologia original do Universo DC, o que possibilita a criação de histórias mais simples. O que quero dizer é que, diferente das histórias publicadas nas revistas de linha, que obrigam o leitor a comprar dezenas de títulos por mês se não quiser perder nada, esse tipo de publicação serve também para leitores ocasionais, como o que eu me tornei.
E não se enganem achando que, por ser baseado no desenho da TV, as histórias publicadas em As Aventuras do Superman - no primeiro número, pelo menos - sejam infantis. De fato elas são, como eu disse antes, mais simples e mais leves, o que as torna facilmente assimiláveis.
Na primeira edição foram publicadas cinco histórias, todas escritas pelo renomado roteirista Mark Millar.
Em (Quase) Os Melhores do Mundo, Superman vai a Gotham e se une a Batgirl para resolver o caso do sequestro do playboy milionário Bruce Wayne pelo criminoso Chapeleiro Louco. Na história O Homem do Amanhã... Ontem, o duende da quinta dimensão Sr. Mxyzptlk (inimigo clássico do Superman) viaja até o passado do herói para tentar alterar o presente. A rivalidade entre Superman e Lex Luthor é mostrada em Quanto ódio pode um homem carregar?, história que tem um epílogo interessante, que se passa na infância do arquiinimigo do Homem de Aço. Jimmy Olsen Versus Darkseid parece uma história típica dos anos sessenta e A Noiva de Bizarro traz referências ao clássico A Noiva de Frankenstein, além da aparição de um personagem que andava meio sumido: Lobo.
Resumindo tudo, As Novas Aventuras do Superman é uma boa pedida para quem quer ler alguma coisa do gênero sem ter a obrigação de mergulhar de cabeça no universo dos super-heróis.
Post a Comment