Fábulas
(publicado originalmente em Reg Thorpe - Fornit Some Fornus)
Minha HQ favorita de todos os tempos é Sandman. Tenho a coleção quase completa (as raríssimas edições da Conrad). Um dos segredos dessa série é que o autor Neil Gaiman soube parar na hora certa, depois de 75 edições que chegaram a superar as vendas de pesos-pesados da editora, como Batman e Superman. Afirmou, em determinada ocasião: "Uma boa história tem começo, meio e fim. E Sandman é uma boa história."
Sete anos após o fim de Sandman (exceto por uma ou outra edição especial), a DC/Vertigo lançou no mercado americano a série Fábulas (Fables, no original), de Bill Willingham (juro que não conheço nenhum outro trabalho desse cara).
Em Fábulas, muitas criaturas dos contos-de-fadas foram expulsas de suas terras por um inimigo conhecido apenas como "O Adversário". Sem outra alternativa, os seres das histórias (nem sempre) infantis foram obrigados a buscar refúgio no mundo "real", mais precisamente na cidade de Nova York. Criaram uma região conhecida apenas como Cidade das Fábulas e vivem secretamente entre os mundanos (nós). As criaturas que não conseguem manter um aspecto humano, são obrigadas a viver em um lugar no campo chamado de A Fazenda (não, não é a da Rede Record, aquele lixo!).
É interessante ver os personagens de fábulas conhecidas "vivendo" no mundo de hoje. Branca-de-Neve se tornou uma espécie de vice-prefeita da Cidade das Fábulas. O Lobo Mau (o mesmo de Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, entre outras histórias) se regenerou e agora trabalha como o xerife da cidade. João (aquele do pé-de-feijão), se tornou um trambiqueiro.
Outro aspecto curioso da série é essa integração entra as várias histórias. Por exemplo, o Príncipe Encantado é o mesmo das histórias de Branca-de-Neve, Cinderella e A Bela Adormecida. Sempre infiel no(s) casamento(s), chegou a trair Branca-de-Neve com a irmã dela, Rosa Vermelha.
O primeiro arco de histórias conta sobre o desaparecimento misterioso de Rosa Vermelha. Basicamente serve apenas para apresentar os personagens e os primeiros elementos importantes da trama. Fábulas é considerada por muitos como a série sucessora de Sandman. Só espero que, assim como o a saga do Mestre dos Sonhos, essa série também termine no momento certo, não sendo refém apenas do número de vendas.
Conheci Fábulas há pouco tempo, na época em que a Pixel Media publicou a Vertigo aqui no Brasil, em 2007 e 2008. Mas como as séries realmente legais (como Sandman, Preacher e 100 Balas, por exemplo) são publicadas por aqui em uma verdadeira ZONA (no pior sentido da palavra), Fábulas já passou pelas mãos da Devir, Pixel Media e agora finalmente da Panini. Está bem difícil encontrar os volumes 2 e 3 da época da Devir. Espero que a Panini republique, senão lascou!
Post a Comment